Speak EV - Electric Car Forums banner

ZE50 após atualização BMS LBC/LBC2 - SOH quase não mudou

1 reading
6.5K views 12 replies 5 participants last post by  Abeilard14  
#1 · (Edited)
Olá, condutores de Zoe,
Tenho um Zoe 50 R135 de março de 2020 e 16000km.
No ano passado, o SOH relatado pelo CanZE passou progressivamente de 94% para 75% (!) e notei um impacto real na autonomia neste inverno.
O valor "oficial" transmitido sem fio para a Renault passou de 97,5% no verão passado para 96,8% hoje, o que é muito mais realista.
Após várias solicitações ao meu revendedor, finalmente consegui que o procedimento ACTIS 64453 fosse aplicado (gratuitamente) na semana passada.
  • LBC passou de v521 para 556
  • LBC2 passou de v521 para 550
O problema que tenho é que o SOH pós-atualização só saltou para 82%, muito abaixo do que eu esperava.
É possível que o BMS precise de alguns ciclos profundos para recalibrar? Lendo outras postagens, eu esperava um salto imediato e perceptível para quase 100%.
Conversei com um técnico da Renault sobre isso e ele me disse que essa porcentagem obtida pode variar com o modelo do dongle OBD usado pelos clientes, mas isso me parece errado.

#2 ·
Você está verificando o valor SOH quando o carro está totalmente carregado a 100%?

Tente também pressionar os 2 pedais após carregar a 100% - acho que deve funcionar no ZE50 também - ele apagará todos os seus hábitos de condução anteriores e reaprenderá.

#3 ·
Olá, condutores de Zoe,
Tenho um Zoe 50 R135 de março de 2020 e 16000km.
No ano passado, o SOH relatado pelo CanZE foi progressivamente de 94% para 75% (!) e notei um impacto real na autonomia neste inverno.
O valor "oficial" transmitido sem fio para a Renault foi de 97,5% no último jantar para 96,8% hoje, o que é muito mais realista.
Após várias solicitações ao meu revendedor, finalmente consegui que o procedimento ACTIS 64453 fosse aplicado (gratuitamente) na semana passada.
  • LBC foi de v521 para 556
  • LBC2 foi de v521 para 550
O problema que tenho é que o SOH após a atualização só subiu para 82%, muito abaixo do que eu esperava.
É possível que o BMS precise de alguns ciclos profundos para recalibrar? Lendo outras postagens, eu esperava um salto imediato e perceptível para quase 100%.
Conversei com um técnico da Renault sobre isso e ele me disse que a porcentagem obtida pode variar com o modelo do dongle OBD usado pelos clientes, mas isso me parece errado.
Quando fiz essa atualização do BMS, no meu agora falecido ZE50, demorou algumas semanas de ciclos de carregamento para subir para 98% SOH. O técnico da DSG Morecombe me disse isso na época, que levaria algumas semanas. A autonomia e as milhas por kWh também flutuaram muito durante esse período.

#5 ·
Obrigado pelas suas respostas! Vou tentar o reset de dois pedais e monitorizar a evolução do SOH nas próximas semanas.
software que altera o que o SOH é exibido, faz exatamente isso. A saúde das células da bateria é a mesma. você não pode mudar a saúde REAL com software.
Sim, eu sei disso, mas isso tem um impacto no SOC exibido no painel. E eu quero ser capaz de aproveitar a capacidade da bateria que eu realmente tenho sem ser limitado por um limite inferior ao necessário.

#7 ·
Lamento dizer que isto está incorreto. Antes da atualização do BMS, o carro só me permitia carregar até cerca de 47 kWh. Após a atualização do BMS, permitiu-me carregar para mais de 51,5 kWh. Isto foi a partir dos dados do CanZE e foi corroborado por carregadores rápidos que permitiram que mais carga fosse fornecida ao carro após a atualização do BMS. A atualização do BMS certamente aumentou a autonomia na vida real.

#8 ·
Lamento dizer que isso está incorreto. Antes da atualização do BMS, o carro só me deixava carregar até cerca de 47 kWh. Após a atualização do BMS, ele me deixou carregar para mais de 51,5 kWh. Isso foi a partir dos dados do CanZE e foi corroborado por carregadores rápidos que permitiram que mais carga fosse fornecida ao carro após a atualização do BMS. A atualização do BMS certamente aumentou a autonomia real.
A questão é, o que exatamente define os 47kWh e 51,5kWh, verifique a voltagem das células a 100% antes e depois da atualização, você descobrirá que as células provavelmente terão a mesma voltagem a 100% de carga. O que significa que você não "ganhou" nenhuma capacidade. É apenas RELATADO de forma diferente. O software não altera a capacidade REAL ou o estado de saúde de uma célula.

#10 ·
O software de facto não pode alterar a capacidade real da bateria.
Mas pode ter dificuldades em estimar essa capacidade e, portanto, limitar em demasia a capacidade utilizável do condutor, ao julgar mal a profundidade da janela de descarga e impedindo mais carga/descarga do que o necessário.

No caso de Little_discourage, verificar a voltagem a 100% antes e depois pode não ter sido suficiente, pois o problema também pode estar relacionado com o buffer SOC inferior. Demasiada capacidade utilizável pode ter sido bloqueada nesta área devido ao BMS defeituoso.

#11 ·
Olá a todos,
Depois de 1 mês, o SOH ainda está preso em 82%.
O técnico da Renault com quem falei tentou culpar meu dongle OBD2 por fornecer valores errados, mas ele está apenas relatando o que o BMS está enviando para ele. Além disso, o impacto no alcance é definitivamente perceptível.
Eu ainda estou procurando a causa raiz.

#12 ·
As pessoas se preocupam demais com medidores e atualizações de BMS.

A atualização do BMS NÃO altera a saúde das suas baterias.
Ela pode alterar o NÚMERO que mostra, calculando-o de forma diferente, mas a sua bateria tem exatamente a mesma saúde, independentemente do BMS que você usa ou do firmware que ele usa.

O carro não tem tanta "margem superior". As células ultrapassam os 4v. A 4v, elas estão 97-98% carregadas
Image

#13 ·
Claro, como eu já disse, isso não muda a saúde "real" da bateria.
O problema é que limita mais do que o necessário a quantidade de energia que posso obter da bateria entre os 100% -> 0% relatados.
Eu experimentei isso várias vezes através do uso no mundo real e do histórico de dados de longo prazo que tenho da capacidade em kWh disponível a 100% SOC.
Novamente, eu concordo totalmente que a saúde REAL da bateria não é afetada, mas como o carro usa o BMS para calcular quanta capacidade eu posso usar, o impacto no alcance também é REAL.
Eu não me importaria de outra forma ;)