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Novo proprietário do Peugeot iOn!

7.5K views 37 replies 6 participants last post by  MikeS70  
#1 ·
Acabei de comprar o meu primeiro VE! Um Peugeot iOn de 2012. Pode não ser o melhor VE do mundo, mas estou entusiasmado!

Chateado, conduzi-o alegremente para casa ontem, mas agora não consigo colocá-lo no modo Pronto - a luz vermelha da bateria está acesa. Recebeu uma bateria nova Lion 054 12v, no final de junho de 2021, por isso estou um pouco frustrado por já ter falhado. Suspeito que seja porque o carro não tem sido usado há algum tempo.

A bateria de 12v só é carregada pelo conversor CC-CC, quando no modo Pronto?
É alterada ao carregar a bateria de tração principal?

Alguém sabe se é possível usar uma bateria AGM nele?
 
#2 · (Edited)
A bateria de 12v no Ion só é carregada em duas circunstâncias - quando a bateria de tração está sendo carregada ativamente e quando o carro é ligado no modo READY. Ele não tentará recarregar automaticamente a bateria de 12v quando o carro estiver desligado e não estiver carregando, como alguns outros EVs farão. Portanto, se o carro for deixado estacionado e desligado (mesmo com o cabo de carregamento conectado!), a bateria de 12v ficaria descarregada depois de um mês ou mais. Se isso acontecesse algumas vezes, a capacidade da bateria de 12v seria seriamente degradada, pois as baterias de chumbo-ácido não reagem bem a descargas profundas.

O carro ainda carregará a bateria de tração quando você conectá-lo? (Eu suspeito que não) Você já teve uma sessão de carregamento da bateria de tração bem-sucedida desde que você tem o carro?

Você tem um multímetro com o qual pode medir a voltagem da bateria de 12v? Se estiver abaixo de cerca de 10-11 volts, não haverá energia suficiente para energizar os contatores para colocar o carro em READY ou para iniciar uma sessão de carregamento da bateria de tração.

Se esse for o caso, você pode contornar esse problema de galinha e ovo carregando a bateria de 12v por um tempo com um carregador de bateria automotivo inteligente de 12v normal, depois disso você deve descobrir que pode colocar o carro em um ciclo de carregamento normal ou colocá-lo no modo READY.

Embora você provavelmente só tenha uma bateria de 12v com defeito (devido à falta de uso e não ser mantida carregada), acho justo avisá-lo que o conversor DC-DC nos carregadores de bordo destes é conhecido por falhar, e quando isso acontece, você ainda pode dirigir o carro - até que a bateria de 12v descarregue, então você não poderá colocá-lo em READY e também não poderá carregar a bateria de tração.

Dedos cruzados, não é isso. O reparo é frequentemente possível - eu tive essa falha no meu Ion e consegui consertá-lo sozinho com a ajuda de informações de outro fórum, mas tenho formação em eletrônica.

Quanto ao AGM - há aqueles no fórum que fizeram isso e relataram sucesso, mas eu seria cauteloso porque a voltagem de carga correta para baterias AGM é diferente das células inundadas, e o conversor DC-DC neste carro é muito simplista - ele apenas carrega a bateria de 12v para uma voltagem constante de 14,4 volts (mais ou menos um pouco para compensação de temperatura) com um certo limite de corrente e não tem diferentes fases de carregamento como alguns outros EVs onde o sistema de 12v cai para cerca de 13 volts ou mais assim que a bateria é carregada. Portanto, o sistema mantém a bateria de 12v na voltagem de carga máxima o tempo todo em que o carro está em uso ou carregando na parede.
 
#3 ·
O carro ainda carregará a bateria de tração quando você o conectar? (Suspeito que não) Você já teve uma sessão de carregamento da bateria de tração bem-sucedida desde que pegou o carro?

Você tem um multímetro para medir a voltagem da bateria de 12v? Se estiver abaixo de cerca de 10-11 volts, não haverá energia suficiente para energizar os contatores para colocar o carro em PRONTO ou para iniciar uma sessão de carregamento da bateria de tração.
Obrigado pela sua resposta detalhada Simon :)

Eu estava com problemas com o cabo de carregamento 'Granny' que veio com ele. A proprietária anterior disse que teve que desconectá-lo e conectá-lo novamente algumas vezes para fazê-lo funcionar. No entanto, tenho um carregador PodPoint de segunda mão, que parece estar carregando a bateria de tração muito bem.

