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Cabo da vovó.... única maneira de carregar

4.5K views 61 replies 23 participants last post by  Brian G  
#1 · (Edited)
Acho que a minha mãe se rendeu a um carro elétrico, um Volvo EX30.

Ela só vai carregar em casa, pois não viaja muito longe e percorre apenas 8.000 a 9.600 milhas por ano.
A sua garagem fica a uma boa distância da casa e do quadro elétrico principal. A garagem tem uma tomada, mas não consegue 7kW.

O EX30 pode ser carregado todas as noites num "carregador de avó" a partir de uma tomada de 3 pinos?
 
#13 ·
Pipoca à mão :)
Um certo número de cartazes "usamos o carregamento da vovó diariamente sem problemas" desapareceu ou começou a ficar quieto desde o incêndio?

Talvez seja só eu notando coisas que não são.

Gaz
 
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#3 ·
Eu acho que a minha mãe aderiu a um carro elétrico, um Volvo XC30.

Ela só vai carregar em casa, pois não viaja muito longe e cobre apenas 5-6.000 milhas por ano.
A garagem dela fica a uma boa distância da casa e do quadro principal. A garagem tem um fornecimento, mas não vai gerir 7kW.

O XC30 pode ser carregado todas as noites num "carregador de avó" a partir de uma tomada de 3 pinos?
A resposta curta é sim.

Mas existem ressalvas, e não é recomendado por algumas razões. Existe um risco bem relatado, mas raro, do que é chamado de falha PEN. Bastante raro, mas pode ser perigoso. Procure por falha PEN na caixa "Pesquisar comunidade" acima. Facilmente resolvido convertendo o fornecimento da garagem para ser aterrado usando um pico de terra. (Se ainda não estiver) E uma alteração no disjuntor que fornece energia para essa tomada irá superar outro risco. Um eletricista local irá realizá-los de forma bastante barata.

Ou ela poderia simplesmente usar a tomada de 3 pinos de 13 ampères existente para conectar um carregador de avó, sem ajuste - assim como muitos milhares já fazem sem qualquer preocupação ou problema.
 
#5 · (Edited)
A resposta curta é sim.

Mas existem ressalvas, e não é recomendado por algumas razões. Existe um risco bem relatado, mas raro, do que é chamado de falha PEN. Bastante raro, mas pode ser perigoso. Pesquise por falha PEN na caixa "Pesquisar comunidade" acima. Facilmente resolvido convertendo o fornecimento da garagem para ser aterrado usando um pino de aterramento. (Se ainda não estiver) E uma alteração no disjuntor que fornece energia para essa tomada superará outro risco. Um eletricista local fará isso de forma relativamente barata.

Ou ela poderia simplesmente usar a tomada de 3 pinos de 13 ampères existente para conectar um carregador granny, sem ajuste - assim como muitos milhares já fazem sem qualquer preocupação ou problema.
Muito obrigado.
Eu acho que a garagem está aterrada com uma haste, preciso verificar.
É uma garagem grande com sua própria placa principal, acho que 2 ou 3 disjuntores, com várias tomadas duplas dentro da garagem
13A 3 pinos é preferível, pois é mais fácil para ela conectar todas as noites (ela estará no Octopus Go).
Além disso, eu realmente não quero uma wall box, é outra coisa que precisa de um aplicativo e mais problemas potenciais. Estou tentando simplificar isso o máximo possível para ela.
 
#4 ·
Eu acho que a minha mãe se decidiu por um carro elétrico, um Volvo EX30.

Ela só vai carregar em casa, pois não viaja muito longe e cobre apenas 5.000-6.000 milhas por ano.
A sua garagem fica a uma boa distância da casa e do quadro elétrico principal. A garagem tem uma fonte de alimentação, mas não consegue gerir 7kW.

Pode o EX30 ser carregado todas as noites num "carregador de avó" a partir de uma tomada de 3 pinos?
Sim, mas só porque pode, deve?

O meu primeiro ponto de contacto ao considerar isto é perguntar à minha seguradora da casa, tenho a certeza de que sei qual seria a resposta.
 
