Speak EV - Electric Car Forums banner

Problemas OBC

2 reading
5.9K views 18 replies 8 participants last post by  dan777777  
#1 ·
Pensei que valia a pena criar um tópico específico sobre os problemas do OBC da Stellanis, conforme explicado aqui: Se você dirige um veículo STELLANTIS, que Deus o ajude! PARTE 1

A OBC do Corsa 22 da minha filha falhou há cerca de 4 semanas e foi confirmada pela concessionária há 3 semanas, felizmente dentro da garantia, inicialmente disseram que a peça estaria na semana seguinte, agora disseram que está em falta, sem data. Um carro de cortesia custaria £20 por dia, então, por enquanto, é carregamento DC.

Ela também perguntou sobre a garantia estendida, mas não obteve uma resposta clara e foi sugerido que seu carro não se qualificava, pois ela o comprou usado (há 20 meses de um revendedor principal).

Estamos entrando em outro escândalo do tipo correia dentada molhada?

#2 ·
Leve a EV Clinic com uma pitada de sal. A Stellantis oferece uma garantia de 7 anos na Croácia, então os proprietários não são clientes frequentes da EVC, é melhor para eles se você comprar um Tesla. Além disso, a Stellantis não oferece opções para oficinas de reparação de terceiros, o que é outra razão pela qual alguém como a EV Clinic pode tentar desencorajar os compradores a escolher a Stellantis.

A propósito, um membro postou um comentário extenso no fórum croata esta manhã. Vou executá-lo através de um tradutor (ChatGPT ou outro), então pode não traduzir tudo literalmente. Se algo não estiver claro, sinta-se à vontade para perguntar.

Levei bastante tempo e li quase todas as 85 páginas do fórum onde este problema é analisado em detalhes… Não são apenas os veículos PSA Stellantis habituais afetados - houve problemas com Toyotas usando o mesmo OBC também.

https://www.goingelectric.de/forum/viewtopic.php?f=326&t=66349&start=670

Sim, houve problemas, mas aparentemente, eles foram resolvidos agora. Das 85 páginas que li, aqui estão alguns pontos-chave:
  • Os veículos afetados tinham um OBC do fabricante alemão MAHLE, cobrindo os anos de modelo de 2019 a 2022.
  • Mahle (uma empresa alemã) fez três revisões, com menos problemas em cada atualização, mas nunca eliminou totalmente os problemas. A solução final veio quando eles mudaram para um fabricante diferente - ironicamente, o confiável acabou sendo a VMAX, uma empresa chinesa. Os modelos mais recentes agora vêm com este OBC, ou os defeituosos são substituídos sob garantia. (Dito isto, houve casos em que eles ainda instalaram uma unidade Mahle sob garantia, que então falhou novamente.)
Os membros do fórum até criaram uma planilha do Google onde as pessoas registraram suas falhas de OBC. Um total de cerca de 70 veículos foram listados (obviamente, este não é o número total no mercado, apenas aqueles que acompanharam o fórum).
  • Todas as falhas envolveram OBCs Mahle
  • Os problemas relatados foram exclusivamente com OBCs trifásicos de 11 kW (embora dois e-Corsas com OBCs de 7 kW também tenham sido listados, mas esses provavelmente tinham uma falha diferente).
Alguns OBCs falharam gradualmente, por exemplo:
  • Perder a capacidade de carregar em três fases, trabalhando apenas em uma única fase.
  • Em alguns casos, a falha do OBC até danificou o carregador wallbox.
Alguns proprietários ainda conseguiram usar seus carros carregando exclusivamente via carregadores rápidos DC, ignorando o OBC. No entanto, um proprietário não conseguiu fazer isso porque um componente dentro do OBC que carrega a bateria de 12V também falhou. Nesse caso, a única opção era carregar manualmente a bateria de 12V em casa antes de dirigir diretamente para o centro de serviço.