Vou verificar novamente amanhã, mas acho que a bateria de 12v estava lendo cerca de 12,3v. Mas é bem possível que esteja em más condições e tenha perdido completamente sua carga, mais de uma vez. Não tenho certeza se é normal o rádio do carro desligar ao ligar a ignição para o modo Pronto?

Dedos cruzados, é só a bateria de 12v - realmente espero não ter que consertar o conversor DC-DC. Embora minhas habilidades em eletrônica sejam melhores do que minhas habilidades mecânicas 😬
 
#5 ·
Obrigado Simon!

Deixei-o a carregar a bateria de tração principal durante a noite - e agora está a mostrar como cheio.
Eu obtive as seguintes medições esta manhã:

Tensão em marcha lenta: 12,84v
Tensão quando desligado do carro: 12,88v
Então, depois de tentar (e falhar) entrar em Pronto: 12,5v

A braçadeira em volta do terminal positivo está um pouco solta (consegui levantá-la sem soltar o parafuso).

Então, à primeira vista, a tensão da bateria parece boa :confused: Como a bateria de tração está agora cheia, não consigo medir a tensão durante o carregamento/pronto. Talvez me permita carregá-lo um pouco mais tarde hoje.
 
#6 · (Edited)
A tensão de repouso da bateria de 12 V na verdade parece boa, então não acho que sua bateria de 12 V esteja com defeito, pelo menos não com as informações em mãos.

E se ela pudesse carregar da parede, os contatores puderam fechar, o que consome energia da bateria de 12 V o tempo todo em que estão fechados. (Normalmente carregada pelo inversor CC-CC)

É uma pena que você não tenha obtido uma medição da bateria de 12 V durante o carregamento da bateria de tração.

A próxima coisa que eu verificaria é um problema com a ligação da alavanca de câmbio - se a alavanca de câmbio não estiver registrando em Park ou Neutro (para a ECU), ela não deixará o carro entrar em READY. Ele mostra P no painel e não está piscando? Em vez de tentar ligá-lo em Park, tente ligá-lo em Neutro - alguma sorte com isso?

A alavanca de câmbio está conectada a um cabo Bowden que vai para a caixa de câmbio - você verá este cabo por baixo da parte traseira do carro no lado esquerdo da caixa de câmbio, perto do eixo de transmissão. Ele se conecta a um eixo que entra na caixa de câmbio e, dependendo do ano do carro, haverá um interruptor rotativo ou dois, com o segundo interruptor conectado ao primeiro com uma haste de pressão. Um 2012 está bem na cúspide de quando eles passaram de dois interruptores para um. Meu modelo de 2011 tinha dois interruptores.

É um problema muito comum com estes que os pivôs nessas juntas começam a congelar devido à corrosão e ferrugem - isso impede que o cabo Bowden empurre o mecanismo, incluindo o interruptor, totalmente para ambos os extremos. Isso pode fazer com que a ação da alavanca de câmbio pareça um pouco emborrachada nos limites, especialmente ao entrar em Park, e pode impedir que o seletor de câmbio se registre corretamente em Park e pode impedir que o carro carregue ou dirija.

É facilmente corrigido lubrificando os pivôs. Veja o seguinte tópico:


Então, tente lubrificar essas juntas para liberar esse mecanismo primeiro, se isso não ajudar, pode ser necessário ler os códigos de falha.

Se você tiver um modelo anterior com os dois interruptores, se houver um problema de coerência entre os interruptores, isso também impediria a partida do carro, mas acho que isso faria com que a letra do indicador de marcha piscasse e o símbolo de aviso do carro laranja aparecesse, de memória. Isso também definiria um código de falha.
 
#9 ·
A tensão de repouso da bateria de 12v na verdade parece boa, então não acho que sua bateria de 12v esteja com defeito, pelo menos não com as informações em mãos.

