Speak EV - Electric Car Forums banner

O que há de errado com as carrinhas Maxus?

6 reading
2.9K views 14 replies 8 participants last post by  gomev  
#1 ·
Gostaria de perguntar às pessoas que conhecem ou que possuem/operaram vans Maxus.

O que há de errado com essas vans?
Tenho o eDeliver 3 no meu radar, mas não posso deixar de notar que todas as vans Maxus, incluindo eDeliver 9 e versões ICE em sites de classificados, têm muito pouca quilometragem, ou seja, abaixo de 50 mil milhas.

Nenhuma acima de 60 mil milhas foi encontrada em toda a Europa, exceto duas V80 a diesel.

Certamente, essas vans devem ser usadas para entregas com alguns exemplos de alta quilometragem?

Elas estragam e o que estraga?
Por que tantas pessoas estão se livrando de exemplos de baixa quilometragem após tão pouco uso?

#4 ·
Gostaria de perguntar às pessoas que conhecem ou que possuem/operaram vans Maxus.

O que há de errado com essas vans?
Tenho o eDeliver 3 no meu radar, mas não posso deixar de notar que todas as vans Maxus, incluindo eDeliver 9 e versões ICE em sites de classificados, têm muito pouca quilometragem, ou seja, abaixo de 50 mil milhas.

Nenhuma com mais de 60 mil milhas foi encontrada na Europa, exceto duas V80 a diesel.

Certamente, essas vans deveriam ser usadas para entregas com alguns exemplos de alta quilometragem?

Elas dão problemas e o que dá errado?
Por que tantos estão se livrando de exemplos de baixa quilometragem após tão pouco uso?

Eu esperaria que fossem compradas para fazer entregas urbanas/suburbanas, então 50-100 milhas por dia não seria incomum.

Nunca ouvi falar de nenhuma história de terror sobre durabilidade.

#5 ·
Sim, sem relatos ruins, ao contrário das vans Stelantis que definitivamente tiveram problemas com a falha do compressor de ar condicionado, tornando-as impossíveis de dirigir. Também um perigo de problemas no carregador de bordo, como em todos os carros da Stellantis. Acredito que a tecnologia subjacente é semelhante à dos carros MG, pois é a mesma empresa controladora. Os MG5 têm a reputação de serem à prova de bomba, o que é promissor.

#6 ·
Tenho o eDeliver 3 no meu radar, mas não posso deixar de notar que todas as carrinhas Maxus, incluindo as versões eDeliver 9 e ICE em sites de classificados, têm muito pouca quilometragem, ou seja, abaixo de 50 mil milhas.
Esqueça isso, são uma porcaria. Compre um Toyota rebatizado, o melhor dos melhores 😂

#7 · (Edited)
Então fui ver um Maxus Edelivery 3 hoje.
É um modelo de 2022 com 9000 milhas.

Anúncio aqui: ② Maxus e3 delivery Elektrisch/Automaat/AIRCO/15000km — Bestelwagens en Lichte vracht — 2dehands

Este era um vendedor de carros belga que vende principalmente carros a combustão e ele fingiu que não sabia muito sobre VEs.
O furgão parecia imaculado e eu estava pronto para desembolsar 12,5 mil EUR por ele, cerca de 10 mil EUR excluindo IVA dedutível, um preço que parecia valer a pena. Mais pessoas estariam a caminho para ver o carro, sem margem para negociação e eu teria que decidir rapidamente. Mmm eu conheço esse truque, algo está errado.

Sendo um motorista de VE experiente, seria tolo colocar dinheiro na mesa antes de provar a vaca, ou em termos de VE, verificar a bateria.
Sem opções OBD aqui, então pedi um test drive para um carregador rápido e um teste de carregamento à minha custa.
Ele não sabia de nenhum carregador rápido na vizinhança, então abri o aplicativo Shell Recharge e encontrei um não muito longe.

Cheguei ao Allego Alpitronic HPC e fiz o teste.
Inicialmente, eu estava planejando adicionar apenas 10%, mas adicionou apenas 10% de SOC em apenas 3,5 kWh. Foi tão ruim que decidi deixar o teste continuar por mais tempo. Foi tão ruim que tive que verificar se era uma versão de 35 kWh ou 50,2 kWh e os pesos na papelada confirmam que é a versão de 50,2 kWh.

O resultado foi chocante.
Nas minhas estimativas, a degradação é de impressionantes 25% em apenas 3 anos.

Abaixo você pode encontrar a foto da sessão de carregamento.
De 17% para 44%, ou um aumento de 27% de SOC, foi alcançado com apenas 11 kWh e isso inclui as perdas de carregamento.

