Speak EV - Electric Car Forums banner

Recomendações de Bateria Doméstica para 2025?

5.3K views 76 replies 18 participants last post by  Jimbo  
#1 ·
Comecei a analisar uma bateria doméstica para combinar com o Octopus IGO (sem painéis solares). Tenho espaço limitado e a instalação precisaria ser externa, o que limita um pouco as opções.

Vi alguns lugares anunciando PW3 + Gateway "a partir de" £7,5 mil instalados, embora a Costco os esteja vendendo por £8,5 mil. Nosso consumo médio indicaria uma bateria de ~10 kWh ideal, embora mesmo uma bateria de 5 kWh ajudasse se o custo fosse baixo o suficiente.

Alguma recomendação?

#13 ·
10,5 kWh de Pylontechs (3x US3000c) custam atualmente £1980, mais um inversor à sua escolha por menos de £1000
Cuidado para não perder de vista a floresta por causa de todas aquelas árvores👍
Droga, os preços caíram desde que comprei o meu! 3xUS3000C e um inversor Sofar de 3kW custaram £4700, incluindo IVA, há 2 anos. No ano passado, adicionei um US5000, que custou £1300, o mesmo que cada US3000C um ano antes. Eles me permitem usar quase toda a minha energia solar, então não preciso comprar cerca de 1000 kWh, economizando entre £70 e £270 por ano, e também me permite usar principalmente fora do horário de pico, economizando mais £800. As £6000 que gastei no total serão pagas em cerca de 6 anos, então ainda vale a pena.

#3 ·
Dê uma olhada em alguns dos varejistas de componentes para ter uma ideia dos preços das peças, há uma grande variação de preços entre os sistemas premium e a extremidade de baixo custo do mercado,

#5 ·
@Jeremy Harris e @Cheshirecat: vocês perderam um requisito: 'Ter espaço limitado e a instalação precisaria ser feita do lado de fora' Isso exclui qualquer coisa como Pylontech que vocês sugeriram, a menos que vocês os coloquem em um invólucro IP68.

Pessoalmente, eu sugeriria All-in-One da GivEnergy, que pode ser facilmente integrado ao IOG via, por exemplo, Home Assistant. Qualquer inversor GivEnergy com suas baterias separadas também servirá.

#6 ·
@Jeremy Harris e @Cheshirecat: vocês perderam um requisito: 'Ter espaço limitado e a instalação precisaria ser feita do lado de fora' Isso exclui qualquer coisa como Pylontech que você sugeriu, a menos que você os coloque em um gabinete IP68.

Eu pessoalmente sugeriria All-in-One da GivEnergy, que pode ser facilmente integrado ao IOG via, por exemplo, Home Assistant. Qualquer inversor GivEnergy com suas baterias separadas também servirá.
Nosso sistema Pylontech está dentro de um pequeno galpão do lado de fora, um destes: Loja de ferramentas de jardim com telhado à prova de vazamentos - 2 pés de largura

#9 ·
Eu duvido que você consiga ter condições ambientais corretas (destacadas em laranja abaixo) em tal galpão. A classificação IP20 significa que este pacote de bateria não tem proteção contra a entrada de umidade ou líquidos. Eu poderia concordar que você tem proteção adequada contra líquidos (ou seja, chuva, etc.) em tal galpão, mas muito limitada contra umidade.

#10 ·
O galpão excede IP 20 na realidade, muito facilmente. Lembre-se que o inversor e as baterias geram calor o tempo todo em que estão em uso, portanto, por física simples, eles nunca podem ser mais frios do que seus arredores, por isso é extremamente improvável que atraiam condensação em uso. Agora mesmo, por exemplo:

Image

Image

É muito óbvio que este não pode ser um ambiente de condensação, e isso ocorre durante uma situação climática bastante fria. Em tempo mais quente, o risco de atingir o ponto de orvalho é muito menor. O interior do galpão está em torno de 9°C (não consigo obter isso do HA, pois só é mostrado na tela do termostato do ventilador de resfriamento). O inversor é um aquecedor de galpão muito eficaz!