#6 ·
Para carregamento AC em uma tomada de 3 pinos, o Volvo (os Skodas também têm, então presumo que seja um recurso comum) tem uma configuração no carro para restringir o carregamento AC a 2kw ou cerca de 9 (ish) amperes. Em vez de permitir que o carro puxe o máximo que pudesse. Pelo que outros me disseram aqui, é o carro que controla a carga, não o cabo. Alguns cabos afirmam fornecer até 2,4kw, o que pode estar além de 11 amperes. Uma tomada padrão de 13 amperes não deve ser usada continuamente a 13 amperes.

Usando a capacidade de 2kw, uma tarifa noturna de cinco horas pode adicionar cerca de 30 milhas de alcance. Isso será suficiente?

Uma wallbox de 7kw pode adicionar cerca de 21 milhas em uma hora.

Manual do Volvo para a configuração, se você estiver satisfeito com todas as outras ressalvas que as pessoas citarão no fórum.

 
#7 ·
Do que outros me disseram aqui, é o carro que controla a carga, não o cabo.
Não, é o ponto de carregamento/EVSE que define a corrente máxima que pode ser extraída, não o carregador do carro. O carregador tem que ficar sempre igual ou abaixo da corrente máxima que é anunciada pelo ponto de carregamento. No caso dos pontos de carregamento portáteis seguros do Reino Unido (também conhecidos como cabos de avó), esta corrente máxima anunciada será de 10A, a corrente contínua máxima segura para uma ficha de 13A do Reino Unido (os 13A são a corrente máxima de curta duração). O carregador do carro pode funcionar com uma corrente inferior à máxima, mas nunca pode exceder a corrente máxima que está a ser anunciada.
 
#16 ·
Ele conseguiria 3kW? Acho que também existem carregadores de 3kW, talvez um pouco mais baratos, ? alguém que sabe um pouco mais pode explicar....
Sim, 16A (ou 3,6kW) é um padrão comum para pontos de carregamento onde a fiação da casa tem capacidade limitada. Meu Chargemaster tinha uma configuração de jumper para alternar entre 16A e 32A. Alguns EVs antigos também não carregariam mais rápido que 16A.
Isso não tornará muito mais barato, mas um EVSE devidamente instalado, limitado se necessário a 16A, é a melhor solução.
 
#24 ·
Como a ficha parece ser o ponto fraco dos cabos "granny", é possível ligar o cabo diretamente na tomada?
Talvez algo assim fosse uma solução melhor. Exigiria que uma das tomadas de 13 amperes fosse convertida em uma tomada commando. E um eletricista teria então que cumprir os regulamentos EVSE habituais, pois a tomada seria claramente usada para carregar um carro. No entanto, daria uma taxa de carga variável de até 16 amperes em vez de 10 amperes. E use uma ficha mais segura. Há também uma sugestão de tempo atrasado nesta unidade.

Tipo 2 para ficha Commando 16A, Carregador Portátil EV, 6A - 16A Variável, 3,6kW, 5 Metros
 
#27 ·
Temos 7 EVs completos desde 2018; carregador da vovó sempre, ligado a uma tomada na garagem, ainda sem 🔥!!
 
owns 2023 Mazda MX-30 Makoto
#29 ·
Eu entendo que o EX30 funciona da mesma forma que o nosso XC40. Você pode definir uma corrente de carga máxima na tela central. Qualquer coisa de 2-32 amperes em incrementos de 1 ampère. É possível restringi-lo a 6 amperes em vez de 10 se estiver usando uma tomada normal de 3 pinos.
 
#31 ·
Este é o problema de fazer coisas arriscadas.

Os riscos raramente afetam 100% da população de qualquer coisa. Tomemos o tabagismo. Eu presumo que todos agora sabem que fumar tem riscos, incluindo câncer e doenças cardíacas e pulmonares, e que os riscos são sérios (como limitadores da vida ou fatais). Sempre haverá alguns que argumentarão que não é um risco porque fumam há X anos e (ainda) não ficaram doentes ou morreram por isso.

Executar cargas pesadas por longos períodos a partir de uma tomada de 13A é praticamente a mesma coisa. Sabemos que existe um risco, a evidência de que plugues e tomadas superaquecem quando usados ​​dessa forma é irrefutável, mas alguns sempre dirão que conseguiram fazer isso por anos.