E se ela pudesse carregar da parede, os contatores puderam fechar, o que consome energia da bateria de 12v o tempo todo em que estão fechados. (Normalmente carregada pelo inversor CC-CC)

É uma pena que você não tenha obtido uma medição da bateria de 12v durante o carregamento da bateria de tração.
Hoje conectei cabos de ligação da bateria de 12v do nosso Golf a gasolina ao Peugeot iOn.
E funcionou! Depois de exibir o veículo com um símbolo de ponto de exclamação por um tempo, ele entrou no modo Ready. E depois de algumas tentativas, parecia muito mais feliz.
Então, encomendei uma bateria Yuasa YBX5054 e um carregador de bateria Noco - espero que esse seja o fim dos meus problemas.
Embora eu me pergunte se algo está sendo um pouco sensível demais à voltagem da bateria 🤔

A próxima coisa que eu verificaria é um problema com a ligação da alavanca de câmbio - se a alavanca de câmbio não estiver registrando em Park ou Neutral (para a ECU), ela não deixará o carro entrar em READY. Ele mostra P no painel e não pisca? Em vez de tentar ligá-lo em Park, tente ligá-lo em Neutral - alguma sorte?
Sim, o painel está exibindo o símbolo correto para a posição da alavanca de câmbio.
Eu não sei como deveria ser, mas me pergunto se está um pouco rígido demais.
Vou tentar lubrificá-lo, assim que eu tiver resolvido os outros problemas.


Então, tente lubrificar essas juntas para liberar esse mecanismo primeiro, se isso não ajudar, pode ser necessário ler os códigos de falha.
Eu também preciso descobrir como posso ler os códigos de falha. Posso comprar um dispositivo Android barato, para que eu possa executar canIon.
Frustrantemente, o proprietário anterior o fez revisar pouco antes de eu comprá-lo e pagou £40 extras para fazer uma verificação de diagnóstico - que aparentemente não mostrou nada.
 
#11 ·
Nos três anos desde que vendi o meu Ion, pode haver mais software compatível, mas na época esses eram os dois principais softwares para usar no Android.
ODBZero é outro ótimo aplicativo, não lista ou limpa DTC, mas fornece informações muito úteis sobre a saúde da bateria (SOH). Recentemente, veio à tona que a maioria dos trigêmeos tem a tendência de subestimar a capacidade da bateria se os procedimentos adequados não forem seguidos.

ODBLink LX não é barato, mas funciona (apenas Android, a versão MX suporta iOS)
Mike
 
#15 ·
Em relação aos scanners OBD - eu uso um iCarsoft i909, que é um dispositivo dedicado Mitsubishi & Mazda, mas funciona no meu iOn. Paguei cerca de £70 há alguns anos.
Aparentemente, o scanner iCarsoft "CP v1.0" Citroen/Peugeot lista a compatibilidade com iOn e C-Zero, e há um usado à venda no eBay agora, a partir de 50 libras ou "Faça uma oferta":
 
#16 ·
Se você está procurando uma solução completa de baixo custo para diagnosticar, ler/limpar DTCs e acessar algumas funções de calibração da bateria usando um dongle barato no Android ou iOS, então o HobDrive afirma que atende a todos esses requisitos.

No entanto, existem algumas desvantagens: Não é dedicado a triplets e é mais voltado para o usuário experiente (documentação limitada da funcionalidade).

Embora eu não possa comentar sobre 'qualquer dongle barato' ou 'suporte iOS', ele funciona de forma confiável com meu I-MIEV 2012 no Android via ODBLink LX.
 
#18 ·
Já faz cerca de um mês e meio desde que comprei o meu Peugeot iOn. Pensei em dar uma atualização rápida sobre como me estou a sair com um carro elétrico barato de 11 anos.

Eu queria um carro elétrico pequeno para levar os meus filhos à escola - e desse ponto de vista tem sido perfeito. Pode-se comprar um Leaf antigo por não muito mais dinheiro - mas teria ocupado muito mais espaço. Não é um carro para "pessoas de carros", mas eu gosto de conduzi-lo. Adoro como é silencioso. O círculo de viragem é excelente e muito bom para fazer marcha-atrás numa entrada de garagem íngreme :)

Todos avisam sobre a bateria ao comprar um carro elétrico usado antigo. Mas a quilometragem era de apenas 41 mil milhas quando o comprei e a bateria de tração principal parece estar em boas condições. Consegui fazer uma viagem de ida e volta de 42 milhas (em boas condições) e o indicador da bateria indicava que eu tinha usado pouco mais da metade da capacidade. Suspeito que não conseguiria fazer mais 40 milhas com ele, mas ele atende às minhas necessidades.

O carregamento está a funcionar tudo bem agora. Normalmente carrego com o meu carregador PodPoint ligado, mas também testei um carregador rápido Chademo que também funcionou bem. O carregador 'granny' de 13 amperes que veio com o carro parece estar com defeito - em vez de algo errado com o carro.