#14 ·
View attachment 203020

O interior do galpão está em torno de 9°C (não consigo obter isso do HA, pois só é mostrado no visor do termostato do ventilador de resfriamento). O inversor é um aquecedor de galpão muito eficaz!
Não tenho dúvidas de que o interior do galpão é aquecido por todo este equipamento. No entanto, para mim, 'Temperatura de Trabalho' é a temperatura ambiente ao redor do dispositivo. Portanto, se a temperatura externa for 3°C no momento e você acha que o interior do galpão está a 9°C, então a Pylontech estaria fora de seu envelope de trabalho recomendado para carregamento quando estiver -6°C lá fora. Bastante improvável no Reino Unido (depende de onde você mora), mas não impossível. E as baterias LFP não gostam de frio...

Desculpe por desviar este tópico...

#11 ·
Voltando ao tópico, longe dos galpões, vejo que a Fox lançou um sistema tudo-em-um de baixo custo, que parece uma unidade externa que contém um número de baterias do tipo rack, semelhante a um produto do tipo pilar externo. A maioria parece vir com um inversor híbrido, mas seu site indica uma opção com um inversor de bateria simples. Parece que pode ser estendido para 10kWh

Os inversores híbridos são ok operando apenas com bateria sem nenhum painel solar conectado?

O outro produto que chamou minha atenção foi o Dura5 externo, porque é muito fino, com apenas 90 mm de profundidade, por isso é útil se você não tiver muito espaço

#12 ·
Os inversores híbridos são adequados para operar apenas com bateria sem qualquer painel solar conectado?
Sim. Substituímos nosso Sofar ME3000Sp por um híbrido Sofar HYD3600 há algumas semanas e, no momento, ele está funcionando como um inversor acoplado a CA, assim como o ME3000SP. O plano é adicionar mais meia dúzia de painéis solares no telhado da garagem quando o tempo melhorar e alimentar o inversor com corrente contínua. A única diferença é que o HYD3600 possui um contator EPS embutido, o ME3000SP precisava de um separado para fazer interface com uma chave de transferência.

#41 ·
Eu paguei £1350 pelo meu último kit Seplos mason de 15,5 kWh - isso é muito, muito barato. O primeiro foi £1900 cerca de 6 meses antes.

31 kWh e um inversor de 8kW agora... preciso de mais energia solar, muito mais.

10 anos atrás eu estava comprando células CALB 210aH usadas de vans Peugeot Boxer elétricas recuperadas, e elas custavam perto de £100 por célula no mercado de usados. LFP prismático se tornou tão barato agora, é brilhante.
Como foi a construção do Seplos, eu estava pensando em fazer um? Algo no kit que precise ser adicionado, eles parecem oferecer o melhor valor por kWh no mercado agora.

#21 · (Edited)
Se você gosta de fazer você mesmo, então a sugestão de @HughF é a melhor. Se você ainda quer um bom custo-benefício e uma instalação simples, então a Pylontech ainda é a melhor.

É sempre uma questão de gosto, mas tanto as opções Pylontech quanto as Seplos Mason têm muitos seguidores e uma boa reputação de confiabilidade. Se eu fosse começar de novo, eu iria para o sistema que @HughF sugeriu, mas na época eu senti que valia a pena pagar um pouco mais por um sistema "plug and play". Depende muito da disposição de qualquer pessoa em entrar nos detalhes da fiação de um sistema, com alguma ênfase nos riscos associados aos sistemas de alta corrente, bem como aos associados aos equipamentos de tensão de rede. Nada disso é ilegal, mas precisa de bom senso e um respeito saudável pelos riscos envolvidos.

#22 ·
Se você gosta de fazer você mesmo, então a sugestão de @HughF é a melhor. Se você quer valor pelo dinheiro e simplesmente instalação, então a Pylontech ainda é a melhor.

É sempre uma questão de circunstâncias, mas tanto as opções Pylontech quanto as Seplos Mason têm um forte acompanhamento com uma boa reputação de confiabilidade. Se eu fosse começar de novo, eu iria para o sistema que @HughF sugeriu, mas na época eu senti que valia a pena pagar um pouco mais por um sistema "plug and play". Depende muito da disposição de alguém em entrar nos detalhes da fiação de um sistema, com alguma ênfase nos riscos associados a sistemas de alta corrente, bem como aqueles associados a equipamentos de tensão de rede. Nada disso é ilegal, mas precisa de bom senso e um respeito saudável pelos riscos envolvidos.
Eu fui desencorajado pelo pylontech pelo fato de que eu não tinha espaço para um rack de servidor na minha varanda. A caixa vertical Mason se encaixou bem contra a parede.

Se eu cobrir meu telhado com energia solar, posso considerar adicionar mais 15kWh à configuração para me levar a 45.