Só porque alguns tiveram sorte e não tiveram problemas não remove o risco.
 
#32 ·
Neste momento, o OP estará a perguntar-se em que vespeiro se meteu ao tentar usar um equipamento comummente fornecido para carregar um VE. Tópicos como este vêem inevitavelmente uma publicação como #27 mais cedo ou mais tarde. E também muitos avisos sobre o uso como uma solução permanente.

A questão é que o nome 'avó' veio da intenção de ser usado ao visitar a avó no interior do País de Gales algumas vezes por ano e como um método de emergência para obter alguns quilómetros para levar o VE de volta a um carregador 'adequado'. Mesmo assim, a sessão deve ser supervisionada e com testes constantes da ficha/tomada para verificar o acúmulo de calor. E certamente nunca usado durante a noite com pessoas a dormir no mesmo edifício.

As potenciais questões já foram mencionadas. O OEM que faz o kit conhece os perigos e instala um sensor de calor na ficha para cortar a energia se o calor se acumular muito para segurança. Só esse facto deve alertar as pessoas que pretendem usá-lo diariamente e fazê-las reconsiderar. É bom para uso ocasional supervisionado. Mas não para um método de carregamento permanente.

E isso sem mencionar os regulamentos de segurança que existem quando um eletricista instala um circuito que se sabe ser designado para carregar um VE. Uma tomada aleatória numa garagem remota que existe há trinta anos dificilmente pode ser considerada em conformidade com esses regulamentos. Provavelmente estará bom - até que não esteja. Pessoalmente, consideraria gastar um pouco para cumprir os regulamentos de segurança como o caminho a seguir. Especialmente quando considerado juntamente com o custo de capital de um VE moderno. Talvez seja só eu.

Eu 'entendo' o desejo de tornar as coisas fáceis para um novo proprietário idoso. Mas ligar uma ficha de cabo fixo EVSE montada na parede de 16 amperes no carro é, na verdade, idêntico a usar um carregador de avó permanentemente ligado. E mais seguro. E dá mais autonomia dentro de uma tarifa noturna. Vai custar um pouco. Claro que vai. Mas é realmente algo em que se deve poupar?

Tópicos como este andam sempre à volta com pessoas a dizer que sempre usaram uma avó, e outros a dar avisos terríveis. A questão é que sempre foi considerado um método de emergência. Por uma boa razão. Portanto, se as pessoas decidirem usá-lo com moderação numa situação em que apenas 25 milhas por dia são necessárias, então provavelmente estará bom. Com a ressalva de que um dia/noite aleatório pode não estar bom.
 
#62 ·
Um amigo meu comprou o EX30 - principalmente porque precisa de 4x4 - e odeia-o (não fez um test drive).

A principal irritação é tudo ter de ser controlado a partir do ecrã central.
Curiosamente, afastei-me dele por causa disso. Tenho dedos que não produzem ação em ecrãs táteis, por isso preciso de botões se não quiser ser distraído. Tive a audácia de escrever para a Volvo e dizer-lhes que era uma forma horrível de configurar um carro. Agradeceram-me as minhas opiniões... :) . Depois a imprensa automóvel pegou nele e disse exatamente as mesmas coisas. Na minha opinião, o carro é inseguro, o velocímetro está desalinhado e se usar lentes bifocais está tramado. O ponto ideal para ler é para baixo e não para o lado. E depois houve a senhora que conduzia um Volvo que, ao tentar usar um ecrã tátil para ligar o aquecimento do volante, chocou frontalmente com outro condutor e matou-o.

Não deixem os rapazes da informática estragar algo e quebrar o que foi desenvolvido.
 
#40 ·
O problema da falha PEN existe há décadas. A maioria das pessoas nunca se deparou com isso até que os veículos elétricos apareceram, deixando um grande pedaço de metal na entrada. Aqueles com uma estufa de metal e uma tomada elétrica nela tiveram que lidar com isso pelo menos desde a década de 1960. O requisito era uma haste de aterramento para o aterramento da estufa.

Dê uma volta em um dos galpões de metal em um parque de varejo e você encontrará hastes de aterramento instaladas. As empresas não gastam dinheiro desnecessariamente e não se preocupariam se não houvesse um problema.

