Speak EV - Electric Car Forums banner

Múltiplas famílias de veículos elétricos, um segundo carregador?

1 reading
3.3K views 39 replies 15 participants last post by  122898  
#1 ·
Estou curioso para saber como as pessoas têm se saído com a instalação de um segundo carregador.

As regras parecem ter sido muito apertadas desde que meu antigo Rolec foi instalado há mais de 6 anos.

Eu vou ter uma luta pela frente? Como os outros se saíram?

#4 ·
Instalei uma segunda wall box há alguns anos, sem problemas. Tenho um fusível principal de 100A e não estou numa alimentação em loop. Ambas as wall boxes são alimentadas a partir da alimentação de entrada após o contador, mas antes do CU doméstico.

#5 ·
Sim, acho que o fusível precisará ser classificado, tem apenas 60A. Eu realmente não tenho grandes cargas elétricas, nem chuveiro elétrico, nem fogão de indução, a única outra coisa é a bateria doméstica que carrega durante a noite.

#6 ·
Tenho 3 veículos elétricos em minha casa. Eu os mantenho usando um podpoint de 7kw e uma tomada externa de 13 ampères com carregadores granny de 10 ampères. Eu costumava ter um bom acordo de taxa fixa, então podia carregar a qualquer momento, então não tive problemas com todos fazendo de 40 a 120 milhas por dia. Agora tenho 6 horas de taxa de 7,5p kWh e acho um desafio, mas apenas 1 carro está fazendo alta quilometragem agora, com 80 a 120 milhas por dia. É um desafio, mas possível, usando os fins de semana para carregar todos os carros para a semana seguinte. Eu tenho a ideia de um segundo carregador de 7kw, especialmente para manter a taxa barata com um carregador compatível e as histórias de carregadores podpoint falhando logo após a garantia. Mas sem pressa. Tenho sorte de ter recebido uma atualização para 100 ampères quando precisei verificar o cabo do fusível logo antes da instalação do podpoint e ele não está em loop.

#7 ·
Existem opções, você pode ter um segundo carregador limitado a 3,6 kW para fornecer 20 kWh a um 2º carro ou dois, se necessário, se todos os 3 carros estiverem fazendo 70 milhas ou mais por dia, a questão surge, o que acontece quando você recebe uma bomba de calor e faz uma xícara de chá às 3 da manhã!

#8 ·
Estou apenas a perguntar como as pessoas têm lidado com a instalação de um segundo carregador.

As regras parecem ter sido muito apertadas desde que o meu antigo Rolec foi instalado há mais de 6 anos.

Vou ter uma luta pela frente? Como é que os outros se safaram?
Poucas pessoas precisam de mais do que um ponto de carregamento, mesmo que tenham mais do que um BEV. A maioria das pessoas só precisa de carregar o seu BEV uma ou duas vezes por semana. Mesmo nas famílias onde ambas as pessoas fazem mega quilómetros, a primeira pessoa a chegar a casa do trabalho pode ligar diretamente e depois pode trocar os carros antes de ir para a cama. Imagine a primeira pessoa a chegar a casa às 18h00 a ligar e a carregar durante 4 horas a 7,4kW, adicionando cerca de 30kWh e cerca de 120 milhas de autonomia. Às 22h00, os carros podem ser trocados e o 2º carro pode carregar durante 8 horas, adicionando 240 milhas de autonomia. Não consigo pensar numa única família onde isto não seria suficiente.

#9 ·
Estou apenas a perguntar como as pessoas têm lidado com a instalação de um segundo carregador.

As regras parecem ter sido muito apertadas desde que o meu antigo Rolec foi instalado há mais de 6 anos.

Será que vou ter uma luta pela frente? Como é que os outros se safaram?
Acabei de instalar um Zappi de 22kW (juntamente com o meu PodPoint de 7kW existente), sem problemas.
Mas temos uma alimentação trifásica - não tenho a certeza se 3 x 60A ou 3 x 80A.
Isso pode ser um problema se alguma vez conseguirmos usar ambos os carregadores com potência total simultaneamente, mas certamente pretendo evitar isso.

#10 ·
Sim, meu carro precisa ser carregado na maioria das noites, as alegrias de uma viagem de 95 milhas. Normalmente leva 35-40 kWh. Por isso, gostaríamos muito de um segundo carregador para o segundo carro. 3,6 kW provavelmente seriam suficientes.