A rachadura no para-brisa foi um verdadeiro problema. Depois de o ter substituído, ele rachou novamente exatamente no mesmo lugar (da borda do para-brisa). A pessoa que substituiu o para-brisa que usei foi fantástica e substituiu-o novamente, mas colocou alguns blocos para levantá-lo um pouco da carroceria do carro e adicionar alguma flexibilidade - algumas semanas depois e isso parece ter funcionado. Ele teve um pouco de dificuldade em encontrar um segundo para-brisa - acho que esse é um problema de ter um carro raro/incomum.

Eu ainda não desbloqueei o rádio do carro nem experimentei um dongle e software OBD-II. Eu estava pensando em substituir o rádio do carro, mas minha seguradora disse que contaria como uma modificação do veículo, o que é um pouco chato.

Finalmente, o grande problema que estou a ter com ele é que as luzes ESP/ASR continuam a acender. A solução é parar o carro, desligá-lo e ligá-lo novamente e geralmente fica bom depois disso. Às vezes, a luz de falha do sistema também acende. E, muito ocasionalmente, a luz da Tartaruga acende - com a bateria longe de estar vazia. Não tenho a certeza do que fazer para consertar isso. Acho que ter um código de falha seria um bom começo. Eu realmente gosto do carro, então não me arrependo muito de comprá-lo. Mas os problemas são bastante chatos e não quero gastar muito dinheiro para consertá-los.
 
#21 ·
Todo mundo avisa sobre a bateria ao comprar um EV usado antigo. Mas a quilometragem era de apenas 41 mil milhas quando eu o comprei e a bateria de tração principal parece estar em boas condições. Consegui dirigir uma viagem de ida e volta de 42 milhas (em boas condições) e o medidor da bateria estava relatando que eu havia usado pouco mais da metade da capacidade. Suspeito que eu não conseguiria mais 40 milhas com ele, mas ele atende às minhas necessidades.

[...]
E muito ocasionalmente a luz da Tartaruga acende - com a bateria longe de estar vazia. Não tenho certeza do que fazer para consertar isso. Acho que ter um código de falha seria um bom começo. Eu realmente gosto do carro, então não me arrependo muito de comprá-lo. Mas os problemas são bastante dolorosos e não quero gastar muito dinheiro para consertá-los.
A luz da tartaruga acendendo quando a bateria está longe de estar vazia não é um bom sinal. Isso acontece se alguma célula individual cair abaixo de 3,0 volts durante a condução, algo que normalmente nunca deveria acontecer com células saudáveis. (Geralmente é causado por alta resistência interna na célula, o que faz com que sua voltagem caia excessivamente sob carga)

Deixe-me adivinhar, isso acontece sob aceleração?

Sim, a leitura do código de falha é necessária aqui. Além disso, se você usar o Canon com um dongle OBD-II compatível (apenas dongles específicos funcionam com Canion), você pode obter um gráfico em tempo real de todas as voltagens das células individuais, o que identificaria rapidamente uma célula defeituosa.
 
#20 ·
Em relação ao erro ESP/ASR: a primeira coisa a verificar é se os tamanhos dos pneus dianteiros/traseiros (estranhos) estão corretos? Dianteiro: 145/65R15, traseiro: 175/55R15.
Acabei de sair e verificar e sim, os tamanhos dos pneus estão todos corretos.
No entanto, os pneus traseiros são de duas marcas diferentes: Farroad e Hi-Fly
E os dianteiros são: Tracmax
Não tenho certeza se marcas diferentes de pneus podem causar problemas.
 
#23 ·
Então, esta é a aparência de um Peugeot Ion de 11 anos, com 41.520 milhas!

Esta é a aparência do estado das células durante o carregamento via DC:
Image


Há algumas células que estão um pouco mais baixas que as outras, mas estava flutuando bastante.
Não faço ideia se 0,025V é uma grande diferença?

E esta é a aparência durante a condução:
Image

Muito mais uniforme. E uma diferença de 0,01V entre as células.
 
#25 ·
Eu achei o HobDrive muito difícil de usar. Qual é o melhor aplicativo para ler códigos de falha?
Eu acho que usei 'Car Scanner' antes de mudar para o HobDrive, pois ele pode ler e limpar códigos de falha, mas concordo, não é fácil de configurar, mas funciona bem depois de configurado; algumas dicas abaixo
 
#27 ·
Ótima história, que eu acabei de encontrar. Mostra que em 7 ou 8 anos todas aquelas pessoas que vivem nas cidades e não viajam muito, e todos aqueles que querem dar uma volta, podem comprar um EV mais antigo sem se preocupar muito. Eles parecem estar mostrando maior confiabilidade do que os carros ICE. Eu perdi onde você chegou com a bateria velha de 12v, mas me separei de um Astra de 56 placas no ano passado com sua bateria original em 76.000 milhas, que já fez muitas viagens longas, mas depois que me aposentei fez muito poucas, então eu carregava com o carregador chique de 0,8 ampères e a luz verde aparecia toda vez, embora pudesse levar 4-5 dias!
 