Talvez valha a pena ter algum tipo de detector de falha PEN aberto ou uma haste de aterramento instalada ao lidar com o carregamento de veículos elétricos ao ar livre.
 
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#41 ·
O problema de falha da caneta existe há décadas. A maioria das pessoas nunca se deparou com isso até que os veículos elétricos apareceram, deixando um grande pedaço de metal na entrada.
Aqueles com uma estufa de metal e uma tomada elétrica nela tiveram que lidar com isso pelo menos desde a década de 1960. O requisito era uma haste de aterramento para o aterramento da estufa.

Dê uma volta por um dos galpões de metal em um parque de varejo e você encontrará hastes de aterramento instaladas. As empresas não gastam dinheiro desnecessariamente e não se preocupariam se não houvesse um problema.

Talvez valha a pena ter algum tipo de detector de falha PEN aberto ou uma haste de aterramento instalada ao lidar com o carregamento de veículos elétricos ao ar livre.
Como você diz corretamente, existe há décadas um requisito para mitigar o risco de uma falha PEN aberta para edifícios com estrutura de metal ao ar livre, eles sempre tiveram aterramento TT para mitigar o risco de uma falha neutra de fornecimento PME/TN-C-S.

A principal razão para integrar a proteção contra falhas PEN abertas nos pontos de carregamento de veículos elétricos é porque existem algumas casas onde é impossível, ou talvez apenas impraticável, instalar um eletrodo de aterramento. O principal problema é a alta densidade de moradias, onde pode ser muito difícil encontrar um local para um eletrodo de aterramento que esteja suficientemente distante de outros materiais condutores subterrâneos para estar fora de sua zona de influência.

O risco mais recente com o carregamento de veículos elétricos é o de haver um componente de fuga de corrente contínua para a terra. A fuga de corrente contínua para a terra tende a cegar os tipos comuns de DRCDs usados ​​em residências. Isso significa que o DRCD que protege outras coisas na casa do risco de choque elétrico, normalmente em caso de algo como uma falha de isolamento, pode operar muito lentamente ou talvez nem mesmo operar. O risco está em um cenário como um cabo de avó conectado a uma tomada em um circuito final em anel, funcionando perfeitamente, mas com um pouco de fuga de corrente contínua. Alguém então conecta uma chaleira com uma falha de isolamento e recebe um choque, porque o DRCD que protege aquele circuito final em anel não disparou, porque foi cegado pela fuga de corrente contínua do carregador.
 
#42 ·
Se a principal razão para querer um carregador "granny" se deve a limitações de fornecimento, então a melhor opção, na minha opinião, seria um carregador adequado com uma saída inferior. Muitos são facilmente configuráveis.

Tenho dois carregadores, um Rolec de 32A e uma unidade DIY de 16A construída a partir de um Viridian EPC. Enquanto esperava uma atualização do fusível da DNO, tinha a unidade Viridian definida para 8A. É apenas um trabalho geral mais agradável do que lidar com um carregador "granny".

Dessa forma, você está cumprindo todos os padrões de segurança atuais, enquanto lida com a questão da demanda máxima. E se você pesquisar, não é muito mais caro, os carros não vêm mais com cabos "granny", então você terá que comprar algo de qualquer maneira.

Seu ponto de partida seria descobrir quanta corrente seu fornecimento de garagem pode transportar com segurança e, portanto, quanto pode ser realisticamente dedicado ao carro.
 
#43 ·
3kW excede ligeiramente a classificação da ficha e tomada (3.000 / 230 = 13,04A). A maioria dos cabos de carregamento aprovados para uso no Reino Unido só pode carregar a cerca de 2,3kW (10A). Presumivelmente, você está usando algo não aprovado no Reino Unido?
O carregador Granny foi comprado de um fornecedor do Reino Unido. Especificações citadas = BS EN IEC 62752:2016+A1:2020 - Dispositivo de controle e proteção embutido no cabo para carregamento do modo 2 de veículos rodoviários elétricos (IC-CPD) & BS EN IEC 61851-21-2021 - Sistema de carregamento condutivo de veículos elétricos Requisitos de veículos elétricos para conexão condutiva a uma fonte CA/CC

Sim, 3kW está possivelmente forçando um pouco a situação (Na verdade, olhando para as informações do Octopus, está um pouco abaixo de 2,8kW), mas a atualização da CU foi para acomodar uma wall-box no futuro, então o único ponto de falha PODERIA ser a tomada de parede, que é classificada para EV de qualquer maneira, então deve durar alguns anos.