A principal questão é encaixar tudo nas 6 horas de tarifa barata...

#13 ·
Existe algum EVSE com duas tomadas? Poderia ser suficiente ter um EVSE se ambos os carros puderem carregar via temporizadores?
Há alguns no mercado, mas acho que eles caem para 3,7kw ao usar os dois. Ele não tem horas suficientes para obter as taxas que deseja.

O maior problema é a baixa eficiência do seu principal EV: 35-40kwh para 95 milhas. Se ele tivesse um EV mais eficiente, um carregador de saída dupla poderia funcionar.

#14 ·
Você precisará instalar seu novo ponto de carregamento com um alicate amperímetro para reduzir sua velocidade quando detectar alta carga. Em seguida, carregue usando seu ponto de carregamento burro existente e use o novo ponto de carregamento com o carro que dirige menos diariamente.

Ou use o ponto de carregamento existente e um carregador "granny" para o carro de menor alcance. 32 amperes + 10 amperes ainda estão confortavelmente abaixo de 60 amperes.

#15 ·
Você precisará instalar seu novo ponto de carregamento com um grampo CT para reduzir sua velocidade quando detectar alta carga. Em seguida, carregue usando seu ponto de carregamento burro existente e use o novo ponto de carregamento com o carro que dirige menos diariamente.

Ou use o ponto de carregamento existente e um carregador de avó para o carro de menor alcance. 32 amperes + 10 amperes ainda estão confortavelmente abaixo de 60 amperes.
Ele também tem uma bateria doméstica que carrega durante a noite, então, em um período de 6 horas, isso pode ser mais 7A, presumindo que seja uma bateria de 9,5 kWh. Ele também pode estar aquecendo água na tarifa barata.
Eu acho que, a longo prazo, ele provavelmente também terá uma bomba de calor.

Então, realisticamente, ele precisa atualizar o fornecimento ou aceitar algum carregamento fora da janela barata (o que ainda é mais barato que gasolina) no segundo EV. Isso pode precisar ser apenas algumas horas na semana, pois o carregador deve estar disponível na tarifa barata na sexta ou sábado à noite.

Ou, como dito, obter um carro principal que faça mais de 2,5 m/kWh. Um Tesla parece uma boa opção se estiver fazendo 95 milhas por dia.
Ele deve ter gasto £15-£20 por dia em seu carro ICE antigo, então um pouco de energia a 30p ou o que for não parece um mau negócio.

#16 ·
O maior problema é a baixa eficiência do seu principal EV de 35-40 kWh para 95 milhas
É inverno 🤷 Muito sortudo em conseguir mais de 3 mi/kWh nesta época do ano. Demorou 33 kWh na noite passada. Mas 42 na noite anterior, provavelmente porque não foi ligado durante o fim de semana e também teve alguma corrida local.

Você precisará instalar seu novo ponto de carregamento com um grampo CT para reduzir sua velocidade quando ele detectar alta carga. Em seguida, você carrega usando seu ponto de carregamento burro existente e usa o novo ponto de carregamento com o carro que dirige menos diariamente.

Ou use o ponto de carregamento existente e um carregador granny para o carro de menor alcance. 32 amperes + 10 amperes ainda estão confortavelmente abaixo de 60 amperes.
Sim, a granny será o ponto de partida, também tenho uma unidade equipada com comando que costumava usar no trabalho quando tinha o LEAF antes, mas obviamente sem uma tomada de comando útil para conectá-la.

O problema que encontrei anteriormente é que a DNO não faz mais atualizações de fusíveis ad hoc. Eles querem um formulário preenchido com uma lista de todos os equipamentos existentes e propostos e um cálculo da demanda máxima feito.

#18 ·
É inverno 🤷 Muito sortudo em conseguir mais de 3 mi/kWh nesta época do ano. Demorou 33 kWh na noite passada. Mas 42 na noite anterior, provavelmente porque não foi ligado no fim de semana e também teve algumas corridas locais.

Sim, a vovó será o ponto de partida, também tenho uma unidade equipada com comando que costumava usar no trabalho quando tinha o LEAF antes, mas obviamente sem uma tomada de comando útil para conectá-la.

