3kW excede ligeiramente a classificação da ficha e tomada (3.000 / 230 = 13,04A). A maioria dos cabos de carregamento aprovados para uso no Reino Unido só pode carregar a cerca de 2,3kW (10A). Presumivelmente, você está usando algo não aprovado no Reino Unido?
O carregador Granny foi comprado de um fornecedor do Reino Unido. Especificações citadas = BS EN IEC 62752:2016+A1:2020 -
Dispositivo de controle e proteção embutido no cabo para carregamento do modo 2 de veículos rodoviários elétricos (IC-CPD) & BS EN IEC 61851-21-2021 -
Sistema de carregamento condutivo de veículos elétricos Requisitos de veículos elétricos para conexão condutiva a uma fonte CA/CC
Sim, 3kW está possivelmente forçando um pouco a situação (Na verdade, olhando para as informações do Octopus, está um pouco abaixo de 2,8kW), mas a atualização da CU foi para acomodar uma wall-box no futuro, então o único ponto de falha PODERIA ser a tomada de parede, que é classificada para EV de qualquer maneira, então deve durar alguns anos.
Não houve menção de proteção PEN em nenhum lugar da literatura/especificação, apenas proteção contra sobre e subtensão, o que eu assumi ser o mesmo - Provavelmente não?
Claro, existem exceções.
Por curiosidade, você optou por uma caixa Matt:e ou similar ou teve uma haste de aterramento?
Matt:e

?
Não, não há haste de aterramento, mas de acordo com a especificação, ele tem proteção de aterramento, e o interruptor mestre da garagem está conectado diretamente à fonte da casa (Via Tails), portanto, usando o aterramento da casa. Aparentemente, uma haste de aterramento não é mais necessária, conforme declarado na atualização dos regulamentos de fiação IET em 2020.
Eventualmente, quando eu tiver um BEV, completarei a instalação e terei uma wall box. Mas até lá, meu carregador portátil funciona para mim e meu PHEV.