A boa notícia:
  • O problema foi reconhecido e, na maioria dos casos, os reparos foram cobertos pela garantia.
  • Algumas pessoas receberam suas substituições em 7 dias, enquanto outras tiveram que esperar até 7 meses por uma resolução.
  • A Stellantis até cobriu parcialmente o custo para alguns clientes fora da garantia.
  • Um OBC novo custa €3.800.
Um membro do fórum húngaro desmontou o OBC e escreveu um relatório completo sobre como estender sua vida útil. Seu conselho:
  • Se possível, carregue na configuração de energia mais baixa e apenas em uma única fase para reduzir o estresse nos eletrônicos.
  • Outros discordam e sugerem carregar com potência total, deixando-o falhar se tiver que fazê-lo e, em seguida, solicitar uma substituição do OBC que não tenha problemas (o que faz sentido se você ainda estiver na garantia).
De acordo com a lista do fórum, apenas um Mokka-e foi afetado. Os veículos mais comuns com este problema são Peugeot e-208, e-2008 e Opel Corsa-e.

Como verificar qual OBC você tem:
  • Remova a tampa de plástico no OBC (presa por quatro parafusos). Você encontrará o fabricante, data de produção e número do modelo impressos nele.
  • Alternativamente, alguns dizem que você pode ver o rótulo do lado direito sem remover a tampa, mas isso requer algum esforço.
Como saber se você tem uma unidade VMAX confiável sem olhar sob o capô:
  • Em vez de carregar a 11 kW, ele carregará a 10,4 ou 10,3 kW consistentemente.

Como saber se você tem um OBC Mahle com defeito:
  • Potência de carregamento inconsistente mesmo quando a bateria não está quase cheia.
  • Ele pode começar em 11 kW, mas de repente cair para 8 ou 7 kW, o que não deveria acontecer com o carregamento AC.
  • É por isso que é útil ter um wallbox que exibe o consumo de energia em tempo real - seja na própria unidade ou, mais convenientemente, através de um aplicativo.

Conclusão:

Não acho que este problema do OBC seja um problema principal no geral. Comparado a algo como o Jaguar I-Pace, que tinha uma bateria LG defeituosa forçando-os a limitar o carregamento a 72% (devido ao risco de incêndio) e até mesmo recomprar veículos nos EUA (com possível expansão para outros países), este é um problema menor em comparação.

#5 ·
1 mês desde que a falha do OBC foi diagnosticada, ainda sem data de quando a peça de substituição estará disponível.
Aqui temos que aturar a hesitação da Vauxhall.
Foram suficientes Mokkas com OBCs com defeito que eu abandonei o meu.
Com baixa quilometragem, se o meu falhasse, teria sido definitivamente fora da garantia.

O processo é infelizmente o mesmo para OBCs de 7kW e 11kW.
O concessionário tem que pedir permissão à Vauxhall para cada etapa do teste, pois isso incorre em custos.
Então, o processo pode levar várias semanas antes que eles testem uma série de coisas e busquem o acordo da Vauxhall de que o OBC precisa ser substituído, mas eles ainda podem errar e é sabido que eles substituíram um OBC perfeitamente bom e depois descobriram que era um cabo de carregamento com defeito, apenas para descobrir que o OBC agora substituído realmente falha, resultando no cliente sendo culpado e informado de que eles não o substituirão uma terceira vez se a próxima substituição também falhar.

Deixando tudo isso de lado, geralmente leva no mínimo 6 semanas antes que eles possam obter a substituição e, então, esperançosamente, alguns dias depois, tudo está bom.

Gaz

#10 ·
Meu OBC do Opel Mokka também falhou, a garantia terminou há algumas semanas... Também estou procurando como resolver o problema. Existe uma tabela de OBCs com falha, escreva seu caso: OBC's
Problema resolvido, OBC substituído, peça usada 9851670680 custou 800 euros e mão de obra 400 euros. Espero que o VMAX dure mais do que o MAHLE. O OBC foi desmontado do DS3.
Image

#8 ·
#18 ·
Só queria dar o meu contributo; depois de pouco mais de 4 anos e pouco menos de 70 mil km, o meu OBC morreu. Tive de esperar 1,5 meses para o reparar, a um custo de 3100 EUR, que inclui uma taxa de diagnóstico, 1L de líquido de refrigeração e um desconto de cortesia de 25% da Citroen.
O novo OBC funciona, mas até agora tenho um desempenho de carregamento irregular, variando entre 3-9kW nos meus carregadores normais que costumavam ter 11kW. Parece que a potência máxima de saída foi reduzida para preservar a unidade, talvez?