Speak EV - Electric Car Forums banner

VAUXHALL MOKKA ELECTRIC não arranca após acidente

18K views 55 replies 27 participants last post by  Ethanedwards  
#1 ·
2023 VAUXHALL MOKKA ELECTRIC não arranca após acidente, airbags disparados, ao tentar fazer uma ligação direta, todas as luzes acenderam, mas não entra em pronto e não consigo colocar na marcha a ré ou neutro.
ALGUÉM QUE SAIBA ALGO SOBRE CARROS ELÉTRICOS, PRECISO DE AJUDA, POR FAVOR.
NOVO EM CARROS ELÉTRICOS, ENTÃO COMO COLOCÁ-LO EM NEUTRO OU LIGÁ-LO.
OBRIGADO ANTECIPADAMENTE.

#2 ·
Suspeito que, ao ativar os airbags, o sistema de segurança também cortou o relé do inversor da bateria de alta tensão, caso algum dos módulos da bateria tenha sofrido danos. Você terá que mandar rebocar o veículo.

Espero que você e todos os envolvidos no acidente estejam bem.

#4 ·
Obrigado pela resposta rápida. Eu comprei assim da copart. Você sabe a localização do relé do inversor da bateria HV?
O inversor geralmente está conectado ao pacote principal da bateria sob o carro. Esteja ciente de que esses veículos operam em um sistema de 400 volts que tem amperagem suficiente para matá-lo. Eles não foram projetados para serem trabalhados por ninguém além de um mecânico de VE qualificado. Aconselho entrar em contato com uma oficina registrada na HEVRA para obter assistência.

#9 ·
Sempre que houver uma colisão, o módulo do airbag define um erro que pode impedir o carro de dar a partida. Se for uma colisão forte, um erro diferente é definido, que só pode ser corrigido por um procedimento especial na concessionária.

Você também pode verificar o fusível pirotécnico, ele normalmente é detonado em colisões fortes para desconectar rapidamente a bateria e precisará ser substituído posteriormente.
Em qualquer caso, você deve ser capaz de movê-lo para fora do estacionamento para N.

#11 ·
2023 VAUXHALL MOKKA ELECTRIC NÃO DÁ A PARTIDA APÓS ACIDENTE, AIRBAGS ACIONADOS, QUANDO TENTOU FAZER UMA CHUPETA, TODAS AS LUZES LIGARAM, MAS NÃO VAI PARA PRONTO E NÃO CONSIGO COLOCAR NA MARCHA RÉ, OU NEUTRO.
NOVO EM CARROS ELÉTRICOS, ENTÃO COMO COLOCAR NO NEUTRO OU DAR A PARTIDA.
Há uma razão para os BEVs fazerem isso.

É para que você tenha que tirar o pacote de baterias e toda a eletrônica de alta tensão para uma inspeção de segurança.

Se você comprou um BEV com perda total e tem que vir a um fórum da internet para procurar inspiração, acho que você fez uma compra imprudente. Venda-o como está.

Por que você acha que o seguro de BEVs é tão alto? Porque eles basicamente têm que ser totalmente desmontados e inspecionados quanto à segurança após cada 'batida'.

Bem-vindo ao Novo Mundo Bravo dos BEVs.

#12 ·
Há uma razão pela qual os BEVs fazem isso.

é para que você tenha que retirar a bateria e toda a eletrônica de alta tensão para uma inspeção de segurança.

Se você comprou um BEV com perda total e tem que vir a um fórum da internet para procurar inspiração, acho que você fez uma compra imprudente. Venda-o como está.

Por que você acha que o seguro de BEVs é tão alto? Porque eles basicamente têm que ser totalmente desmontados e inspecionados quanto à segurança após cada 'batida'.

Bem-vindo ao Novo Mundo Destemido dos BEVs.
Faz sentido. Eu não gosto deles de jeito nenhum. É devido à exigência de trabalho que eu tive que me mudar. Mas acho que preciso ficar longe dessas coisas.

#19 ·
2023 VAUXHALL MOKKA ELECTRIC NÃO DÁ A PARTIDA APÓS ACIDENTE, AIRBAGS EXPLODIRAM, QUANDO TENTOU DAR A PARTIDA, TODAS AS LUZES LIGARAM, MAS NÃO VAI PARA PRONTO E NÃO CONSIGO COLOCAR NA MARCHA RÉ, OU NEUTRO.

QUALQUER PESSOA QUE SAIBA ALGO SOBRE CARROS ELÉTRICOS, PRECISO DE AJUDA, POR FAVOR.
NOVO EM CARROS ELÉTRICOS, ENTÃO COMO COLOCAR EM NEUTRO OU DAR A PARTIDA.

Exatamente como @Aragorn disse, o fusível pirotécnico queimou. Absolutamente de forma alguma, faça um reparo DIY - é letal trabalhar dentro do compartimento da bateria sem o EPI e treinamento adequados - NÃO PENSE NISSO.

400V DC é absolutamente letal, e HAVERÁ 400V DC presente nos terminais expostos adjacentes ao fusível pirotécnico.

Ignore o acima se você for um técnico de VE qualificado com o EPI e treinamento apropriados. O EPI inclui luvas duplamente isoladas, sobreluvas de couro, proteção contra flash e um capacete com uma viseira de proteção contra flash certificada. Você também precisa de calçados com classificação VDE e tapetes com classificação VDE, juntamente com equipamentos de teste aprovados para testar as conexões com as quais você está trabalhando, além de uma unidade de prova de 400V DC para ter certeza de que seu testador morto está funcionando.

