Speak EV - Electric Car Forums banner

Cabo EV necessário

3.6K views 14 replies 11 participants last post by  Sid4568  
#1 ·
Olá

Com algumas obras a serem feitas, pensei que seria o momento ideal para adicionar um cabo de carregamento EV (ainda sem utilidade até comprarmos um carro, mas isso nos impediu de comprar um carro).

Estamos a considerar um comprimento de cerca de 35 m - então eu ia colocar um cabo Ethernet blindado e um CABO BLINDADO PRETO DE 3 CONDUTORES 6MM² debaixo do chão, precisa de estar num tubo?

Obrigado desde já!

#4 ·
Seria benéfico obter esses cabos com Ethernet embutido? A maioria dos pontos de carregamento de veículos elétricos hoje em dia precisa de sinais adicionais para os grampos CT.

#5 ·
A queda de tensão será de cerca de 8V para 6mm² em 35m. Isso representa uma perda de mais de 250W no cabo ao carregar a 32A. A queda percentual é de apenas um pouco mais de 3,5%, por isso está dentro do limite de 5%, mas eu tenderia a aumentar o cabo para 10mm², apenas para reduzir a energia desperdiçada. A cada 4 horas de carregamento, você vai desperdiçar 1 kWh ou mais, aumentando seus custos de carregamento.

#6 ·
Caramba! Fiz a minha corrida de 20m usando 6mm² pensando que a queda era provavelmente insignificante. Acabei de fazer o cálculo e, se o fiz corretamente, a minha queda de tensão é de cerca de 5V (o que equivale a cerca de 160W), por isso não é muito mau, mas mais por sorte do que por bom senso no meu caso! O meu eletricista não fez esse cálculo, tenho a certeza disso. Eu certamente não.

#7 ·
Caramba! Fiz a minha corrida de 20m usando 6mm² pensando que a queda era provavelmente insignificante. Acabei de fazer o cálculo e, se o fiz corretamente, a minha queda de tensão é de cerca de 5V (equivale a cerca de 160W), por isso não é muito mau, mas mais por sorte do que por julgamento no meu caso! O meu eletricista não fez esse cálculo, tenho a certeza disso. Eu certamente não.
É um bom ponto, pois qualquer pessoa que projete uma instalação é obrigada a fazer um cálculo de queda de tensão, está nos regulamentos. Os limites são bastante altos, no entanto, pois assume-se que as cargas de alta corrente normalmente não estarão ligadas por horas a fio. Um circuito de alimentação pode ter uma queda de tensão de até 5%, um circuito de iluminação (ou um circuito combinado de alimentação e iluminação) pode ter uma queda de tensão de 3%.

Estes limites não contabilizam a energia desperdiçada, no entanto. Uma queda de tensão de 5% pode estar dentro dos regulamentos para um ponto de carregamento, mas é uma perda de energia de quase 370W ao carregar a 32A. Para um carregamento noturno de 8 horas, isso vai desperdiçar quase 3kWh, o suficiente para percorrer cerca de 12 milhas. Ao longo da vida útil de um VE, isso vai somar-se a uma quantidade considerável de energia desperdiçada e aumentar um pouco os custos de funcionamento. Não demora muito a recuperar o custo mais elevado de um cabo mais espesso.

#8 ·
Olá

Tenho algumas obras a serem feitas, então pensei que seria o momento ideal para adicionar um cabo de carregamento EV (ainda não faz sentido até comprarmos um carro, mas isso nos impediu de comprar um carro).

Estamos procurando um comprimento de cerca de 35m - então eu ia colocar um cabo ethernet blindado e um CABO BLINDADO PRETO DE 3 FIOS DE 6MM² sob o solo, ele precisa estar em um tubo?

Obrigado antecipadamente!
6 mm² blindado e cabo ethernet blindado, é perfeito e pode ser enterrado diretamente. 35m é o limite para 6mm², então você pode querer colocar 10mm² em vez disso.

Você pode obter um cabo "EV Ultra" que contém tanto os núcleos de energia quanto os pares trançados para dados. No entanto, embora seja mais organizado, custa mais do que os dois cabos que você mencionou.

#10 · (Edited)
Eu fiz isso para quem está se perguntando sobre perda de energia. Ele é direcionado para EVSE para carro, mas você pode usá-lo para DB para EVSE. 7kw = 3x6mm^2. 3kw = 3x2.5mm^2. 22kw = 5x6mm^2. 11kw = 5x2.5mm^2
Cabos de 6mm^2 funcionam a 32A
Cabos de 2,5mm^2 funcionam a 16A
View attachment 177425
Os números parecem ligeiramente baixos para mim para um cabo SWA de 6 mm² alimentando um ponto de carregamento. Existe uma calculadora de queda de tensão SWA aqui: https://swacable.net/swa-cable-calculator-2/

De acordo com isso, uma corrida de 35m de SWA de 6mm² terá uma queda de tensão de 8,85V a 32A. Isso dá uma perda de potência do cabo de 283,2W. Olhando para o seu gráfico, acho que pode ser para cabo flexível de 6mm² multifio, que tem uma resistência por metro ligeiramente menor do que SWA.

Editado para adicionar:

Olhando para os dados da BATT Cables (anexados), eles fornecem a resistência do condutor como sendo 3,08 ohms/km, então a resistência do loop para 35m seria 0,2156 ohms, dando uma perda de potência de 220,7W a 32A, que é diferente da calculadora de cabos SWA. Não tenho certeza do porquê de haver diferenças como essa, para ser sincero.

Attachments

#12 ·
SWA é adequado para enterramento direto em termos de regulamentos. Definitivamente uma boa ideia colocá-lo dentro de um duto se houver necessidade de substituí-lo em uma data futura, mas somente se o duto for bastante reto. Puxar SWA através de curvas em dutos subterrâneos é um PITA.

#13 ·
SWA é bom para enterramento direto em termos de regulamentos. Definitivamente uma boa ideia colocá-lo dentro de um duto se houver necessidade de substituí-lo em uma data futura, mas somente se o duto for bastante reto. Puxar SWA através de curvas em dutos subterrâneos é um PITA.
Puxar cabo não blindado através de um duto reto também é difícil! Estou acostumado com cabos de telecomunicações de fibra, com um diâmetro externo de 6 mm. Eu puxo isso por até 100m de duto sem muitos problemas. Mas conseguir um cabo UltraEV de 6mm2, diâmetro externo de cerca de 25mm, e muito menos flexível, através de 7m de duto reto foi muito mais difícil! Precisamos de dois de nós, um empurrando o outro puxando para fazê-lo passar. Ainda mais fácil do que cavar.

#14 · (Edited)
Eu pularia o duto e apenas enterraria a coisa, vai ser um trabalho infernal puxar o cabo, e o contato direto com a terra afogará qualquer calor.
Em termos de carregador, pegue um com Wi-Fi ou, melhor ainda, com conexão LTE.... Cabos Ethernet são lixo hoje em dia, e é uma dor protegê-los no subsolo, especialmente se você for pelo caminho do duto, pois descobri que eles retêm água.