O problema que encontrei anteriormente é que a DNO não faz mais atualizações de fusíveis ad hoc. Eles querem um formulário preenchido com uma lista de todos os equipamentos existentes e propostos e um cálculo da demanda máxima.
Sim, há uma diferença entre 3,5 m/kWh no carro e o que realmente é usado da parede. Incluindo a perda no EVSE e no carregador de bordo dos carros, com direção em rodovias no inverno, etc...

Eu tenho problemas semelhantes. Temos uma bateria doméstica de 9,5 kWh e aquecemos a água com imersão durante a noite. Minha esposa tem um trajeto diário de 65 milhas, precisa de uma recarga diária, se não 4 horas completas. Ainda assim, não terei vontade de sair da cama às 3 da manhã para trocar os cabos entre os carros. Usamos uma combinação de carregamento da vovó e podpoint.

Fizemos a Octopus verificar o medidor e os cabos, etc., e eles ficaram felizes que pudéssemos ter um fusível de 100 amperes, mas a UKPN discorda e nos deu apenas 80 amperes.
Agora preciso descobrir como configurar as coisas da GE e o podpoint para que eles saibam que podem ter 80 amperes, além de descobrir por que Octopus e UKPN parecem discordar sobre se nossa instalação será adequada para 100 amperes.

#17 ·
Ah bateria doméstica, pode reduzir a sua taxa de carregamento para não exceder?
Por exemplo, tenho 5 kW V2H para Leaf, apenas 30-100%, então em vez de 2,5 horas, eu preferiria fazer 2,1 kW por 6 horas. Infelizmente, o carregador V2H não suporta isso com agendamento.

Outra ideia, instale Ohme ou Zappi e esteja no IOG. Em seguida, confie no agendamento inteligente para obter slots extras. Ele re-rola os slots de tempo alocados quando detecta uma taxa de carregamento reduzida? Você precisará desativar manualmente a bateria quando slots IOG extras estiverem ativos.

Mas como Gav disse, para resolver a raiz do seu problema, você realmente precisa atualizar o fusível principal.

#19 ·
Acho que vou voltar ao SPEN e ver se consigo atualizar o fusível.

Numa noite típica, eu poderia imaginar 32A no carro principal, 10A na bateria doméstica e 16A no segundo carro. Então, bem contra o limite de 60A só com essa carga. Mesmo 80 tornaria as coisas mais confortáveis.

Também me perguntei se o carregador principal fosse limitado a, digamos, 25A, a polvo inteligente perceberia que não eram os 32A completos e ajustaria sua programação de acordo?

#21 ·
Eu acho que vou voltar para o SPEN e ver se consigo atualizar o fusível.

Em uma noite típica, eu poderia imaginar 32A no carro principal, 10A na bateria doméstica e 16A no segundo carro. Então, bem contra o limite de 60A só com essa carga. Mesmo 80 tornaria as coisas mais confortáveis.

Eu também me perguntei se o carregador principal fosse limitado a, digamos, 25A, a lula inteligente perceberia que não eram os 32A completos e ajustaria sua programação de acordo?
Em um fusível de 80 amperes, você pode ter 2 carregadores de 32 amperes, com um tendo um limite de braçadeira ct de 75 amperes e um definido em 80. Pode valer a pena perguntar se eles podem atualizá-lo para 3 fases para dar a si mesmo espaço para o futuro se você estivesse carregando a maioria das noites

#22 ·
A atualização trifásica provavelmente custará milhares, não acho que faça muito sentido. Talvez mais tarde, quando a caldeira a gás for substituída por uma bomba de calor e a placa a gás for substituída por indução, etc. etc.

#23 ·
Sim, acho que se conseguir um fusível de 80A, devo ficar bem, o LEAF ficará feliz a carregar a 16A de qualquer maneira.

A atualização trifásica provavelmente custará milhares, não acho que faça muito sentido. Talvez mais tarde, quando a caldeira a gás for substituída por uma bomba de calor e a placa a gás acabar por ser trocada por indução, etc. etc.
Obtenha um orçamento para trifásico, ao mesmo tempo que pede uma atualização do fusível. Pode ficar surpreendido! ...provavelmente não, mas não perde nada em perguntar. Se não for mais nada, terá outro número para inserir na sua folha de cálculo ao calcular o custo de uma bomba de calor.