#25 ·
Alguma recomendação?
Tenho um inversor AC GivEnergy antigo e uma bateria de 5,2 e 2,6.

Se fosse fazer de novo, acho que evitaria a GE, pois você está preso ao ecossistema deles e seus BMS às vezes têm problemas com o gerenciamento de duas baterias.

Se você tiver as habilidades, certamente siga os conselhos acima e não use a GE.

O que é realmente fundamental é como o BMS funciona com várias baterias e o suporte se algo der errado.

Então, eu faria a devida diligência nessas coisas.

Meus problemas com as baterias tendem a ocorrer quando estou jogando o jogo de exportação com a Agile. Muita carga/descarga parece causar problemas no BMS.

Se o seu caso de uso for uma simples carga noturna e descarga constante, isso causa menos problemas.

O outro ponto-chave para manter o BMS feliz é descarregar e recarregar totalmente o sistema regularmente para mantê-lo devidamente calibrado.

Finalmente, é melhor ter o sistema um pouco abaixo da sua necessidade para que você faça o melhor uso do dinheiro que gasta.

#26 ·
Eu tenho um inversor AC GivEnergy antigo e uma bateria de 5,2 e 2,6.

Se eu estivesse fazendo isso de novo, acho que evitaria a GE, pois você está preso ao ecossistema deles e seus BMS às vezes têm problemas com o gerenciamento de duas baterias.

Se você tiver as habilidades, certamente siga o conselho acima e não use GE.

O que é realmente fundamental é como o BMS funciona com várias baterias e o suporte se algo der errado.

Então, eu faria a devida diligência nessas coisas.

Meus problemas com as baterias tendem a ocorrer quando estou jogando o jogo de exportação com o Agile. Muita carga/descarga parece causar problemas no BMS.

Se o seu caso de uso for uma carga simples à noite e descarga constante, isso causa menos problemas.

O outro ponto-chave para manter o BMS feliz é descarregar e recarregar totalmente o sistema regularmente para mantê-lo devidamente calibrado.

Finalmente, é melhor ter o sistema um pouco abaixo da sua necessidade para que você faça o melhor uso do dinheiro que gasta.
+1 para a devida diligência, eu tenho um sistema Growatt e, embora tenha sido bastante à prova de falhas, posso ter que descartá-lo e começar de novo devido à saída de 3kw do inversor e à capacidade máxima da bateria ser menor do que precisamos depois de ter uma bomba de calor, em retrospectiva, deveria ter recebido um sistema que pudéssemos trocar peças como o inversor, pois nossas necessidades mudaram

#27 ·
Tentar adivinhar o futuro é sempre difícil e a nova tecnologia pode tornar as escolhas originais redundantes.

Certamente, se você acha que vai aumentar o uso de eletricidade, então o desempenho do inversor é fundamental.

A tecnologia de baterias está amadurecendo, mas ainda acho que talvez estejamos na vanguarda por mais alguns anos.

Os sistemas GE foram lançados para pessoas com pouca experiência técnica e o fórum GE está vendo um aumento naqueles com conhecimento mínimo tentando lidar com falhas e supostas falhas porque eles não entendem a tecnologia.

A GE como empresa está sofrendo dores de crescimento e má gestão sênior à medida que cresce. Eles aparentemente perderam muitos funcionários da central de atendimento e fizeram escolhas ruins de gerenciamento de lançamento que agravaram os problemas de suporte.

#29 ·
Tentar adivinhar o futuro é sempre difícil e a nova tecnologia pode tornar as escolhas originais redundantes.

Certamente, se você acha que vai aumentar o uso de eletricidade, então o desempenho do inversor é fundamental.

A tecnologia de bateria está amadurecendo, mas ainda acho que estamos talvez na vanguarda por mais alguns anos.

Os sistemas GE foram lançados para pessoas com pouca experiência técnica e o fórum GE está vendo um aumento naqueles com conhecimento mínimo tentando lidar com falhas e falhas percebidas porque não entendem a tecnologia.

A GE como empresa está sofrendo dores de crescimento e má gestão sênior à medida que cresce. Aparentemente, eles perderam muitos funcionários da central de atendimento e fizeram más escolhas de gerenciamento de lançamento que agravaram os problemas de suporte.
Infelizmente, existem muitos problemas em torno de empresas que não são tão competentes quanto poderiam ser neste setor. Tem sido o mesmo por anos, no entanto. Eu costumava visitar regularmente exposições no centro de construção de casas em Swindon, e quase sempre havia um ou dois novos fornecedores de energia solar, bateria ou bomba de calor lá. Infelizmente, muito, muito frequentemente, seu próprio conhecimento dos produtos que estavam vendendo era muito limitado, às vezes perigosamente. O fórum de construção de casas em que eu costumava estar estava cheio de observações como esta.