Mostrei o resultado ao vendedor de carros e ele deu de ombros dizendo que este não era o resultado que eles obtiveram em um teste feito ontem. Então agora ele está me falando sobre um teste que eles fizeram anteriormente e sobre o qual ele não sentiu necessidade de me contar. Então por que ele fingiu que não sabia onde poderíamos encontrar um carregador rápido??
Agora ele começou a sugerir que eu poderia pedir para ter a bateria substituída sob garantia.

Então parece que ele sabia de tudo e eu quase fui enganado.

Eles poderiam ter trocado as baterias por um furgão de 35 kWh?

Perdi a confiança no Maxus eDelivery3.
Neste ponto, acho que vou procurar um Env200.

Attachments

#8 ·
Neste ponto, acho que vou procurar um Env200.
Se você conhece os LEAFs, um e-NV200 lhe será familiar. Autonomia limitada; as versões de 40 kWh a partir de meados de 2018 tinham apenas 36 a 37 kWh de capacidade útil quando novas, mas para uma van é econômico (ou seja, eficiente em termos de energia). Sua grande vantagem será que um e-NV200 usado será mais barato que um eDeliver 3.

A corrosão da parte superior do amortecedor é uma coisa do Leaf e não afeta o e-NV200. Mas faça a troca do óleo da caixa de redução e espere todas as características dos freios do Leaf.

#13 ·
Descobri que estas carrinhas são muito sobrevalorizadas, incluindo por Dave & Kate, que inicialmente deram uma avaliação muito boa ao eDelivery 3, dizendo que é muito melhor que o eNV200.

Aqui estão os meus sinais de alerta:
- O eDelivery 3 é caro demais, enquanto os proprietários parecem ansiosos por se livrar dele muito cedo, jovens e com baixa quilometragem
- Um exemplo com tão baixa quilometragem a ter problemas de bateria num modelo de tão baixo volume.
- Os bancos eram medianos, pareciam baratos, não durarão 50.000 milhas, especialmente numa operação de entrega
- O painel de instrumentos é de outra era, o computador de bordo é uma piada
- Sem navegação? O que é isto, o Muro de Berlim ainda não caiu?
- Não há qualquer indicação do SOH (Estado de Saúde).
- A área de carga, embora maior que a do eNv200, parece muito propensa a amolgadelas, com paredes finas de aço de qualidade de lata de refrigerante
- O capô dianteiro tem um design estranho que precisa ser removido completamente para acessá-lo, eles não se preocuparam em colocar uma dobradiça e um suporte para mantê-lo levantado.
- As portas parecem extremamente frágeis, a porta deslizante parece um ímã de problemas que provavelmente precisa de lubrificação frequente e manuseio gentil.
- Não há porta-luvas

Esta é uma carrinha muito barata que é muito cara e os eDelivery 5 e 7 são ainda mais caros.

Eu evitaria.

Uma carrinha elétrica decente a um preço aceitável, é pedir muito?

Não entendo que a Nissan não tenha se preocupado em refazer o eNV200.
Eles poderiam tê-lo esticado, dado um chassi mais forte e colocado a bateria de 62 kWh. Eles também poderiam tê-lo vendido como um 8 lugares apertado, teria sido extremamente popular como táxi ou carrinha de transporte para aeroporto.

#14 ·
Não entendo que a Nissan não se tenha dado ao trabalho de refazer o eNV200.
Minha suposição é que teria sido caro para a Nissan fazer isso. O e-NV200 foi baseado no design de 2008 de seu ancestral a diesel e, suspeito, estava ficando sem oportunidades de vendê-lo em sua certificação de segurança grandfathered. Seu certificado NCAP era para os padrões de 2014 (3 estrelas) e pode ter precisado de algumas mudanças estruturais significativas para obter uma nova classificação de aprovação menos embaraçosa do que as zero estrelas do Zoe. Acho que se tivesse vendido tão bem quanto o Leaf, a Nissan talvez o tivesse melhorado, mas com apenas cerca de 20% de produção, provavelmente parecia que seria necessário muito investimento.

O erro estúpido foi encerrar a produção (e demolir a fábrica algumas semanas depois) quando não tinham um sucessor, o menor Townstar (o mesmo veículo que o Renault Kangoo e algo inesquecível com um emblema Toyota) só começou a ser vendido após um intervalo de um ano ou mais, e uma versão do tamanho do e-NV200 ainda mais tarde.

O e-NV200 foi um táxi londrino muito popular, como o Dynamo. Mecanicamente, não precisou de muitas mudanças, além da direção, para atender às regulamentações de táxi para o círculo de viragem. (Seu círculo de viragem é bom, mas não fantástico, para uma van pequena ou carro médio, e não tenho certeza de quanto o Dynamo mudou, se apenas a cremalheira de direção, ou se as juntas homocinéticas e a geometria da suspensão também tiveram que mudar.)

Para uma van pequena e econômica, um e-NV200 antigo e barato de 24 kWh e uma atualização da bateria para 50 kWh com um kit da China pode até ser econômico.