Não houve menção de proteção PEN em nenhum lugar da literatura/especificação, apenas proteção contra sobre e subtensão, o que eu assumi ser o mesmo - Provavelmente não?

Claro, existem exceções.
Por curiosidade, você optou por uma caixa Matt:e ou similar ou teve uma haste de aterramento?
Matt:e :sneaky: ?
Não, não há haste de aterramento, mas de acordo com a especificação, ele tem proteção de aterramento, e o interruptor mestre da garagem está conectado diretamente à fonte da casa (Via Tails), portanto, usando o aterramento da casa. Aparentemente, uma haste de aterramento não é mais necessária, conforme declarado na atualização dos regulamentos de fiação IET em 2020.

Eventualmente, quando eu tiver um BEV, completarei a instalação e terei uma wall box. Mas até lá, meu carregador portátil funciona para mim e meu PHEV.
 
#44 ·
Não houve menção de proteção PEN em nenhum lugar na literatura/especificação, apenas proteção contra sobre e subtensão, que eu assumi ser a mesma - Provavelmente não?
A sobretensão e a subtensão podem ser sintomas de uma falha PEN e a sua detecção é aceite pelos regulamentos, pelo que o seu sistema pode estar em conformidade com a lei, mas não é um sistema muito satisfatório, propenso a falsos positivos e falsos negativos.
Onde a tensão PEN pode ser medida em relação a uma terra real confiável (haste no solo), é muito mais robusta.
 
#46 · (Edited)
O carregador Granny foi comprado de um fornecedor do Reino Unido. Especificações citadas = BS EN IEC 62752:2016+A1:2020 - Dispositivo de controlo e proteção em cabo para carregamento em modo 2 de veículos rodoviários elétricos (IC-CPD) & BS EN IEC 61851-21-2021 - Sistema de carregamento condutivo de veículos elétricos Requisitos de veículos elétricos para conexão condutiva a uma fonte AC/DC

Sim, 3kW está possivelmente a forçar um pouco a barra (na verdade, olhando para as informações do Octopus, está um pouco abaixo de 2,8kW), mas a atualização da CU foi para acomodar uma wall-box no futuro, então o único ponto de falha PODERIA ser a tomada de parede, que é classificada para VE de qualquer maneira, então deve durar alguns anos.
A corrente segura contínua máxima que uma tomada do Reino Unido pode fornecer é de 10A, o que é cerca de 2,3kW (pode ser um pouco mais se a tensão de alimentação estiver alta). Todas as extensões granny aprovadas no Reino Unido são limitadas a 10A por causa disso. Infelizmente, existem muitas falsificações no mercado, vendidas em pontos de venda como Amazon e Ebay que carregam aprovações de segurança falsas e muitas vezes sobrecarregam a ficha e a tomada, permitindo o carregamento a mais do que o limite de segurança de 10A. Muito frequentemente, estes terão marcas UK CA ou CE juntamente com outras marcas de aprovação falsas.

Não houve menção de proteção PEN em nenhum lugar na literatura/especificação, apenas proteção contra sobre e subtensão, o que eu assumi que era o mesmo - Provavelmente não?
O instalador da tomada EV teve, por lei, que aderir aos regulamentos de fiação, BS7671:2018. A seção 722 é a parte específica desses regulamentos que cobre tomadas para carregamento de VE. Essa seção estipula que qualquer tomada instalada para fins de carregamento de VE deve ter proteção RCD Tipo B, Tipo EV ou Tipo F e também deve ter proteção contra uma falha PEN aberta.

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#47 ·
Existem tomadas de carregamento específicas para veículos elétricos que são classificadas para operação contínua de 13A, pode valer a pena instalar uma delas. Ainda deve ser limitado a 10A, mas provavelmente terá uma vida útil mais longa. Desde que a tomada esteja em boas condições, um carregador "granny" deve ser bom. Existem riscos de falha PEN, mas existem mitigadores disponíveis para eles ... e pode-se dizer que o risco é incrivelmente baixo de qualquer maneira.
 