Para sua informação, instalei uma placa de indução de 3kw eu mesmo. Veio com uma ficha e funciona muito bem fora do circuito do forno, que já tinha uma tomada dupla para o forno e o faíscador da placa a gás. No modo de 3kw, só posso usar 2 queimadores de cada vez, mas como nunca usei mais de 2, isso não é um problema. Custou £160 da Amazon, tornando-o uma decisão muito fácil. Se precisar de mais, posso mover um jumper e ligar para a assistência técnica para atualizá-lo para 6kw, mas passar um cabo gordo lá será muito difícil, por isso vou deixá-lo.

#25 ·
Por que você precisa de um segundo carregador? Tenho dois EVs e me viro muito bem com apenas um. Só algumas vezes precisei levantar à 1h30 da manhã para trocar o cabo de um carro para o outro. Ainda assim, acabei com dois totalmente carregados.

#26 ·
Tenho dois pontos de carregamento de 7kW, ter o segundo instalado não foi um problema, além disso, tenho baterias de 30kWh para a casa, que carregam todas juntas sem problemas na minha faixa horária barata de cinco horas. A carga máxima foi de cerca de 19kW. Fusíveis de 100A, então cerca de 23kW de carga máxima, costumo ligar a máquina de lavar louça ao mesmo tempo. Sem problemas.

#27 ·
Tenho dois pontos de carregamento de 7kW, a instalação do segundo não foi um problema, além disso, tenho baterias de 30kWh para a casa, que carregam todas juntas sem problemas no meu horário de cinco horas de baixo custo. A carga máxima tem sido de cerca de 19kW. Fusíveis de 100A, então cerca de 23kW de carga máxima, muitas vezes ligo a máquina de lavar louça ao mesmo tempo. Sem problemas.
O desafio é que agora você realmente não consegue mais atualizações de fusíveis de 100A. Se você não tivesse um fusível de 100A, precisaria de 3 fases para essa carga se estivesse atualizando o fusível agora.

#28 ·
Não há necessidade de três fases com essa carga. Meus fusíveis foram atualizados de 80A para 100A no início de janeiro, toda a nova fiação para o fornecimento de rua. 25kW é a carga máxima absoluta no meu fornecimento. Meu DNO é UKPN. Sem taxas para a atualização e sem taxas para a permissão de exportação de 12kW também.

#30 ·
Também tenho um fornecimento trifásico para minha casa, mas atualmente uso apenas um.
Essa é possivelmente a razão pela qual você tem fusíveis de 100 amperes. Mesmo que você esteja usando apenas uma fase, eles terão verificado a rede local antes de instalá-la ou ela teria sido atualizada de um antigo corte trifásico quando essas eram a instalação normal para uma casa. Eles geralmente não atualizam fontes monofásicas acima de fusíveis de 80 amperes.

#35 ·
Haha. 24kW a 250v são 100A. As atualizações de fusíveis de 100A são rotineiras para o meu DNO, e meus sistemas estão todos bem. Acho que estou qualificado para confirmar.
De facto, mas dois carregadores de 7,2kw (14,4kw) e uma bateria de 30kw não somam 24kw, são potencialmente 44,4kw. Junte o consumo doméstico como a sua máquina de lavar louça e terá problemas.

É certo que já se passaram 50 anos, mas ainda sei fazer contas. Mas se funcionar para si, caveat emptor.

#37 ·
OK, isso ajuda. 6 kW 25 amperes. Adicione aos carregadores um total de 85 amperes, deixando uns incríveis 15 amperes para uso doméstico. Sim, é assim que funciona. Mas ainda estamos a ultrapassar os limites. Vende a sua energia de exportação fotovoltaica 'considerada'? Ter uma bateria doméstica é bom, não é?

#38 ·
A bateria é ótima! Vendo tudo o que gero a 12p, pois posso comprar durante a noite a 4,5p. A minha bateria dura facilmente durante todo o período de pico, mesmo no Natal com toda a cozinha e o tempo sombrio, o mínimo que chegou foi cerca de 22% 🙂.

Também recebo pagamentos FIT pela geração de 4kW dos meus painéis, por isso, no geral, ao longo do ano, tenho um bom lucro e não tenho conta de eletricidade líquida.