#20 ·
2023 VAUXHALL MOKKA ELECTRIC NÃO DÁ A PARTIDA APÓS ACIDENTE, AIRBAGS ACIONADOS, AO TENTAR FAZER UMA CHUPETA TODAS AS LUZES LIGARAM, MAS NÃO VAI PARA PRONTO E NÃO CONSIGO COLOCAR NA MARCHA RÉ, OU NEUTRO.
ALGUÉM QUE SAIBA ALGO SOBRE CARROS ELÉTRICOS, PRECISO DE AJUDA POR FAVOR.
Onde você está localizado?

#28 ·
A centralina do airbag SRS envia o sinal de colisão para outros computadores no barramento.

Se pode ser reiniciado ou não - não importa. Tem que sair de qualquer maneira.

Somente após a correção do sistema de airbag você pode passar para a próxima etapa - verificação dos componentes HV - substituição de quaisquer peças queimadas, etc.

Depois disso, um procedimento especial para reativar a operação HV é necessário.

É muito individual e difere de fabricante para fabricante.

#33 ·
2023 VAUXHALL MOKKA ELECTRIC NÃO DÁ A PARTIDA APÓS ACIDENTE, AIRBAGS ACIONADOS, AO TENTAR FAZER UMA CHUPETA, TODAS AS LUZES LIGARAM, MAS NÃO VAI PARA PRONTO E NÃO CONSIGO COLOCAR NA MARCHA RÉ, OU NEUTRO.
Olá kool,
Você conseguiu alguma ajuda? Também estou com o mesmo problema

#35 ·
Você sabe onde está o fusível pirotécnico?
Sim. No Corsa-e e Mokka-e, ele está localizado DENTRO do pacote de bateria de tração. Então você teria que 1 remover a bateria 2 dividir o pacote de bateria para ter acesso a ele. Altamente perigoso e requer treinamento/equipamento especializado.
Se você realmente quer fazer isso, eu sugiro que seria mais fácil e barato simplesmente descartar a bateria original e substituí-la por um pacote usado de um veículo sucateado. Mas, novamente, é necessário manuseio especializado de uma bateria de alta tensão.

#39 ·
Nos veículos elétricos Peugeot, o sistema de proteção de alta voltagem (HV) em caso de colisão funciona um pouco diferente em comparação com a Tesla e muitos outros veículos elétricos modernos. Este sistema também é usado em modelos como Mokka, DS, Corsa, e-208 e e-2008, pois compartilham componentes semelhantes.
Em um Peugeot, quando ocorre uma colisão, o Módulo SRS envia um sinal codificado "colisão detectada" para a ECU TB. Este código, geralmente algo como P1B28, aciona o sistema de proteção HV para desativar o HV Interlock Loop, cortando a energia da transmissão e do motor.
Em contraste, marcas como Tesla, Mercedes e Ford usam um fusível pirotécnico em tais situações. Quando acionado, este fusível detona, desconectando fisicamente os contatores e HVILs para desligar completamente o sistema HV.

#41 ·
Nos veículos elétricos Peugeot, o sistema de proteção de alta tensão (HV) em caso de colisão funciona um pouco diferente em comparação com a Tesla e muitos outros veículos elétricos modernos. Este sistema também é usado em modelos como Mokka, DS, Corsa, e-208 e e-2008, pois compartilham componentes semelhantes.
Em um Peugeot, quando ocorre uma colisão, o Módulo SRS envia um sinal codificado "colisão detectada" para a ECU TB. Este código, geralmente algo como P1B28, aciona o sistema de proteção HV para desativar o HV Interlock Loop, cortando a energia da transmissão e do motor.
Em contraste, marcas como Tesla, Mercedes e Ford usam um fusível pirotécnico em tais situações. Quando acionado, este fusível detona, desconectando fisicamente os contatores e HVILs para desligar completamente o sistema HV.
Olá Matt, isso significa que para ligar o carro, tudo o que você precisa fazer é remover os dados de colisão da central do airbag? Obrigado

#46 ·
Olá, sofri um acidente com um e208, o hardware travou e queria saber se você poderia ajudar. 2024 e208 gt. Apenas os cintos de segurança foram acionados, eu resetei a ecu srs. Recebi o código de interruptor interno da bateria hv aberto e não vai realizar a reativação. O painel diz modo de economia de energia e nada funciona, luzes, janelas, travas, etc.

#54 ·
Olá, e208 travado com hardware bloqueado e queria saber se você poderia ajudar. 2024 e208 gt. Apenas os cintos de segurança desligaram, eu resetei a ecu srs. Recebi o código da chave interna da bateria de alta tensão aberta e não irá realizar a reativação. O painel diz modo de economia de energia e nada funciona, luzes, janelas, fechaduras, etc.
Olá, conseguiu ligar o carro?

#47 ·
Olá pessoal, como vocês se saíram com o bloqueio HV no Peugeot? Eu faço bastante salvamento e fiz um Porsche Taycan no ano passado com airbags estourados e foi fácil redefinir a bateria HV assim que consegui o software de um fórum online, agora estou pensando em comprar um Peugeot 2008 elétrico danificado para a patroa, mas pensei em verificar primeiro qual é o procedimento de reinicialização nos pugs, pois não estou a fim de esgotar a bateria e dividi-la para substituir um pirotécnico ou o que quer que seja.