Speak EV - Electric Car Forums banner
61 - 80 of 108 Posts
Discussion starter · #61 ·
Parece-me uma melhoria, pois o aquecimento ocorre diretamente dentro da ficha de 13A, onde estão os contactos de mola que podem perder a sua mola, oxidar um pouco e aumentar a resistência, etc. Mas não sou eletricista!

Discussion starter · #63 ·
Que problema? Carregador sobreaquecendo e desligando? Plugue ficando muito quente? Você cortou o plugue para mudar para um diferente e encontrou mais fios do que o esperado? Precisamos de mais detalhes, por favor.

Desculpe, comecei tão desinformado…

Eu registrei apenas um problema, o carregador pisca Falha.
Enquanto isso, eu já o abri para ver meus fios e medir a resistência entre eles e o fio terra, aqui estão os resultados:
(o carregador não foi usado nos últimos dias)
3,6 kOhm rosa/marrom <> terra
3,6 kOhm rosa/preto <> terra
0,7 kOhm preto <> terra

Causa isso um problema com resistores?
Qual usar para substituir?

Image

Image

Image

Image

Image

Andy, obrigado por seus esforços!

Discussion starter · #65 ·
Na sua última foto, a versão do hardware é 1.5.0. Termistores medem 3,6 Kohm.
Eu tenho uma foto de uma placa semelhante, mas a versão do hardware é 1.5.4, termistores em torno de 12K ohm à temperatura ambiente.

Em primeiro lugar, identifique exatamente qual combinação de luzes piscando você vê. Esta foto da parte traseira de um Aptiv mostra um diagrama para identificar qual falha você tem. Deve haver um com seu carregador.
Image

Por favor, poste também uma foto da parte traseira do seu carregador, ajuda a saber qual é a data, etc.

É bem possível que eles tenham alterado o valor do termistor em algum momento. Valores mais baixos como 3,6 Kohm significam que um pouco mais de corrente passa do que para um termistor de 10K, então haverá um pouco mais de autoaquecimento, o que alterará a estimativa da temperatura!
Eles podem ter aumentado a resistência para reduzir esse efeito. Você pode tentar colocar resistores de 10 Kohm das 2 conexões do termistor para a conexão preta, mas não tenho certeza se isso ajudará.

Como seus 2 termistores leem o mesmo, eles parecem estar ok para mim. Quão provável é que 2 termistores com classificação de 10 kOhm tenham cozinhado exatamente da mesma maneira, sofrido os mesmos danos e ambos tenham caído para cerca de 4K (a 25C, meu palpite)?

Na sua última foto, a versão do hardware é 1.5.0. Termistores medem 3,6 Kohm
Eu tenho uma foto de uma placa semelhante, mas versão de hardware 1.5.4, termistores em torno de 12K ohm à temperatura ambiente.

Em primeiro lugar, identifique exatamente qual combinação de luzes piscando você vê. Esta foto da parte traseira de um Aptiv mostra um diagrama para identificar qual falha você tem. Deve ser um com o seu carregador.
View attachment 182784

Por favor, poste também uma foto da parte de trás do seu carregador, ajuda a saber qual é a data, etc.

É bem possível que eles tenham alterado o valor do termistor em algum momento. Valores mais baixos como 3,6 Kohm significam que um pouco mais de corrente passa do que para um de 10K, então haverá um pouco mais de autoaquecimento, o que alterará a estimativa da temperatura! Então, eles podem ter aumentado a resistência para reduzir esse efeito. Você pode tentar colocar resistores de 10 Kohm das 2 conexões do termistor para a conexão preta, mas não tenho certeza se isso ajudará.

Como seus 2 termistores leem o mesmo, eles parecem estar ok para mim. Qual a probabilidade de 2 termistores com classificação de 10 kOhm terem sido cozidos exatamente da mesma maneira, sofrido os mesmos danos e ambos caírem para cerca de 4K (a 25C, meu palpite)?
Esse é o meu modelo de carregador (foto abaixo) e ele pisca em uma linha antes do último.

Estou carregando durante a noite, então é sempre hora de carregar com uma corrente mais baixa (definida no carro, acho que é 6A, ob BMW 225xe).

Já estou na farnell pronto para pedir novos Termistores, o que você sugere, quais valores tomar, apenas 10kOhm ou também alguns outros (mais ou menos)??
Image

Discussion starter · #67 ·
Parece-me que a penúltima linha significa "Falha", e não é a coluna "Temperatura". Antes de gastar dinheiro na Farnell (você pode encontrar cpc.farnell.com um pouco mais barato para pequenas quantidades, mas a escolha deles é muito menor), sugiro que você experimente alguns resistores de 10k Ohm. Eles se parecerão com termistores fixados em 25C, assumindo que este queira termistores de 10 kOhm. Se isso resolver o problema, então vale a pena comprar os termistores.

Os 10K que sugiro são do tipo NTCLE100E3103. Há muito por onde escolher, então observe o preço, alguns são enviados do exterior, alguns vêm em 100s, etc. Você não precisa de alta precisão.

Mas, para ser honesto, não acho que este seja o problema.

Parece-me que a penúltima linha significa "Falha", e não é a coluna "Temperatura". Antes de gastar dinheiro na Farnell (cpc.farnell.com pode ser um pouco mais barato para pequenas quantidades, mas a escolha deles é muito menor), sugiro que experimente alguns resistores de 10k Ohm. Estes parecerão termistores fixos a 25C, assumindo que este quer termistores de 10 kOhm. Se isso resolver o problema, vale a pena comprar os termistores.