#28 ·
Sim, além das falhas, estou extremamente feliz com isso - a quilometragem é melhor do que eu esperava de um pequeno EV daquela idade.
Não há muito que você possa fazer sobre o problema da tartaruga, além de garantir que você comece suas viagens com um SOC alto. De acordo com o CaniOn, você tem a bateria LEV50 original de 88 células, que não é compatível com a química posterior (LEV50N).

Tentar encontrar apenas uma (sem falar em várias ou mesmo um pacote completo de) célula(s) LEV50 decente(s) para tentar resolver seu problema será um verdadeiro desafio, não perca seu tempo, apenas aproveite o passeio…
 
#30 ·
Obrigado Mike! Eu preferia muito que fosse um problema de célula (atualmente menor), em vez de uma falha elétrica que potencialmente iria piorar muito.
Você pode facilmente verificar isso sozinho, deixe seu dongle OBD conectado e o CaniOn em execução na página de voltagem da célula enquanto dirige com baixo SOC, pise no acelerador e verifique se há outliers se você vir a luz da tartaruga acendendo...
 
#31 ·
Você pode facilmente verificar isso sozinho, deixe seu dongle OBD conectado e o CaniOn em execução na página de voltagem da célula enquanto dirige com baixo SOC, pise no acelerador e verifique se há outliers se você vir a luz da tartaruga acendendo…
Qualquer célula individual caindo abaixo de exatamente 3,0 volts sob aceleração acionará a luz da tartaruga para acender, independentemente do SoC, e ela se apagará novamente quando você diminuir a velocidade e a voltagem subir novamente. (Ao contrário do método normal de acionar a luz da tartaruga, que é um SoC <10%, que permanece acesa assim que acende até que o carro seja carregado acima de 10% novamente)

Um teste fácil de fazer com Canion com um assistente - não tente assistir aos gráficos e dirigir/acelerar ao mesmo tempo... :)
 
#36 ·
Culpado como acusado, mas Simon é um cara diferente; você esqueceu de mencionar o problema da bateria no outro fórum, por isso não juntei 2+2.

O fato de o carro entrar em PRONTO, embora por pouco tempo, significa que todos os links, fusíveis e auxiliares de 12V estão OK.

O link do AliExpress é apenas para o VCI (Vehicle Control Interface), você precisa de um laptop para executar o software de diagnóstico, mas na verdade é possível usar uma 'versão full chip' deste cabo Lexia com Diagbox e MUT3-SE

É melhor mudar para o fórum Imiev para continuar esta discussão.

Mickey
 
#37 ·
Culpado como acusado, mas Simon é um cara diferente; você esqueceu de mencionar o contratempo da bateria no outro fórum, por isso não juntei 2+2.

O fato de o carro ir para READY, embora apenas brevemente, significa que todos os links, fusíveis e auxiliares de 12V estão OK.

O link do AliExpress é apenas para o VCI (Vehicle Control Interface), você precisa de um laptop para executar o software de diagnóstico, mas na verdade é possível usar uma 'versão full chip' deste cabo Lexia com Diagbox e MUT3-SE

É melhor ir para o fórum Imiev para continuar esta discussão.

Mickey
Ok, obrigado Mickey. Farei como você sugeriu e voltarei ao fórum Imiev para acompanhar o trabalho de reparo.
Mas apenas isso em relação ao diagnóstico, pois foi colocado neste fórum;
-MUT 3-SE é o hardware que é necessário para conectar ao soquete de diagnóstico (não consigo me lembrar do nome) no veículo, certo? Certamente não é isso porque custa apenas 90€? -Diagbox é o cabo
-E o laptop é obviamente para o software e leitura.
Percebo que estas podem ser perguntas básicas, mas para um recém-chegado e considerando os inúmeros tópicos sobre diagnóstico, torna-se muito confuso.
Por último, mas não menos importante. Isso funcionará em um Peugeot Ion não apenas para ler, mas também para redefinir os códigos de erro?
Au revoir.
Peter