Um problema parece ser muito frequentemente que os fabricantes de kits importados (e a maioria deles é importada) não são ótimos em fornecer treinamento técnico detalhado e suporte a seus agentes. A barreira da linguagem por si só é suficiente para causar desafios. Lembro-me de perguntar a um fornecedor do Reino Unido sobre as características de seu inversor de bateria acoplado CA, especificamente se havia um link N para PE quando ele estava funcionando no modo fora da rede. Eles não puderam me dizer e também não conseguiram obter uma resposta do fabricante.

Isso é bastante fundamental para poder usar o sistema fora da rede. No final, fui ao local deles e fiz algumas medições em sua plataforma de demonstração. Estes mostraram que o fornecimento era IT quando no modo fora da rede (assim como os sistemas EV V2L) e, portanto, um link N para PE externo era necessário nesse modo. Fiz algumas alterações em sua plataforma de demonstração (apenas adicionei um bloco de contato adicional ao TS) e isso tornou a unidade segura para uso em instalações no Reino Unido. O que é preocupante é que esta empresa já havia instalado muitos desses sistemas, todos operando como IT quando no modo fora da rede. Não é inerentemente perigoso, não é diferente de usar V2L ou um gerador portátil, mas não é tão seguro quanto deveria ser.

#31 ·
Ir ao local é sempre a melhor aposta, pode não ser o mais barato inicialmente, mas você tem uma boa chance de conseguir manutenção e serviço nos próximos anos, de alguém que entenda a instalação. O problema com as empresas de marketing que surgiram para lucrar com subsídios, etc., é que muitas vezes elas são muito melhores em marketing e publicidade do que no lado técnico. Muitas vezes, eles apenas subcontratam o trabalho de qualquer maneira, então você acaba pagando por duas empresas, em vez de apenas uma.

É sempre um desafio encontrar alguém que seja competente, no entanto. Honestamente, não sei a melhor maneira de encontrar alguém, pois as pessoas realmente boas muitas vezes não precisam anunciar, pois recebem mais trabalho do que podem lidar com a recomendação boca a boca. Mas dificulta encontrá-los se você estiver fora desse ciclo. O que aprendi ao construir esta casa foi que você pode pegar pessoas boas de outras profissões. Por exemplo, ouvi falar de um decorador do nosso gesseiro (que acabou sendo muito bom mesmo). Por sua vez, isso levou a uma recomendação para um ladrilhador que fez um excelente trabalho de colocação de toneladas de piso de travertino. Em geral, as pessoas não recomendarão outras profissões que não sejam tão boas, porque isso reflete mal nelas se algo der errado.

#56 ·
Este tópico gerou uma recomendação de top 3 que as pessoas podem analisar para ver como atenderão às suas necessidades/desejos? Em termos de soluções prontas e não de construções próprias.

Se eu mudar de casa este ano, o que é uma possibilidade, eu vou querer fazer isso. Se eu não fizer isso, e em vez disso fizer alguma reforma bastante grande, além de reformas na minha casa atual, provavelmente aproveitarei a oportunidade para reformar meu kit. Como @Thomas Carter, eu tenho um inversor híbrido Growatt e baterias, que, embora estáveis, não são adequados para o meu perfil de uso e mudanças de energia desde que eu originalmente instalei tudo.

Minha lista de opções é GivEnergy All-in-One com Gateway, Tesla Powerwall 3 com Gateway, ou baterias Pylontech US5000-B com um inversor híbrido adequado, mas um que eu possa integrar no Home Assistant.

GivEnergy e Tesla são baterias de capacidade fixa, e eu precisaria de duas de cada para cobrir minha capacidade. Com a Pylontech, eu poderia começar com 3, mas crucialmente adicionar mais tarde (eu mesmo, sem necessidade de pagar a outra pessoa para fazer uma instalação) até um máximo de 6 sem muito esforço.

A única outra opção que eu selecionei para potencialmente substituir uma das minhas opções é o Sigenergy SigenStor 5-em-1, mas não encontrei nenhuma informação sobre o quão bem ou não ele pode se integrar ao Home Assistant.