#48 ·
Se alguém apenas carrega o seu carro (sem proteção contra falhas PEN abertas) na sua própria garagem segura, por isso é apenas ele que corre risco, então cabe a ele considerar a proteção contra isso. A questão para mim é o risco para o transeunte desavisado.
 
#49 ·
Uau, eu não esperava abrir uma caixa de Pandora, mas alguns comentários interessantes.

Falei com o concessionário Volvo hoje, os carros novos vêm com um carregador Ohme instalado, então estou propondo que este seja instalado na casa e minha mãe use isso para carregar o carro talvez toda semana ou algo assim.
O cronograma de carregamento será definido pelo carro.
O sinal do telefone é ruim onde ela mora, não tenho certeza se isso será um problema??
 
#50 ·
Uau, eu não estava esperando abrir uma caixa de Pandora, mas alguns comentários interessantes.

Falei com o revendedor Volvo hoje, os carros novos vêm com um carregador Ohme instalado, então estou propondo que ele seja instalado na casa e minha mãe use isso para carregar o carro talvez toda semana ou algo assim.
O cronograma de carregamento será definido pelo carro.
O sinal do telefone é fraco onde ela mora, não tenho certeza se isso será um problema??
O Ohme usa um SIM de rede múltipla, então um sinal ruim com alguns provedores pode fazer você pensar que não vai funcionar, mas pode muito bem funcionar usando outra rede.

Existem também boosters disponíveis para caber na propriedade, o que pode ser útil para mais do que apenas a conectividade do ponto de carregamento.

Boa sorte.

Gaz
 
#51 ·
Use o Octopus GO e os temporizadores dos carros, os poucos cêntimos poupados numa semana com este baixo uso não valem o incómodo de aplicações e de configurar o ohme para uso com IOG IMO.
No Go, basta ligar e deixar o carro iniciar e terminar o carregamento.
 
#52 ·
Concordo, Octopus Go e use o agendamento do carro.
O Ohm pode ser configurado para estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana e não precisar de um SIM e o que acontece após 3 anos com o SIM, ele passa a ser pago?
 
#53 ·
Concordo, Octopus Go e use a programação do carro.
O Ohm pode ser configurado para estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana e não precisar de um SIM e o que acontece após 3 anos com o SIM, ele passa a ser cobrado?
Não há limite de 3 anos.

Gaz
 
#54 ·
O Ohme precisa ser configurado com um aplicativo em primeiro lugar, mas depois de feito, deve ser isso. Tenho um Zappi que pode ser programado através dos botões do painel frontal e não precisa de qualquer conectividade com a internet (SIMS/Ethernet/Wi-Fi), a menos que você queira.
 
#57 ·
Já pensou nestes Voldt® Tomada commando azul Tipo 2 - 16A | 1 fase | Ajustável 8A - 16a | 3,7kW | Cabo de carregamento EV – VOLDT
Resolve o problema de energia e um eletricista decente resolverá o resto.
A desvantagem disso é que o custo da instalação pode acabar sendo maior do que para um ponto de carregamento, pois a tomada commando intertravada, mais o RCD Tipo B (ou um Tipo EV ou Tipo F), mais a proteção contra falha PEN aberta, adicionará mais ~£300 a £350 ao custo, além da mão de obra adicional para instalá-lo e testá-lo.
 
#59 ·
Eu acho que a minha mãe se decidiu por um carro elétrico, um Volvo EX30.

Ela só vai carregar em casa, pois não viaja muito longe e cobre apenas 5.000-6.000 milhas por ano.
A garagem dela fica a uma boa distância da casa e do quadro elétrico. A garagem tem uma fonte de alimentação, mas não consegue gerir 7kW.

Pode o EX30 ser carregado todas as noites num "carregador de avó" a partir de uma tomada de 3 pinos?
Sim, mas vai demorar muito tempo se carregar a partir de um estado de carga baixo. Mas se apenas estiver a completar a carga, deve estar tudo bem. Se pretender uma instalação de maior potência (6-7 kW), precisará de um circuito de 32a instalado com o espaço necessário na sua unidade de consumidor e uma wall box (para se ligar) e outras coisas que podem ser financeiramente proibitivas.