Aceitando que um fórum pode ser frequentemente mais negativo devido à natureza das postagens de pessoas que destacam problemas mais do que o sucesso, agora estou menos convencido de que a GivEnergy é a resposta certa.

owns 2025 Kia EV6 GT-Line S
  • Like
Reactions: Rbrian
#57 ·
Aceitar um fórum pode ser muitas vezes mais negativo devido à natureza das publicações de pessoas que destacam mais problemas do que sucesso
Sim, um ponto justo e eu não tenho um tudo-em-um da GE.

Com base no que eu sei agora, desde que recebi a bateria pela primeira vez, minha opinião pessoal é que, se você tiver as habilidades, vá para o Pylontech, pois você está no controle e, desde que o HA continue sendo suportado (acho que isso é 100% uma aposta segura), então você pode crescer e adaptar sua solução.

Para quem não tem as habilidades, eu iria para a Tesla, pois acho que essa empresa tem melhor longevidade.

A GE seria a 3ª escolha, mas ainda é uma escolha válida, pois o preço pode influenciar as pessoas. A GE está sofrendo com dores de crescimento, pois a empresa está em transição de uma start-up para uma grande empresa. Se a administração puder aprender e se adaptar, ainda poderá ser uma boa empresa...

#58 ·
É talvez principalmente sobre o inversor e sua interface, etc.? Se você conseguir um bom inversor e gateway que seja fácil de gerenciar, então deve fazer sentido ter baterias mais baratas. O problema talvez seja que empresas como GE e Tesla estão te amarrando ao seu ecossistema, mas outras opções podem não oferecer o mesmo nível de recursos. Existe um inversor de ponta bem classificado e com recursos (não sei, talvez solaredge) que seja compatível com baterias de terceiros (como pylon tech)? Essa será uma opção disponível?

#60 ·
É talvez principalmente sobre o inversor e sua interface, etc.?
Se você tiver um bom inversor e gateway que seja fácil de gerenciar, então deve fazer sentido ter baterias mais baratas. O problema talvez seja que empresas como GE e Tesla estão te prendendo ao seu ecossistema, mas outras opções podem não oferecer o mesmo nível de recursos.

Existe um inversor de ponta bem classificado e com recursos (Idk talvez solaredge) que seja compatível com baterias de terceiros (como pylon tech)? Essa será uma opção disponível?
Eu concordo, especialmente sobre empresas que querem prender as pessoas em seus próprios sistemas proprietários. A opção que @Leonids menciona é boa. O kit Victron é absolutamente sólido, existe há anos e é muito respeitado pela comunidade off-grid. Também é extremamente versátil e pode ser usado com uma ampla gama de baterias de 48V e funcionará com quase qualquer sistema de controle, do seu próprio a algo como o Home Assistant.

Baterias de rack fazem muito sentido para quem acha que pode precisar mudar ou atualizar seu sistema, pois sendo modulares e trabalhando em uma voltagem segura, são uma mudança DIY fácil. Minha preferência seria por baterias de rack Pylontech, simplesmente porque estou executando seis delas há mais de três anos e elas estão impecáveis.

#61 ·
Nós temos um inversor CA GE e 15 kWh de baterias, além de um inversor fotovoltaico separado (com uma tarifa FIT).

Se eu fosse fazer tudo de novo, seria com um kit Victron e uma bateria de rack Fogstar de 30 kWh.
Bom ponto sobre a Victron - Um kit Victron e um kit de células Fogstar LiFePo4 poderiam ser o sistema DIY mais barato que você pode obter, sendo ainda bastante à prova de bombas e de alta qualidade?

#62 ·
O kit Victron é muito bom (já usei antes), assim como o Schneider (que era Xantrex, que era Trace) e o Outback.

Para um 'desempenho por cm3 de espaço físico', eu provavelmente sugeriria Sunsynk. Sua unidade de 8kW é muito capaz. Tem seus problemas, com certeza, mas eu diria que é provavelmente melhor do que as coisas da Outback que eu estava usando antes.

A Victron parece ser um pouco limitada em suas ofertas mppt, em comparação com os inversores híbridos.

#64 ·
O kit Victron é muito bom (já usei antes), assim como o Schneider (que era Xantrex, que era Trace) e Outback.

Para um 'desempenho por cm3 de espaço físico', eu provavelmente sugeriria Sunsynk. Sua unidade de 8kW é muito capaz. Tem seus problemas, claro, mas eu diria que é provavelmente melhor do que as coisas da Outback que eu estava usando antes.

A Victron parece ser um pouco limitada em suas ofertas de mppt, em comparação com os inversores híbridos.
Sim, Sunsynk seria minha alternativa de orçamento para Victron.

#73 ·
Para sua informação (e só para deixar claro que esta não é uma recomendação!), os regulamentos de fiação não se aplicam a nenhum circuito SELV, e baterias de 48V e toda a fiação e conexões associadas, aparelhagem, fusíveis, etc., se enquadram nesta categoria. Quando se trata do lado de baixa tensão (essencialmente tensão da rede), embora os regulamentos de fiação (atualmente BS7671:2018 Amndt 3) se apliquem, nenhuma lei é violada por uma pessoa competente que realiza trabalhos de acordo com esses regulamentos. Os regulamentos não são lei e ninguém pode ser processado por não cumpri-los, embora obviamente seria um pouco louco não fazê-lo. O único problema legal com o trabalho de bricolage em circuitos de baixa tensão é a Parte P dos regulamentos de construção, e eles se aplicam apenas na Inglaterra e no País de Gales (não na Escócia, não tenho certeza sobre a Irlanda do Norte ou a Ilha de Man, etc.). Além disso, não há legislação que impeça um amador de se candidatar ao seu órgão de controle de construção local e solicitar que ele certifique a conformidade de acordo com a Parte P dos regulamentos de construção, da mesma forma que você pode fazer se estiver construindo uma extensão ou instalando novas janelas.

Os órgãos de classe fazem o possível para tentar tornar as coisas uma loja fechada, mesmo a ponto de agora se recusarem a permitir que membros aposentados façam qualquer trabalho que se enquadre na Parte P por aqui. Não é nada menos que protecionismo e extremamente irritante para aqueles que estão aposentados, são competentes, têm décadas de experiência e, no entanto, não podem instalar um novo circuito em sua própria casa.

#74 ·
Para sua informação (e só para deixar claro que esta não é uma recomendação!), os regulamentos de fiação não se aplicam a nenhum circuito SELV, e baterias de 48V e toda a fiação e conexões associadas, equipamentos de manobra, fusíveis, etc., se enquadram nesta categoria. Quando se trata do lado de baixa tensão (essencialmente tensão de rede), embora os regulamentos de fiação (atualmente BS7671:2018 Amndt 3) se apliquem, nenhuma lei é violada por uma pessoa competente que realiza trabalhos de acordo com esses regulamentos. Os regulamentos não são lei e ninguém pode ser processado por não cumpri-los, embora obviamente seria um pouco louco não fazê-lo. O único problema legal com o trabalho de bricolage em circuitos de baixa tensão é a Parte P dos regulamentos de construção, e eles se aplicam apenas na Inglaterra e no País de Gales (não na Escócia, não tenho certeza sobre a Irlanda do Norte ou a Ilha de Man, etc.). Além disso, não há legislação que impeça um amador de se candidatar ao seu órgão de controle de construção local e solicitar que ele certifique a conformidade de acordo com a Parte P dos regulamentos de construção, da mesma forma que você pode fazer se estiver construindo uma extensão ou instalando novas janelas.

Os órgãos comerciais se esforçam ao máximo para tentar fazer as coisas uma loja fechada, mesmo a ponto de agora se recusarem a permitir que membros aposentados façam qualquer trabalho que se enquadre na Parte P. Não é nada menos que protecionismo e extremamente irritante para aqueles que estão aposentados, competentes, têm décadas de experiência e, no entanto, não podem conectar um novo circuito em sua própria casa.
Qual é a definição de uma pessoa competente? Não tenho nenhum treinamento ou qualificações elétricas, mas tenho alguma experiência e pesquisei minuciosamente antes de fazer o trabalho. Considero-me competente, mas duvido que isso se sustente em um tribunal.

#77 ·
Muito obrigado a todos pelas vossas recomendações! Os produtos Dura5 e SigEnergy parecem cumprir os requisitos, no entanto, a documentação do Dura5 é muito escassa e contraditória - todos os que o vendem classificam-no como IP65, mas o manual online indica IP20 (!). O problema com o SigEnergy é que a gateway é bastante grande e precisaria ser montada na parede.

Também tenho um desafio, pois a parede externa que quero usar tem 90 mm de EWI instalados, o que dificultará a ancoragem de um peso de 140 kg++. Ambas as soluções podem ser montadas no chão, mas precisariam ser ancoradas de alguma forma...