Os de 10K que sugiro são do tipo NTCLE100E3103. Há muito por onde escolher, por isso veja o preço, alguns são enviados do estrangeiro, alguns vêm em 100s, etc. Você não precisa de alta precisão.

Mas, para ser honesto, não acho que este seja o problema.
Obrigado Andy. Sim, está a piscar. Então você sugere comprar 10kOhm normais como está nos seus manuais. E quais, os menores e os maiores também? Eu quero tentar.

O que você acha que também poderia ser o problema?

Discussion starter · #70 ·
É sua decisão quais resistores experimentar. Os carregadores que reparei usavam termistores que são de 10 kOhms a 25°C. A Farnell tem uma ficha de dados que informa a que resistência isso cai em torno de 60-70°C, suponho que isso possa estar perto do ponto em que eles disparam devido ao superaquecimento. E quando está mais frio, a resistência será maior.

Então, quanto menor a resistência que você tentar, maior a probabilidade de o carregador pensar que está muito quente.

Além disso, não posso dar mais nenhum conselho. Você sabe tanto quanto eu, o que não é muito. Não tenho nenhum diagrama de circuito para me ajudar.

@Nuno, aqui está uma foto dos termistores dissecados de uma ficha do Reino Unido.
View attachment 171502

Os fios parecem ser os mesmos que os seus e, assumindo que escolhi o termistor de substituição correto, espero ver 10 kOhms a 25C.

Na sua publicação, você disse: "Eu medi a resistência e em todos os 3 fios o valor está próximo de 284kohm com a ficha conectada a 220v e 0,0 ohm quando desconectada." Por favor, NÃO fique mexendo por dentro enquanto estiver conectado a 220V! Arriscando todo tipo de problemas, se você escorregar com o medidor, é fácil curto-circuitar algo e tudo explode.

Você NÃO quer 220V por perto, e não precisamos disso, enquanto estamos verificando os termistores e a fiação para a ficha de alimentação!

Os 12k Ohms que você mediu do fio preto para os outros 2 fios estão bons, então seus termistores não são o problema. Sinta-se à vontade para aquecer a ficha usando um secador de cabelo, a resistência do termistor Viskay 10k, acredito que esteja próxima da peça real, mudará de 10 kOhm a 25C e cairá para 3,6 kOhma a 50C. Estou esperando ver uma queda na resistência desse tipo.

A resistência à terra desses fios (290 kOhms) é totalmente irrelevante e desconhecida. Alguns EVSEs conectam uma extremidade dos termistores ao pino de terra dentro da ficha, o que este claramente não faz.

Você diz que a resistência dos cabos de alimentação grossos em todos os lugares está boa. Neste caso, concordo com Spiny que é provável que seja uma falha no fornecimento de baixa tensão em algum lugar.
Olá Nuno, Boa noite.
Estive a ler a publicação da reparação de uma ficha de um carregador EV, no entanto para o mercado UK.
Eu tenho um Zoe com um carregador APTIV IC-CPD B-G27-P62-16A-RE.
Esta semana parti um pino do terminal SCHUKO do meu carregador e pensei que seria muito fácil substituir a ficha, mas na verdade não é.
Começo pelo facto de existirem 5 fios, 3 normais para Fase Neutro e Terra, no entanto verifico mais 2 adicionais, um cinzento e outro vermelho.
Depois de começar a ler, verifiquei que esses dois fios adicionais seriam o CP e PP que ainda não consegui identificar qual é qual.
No entanto, ao tentar extrair o máximo de informação sobre o terminal SHUKO antigo, verifico que o fio vermelho não tem qualquer continuidade.
Apenas o cinzento está ligado a qualquer coisa que não consegui identificar, porque quando cortei o disco drill ficou danificado.
Foi aí que comecei a ler este POST e que algumas coisas começaram a fazer sentido.
No meu caso só tenho 5 fios, ou seja não existe o fio preto.
No entanto, e uma vez que o fio vermelho não tem qualquer continuidade, pensei que poderia utilizar este termistor ligado ao fio cinzento e ao fio terra.
Será esta uma possibilidade? e o termistar a utilizar será igual ao testado aqui no vosso caso? (Vishay NTCLE100E3103)

Muito obrigado desde já pela ajuda
Vítor Pereira

Discussion starter · #72 ·
Olá Nuno, Boa noite. Estava a ler a publicação sobre a reparação de uma ficha de carregador de VE, no entanto, para o mercado do Reino Unido. Tenho um Zoe com um carregador APTIV IC-CPD B-G27-P62-16A-RE. Esta semana parti um pino no terminal SCHUKO do meu carregador e pensei que seria muito fácil substituir a ficha, mas na verdade não é. Começo com o facto de existirem 5 fios, 3 normais para Neutro, Fase e Terra, no entanto, verifico 2 adicionais, um cinzento e um vermelho. Depois de começar a ler, percebi que estes dois fios adicionais seriam CP e PP, que ainda não consegui identificar qual é qual. No entanto, ao tentar extrair o máximo de informações possível sobre o antigo terminal SHUKO, noto que o fio vermelho não tem continuidade. Apenas o cinzento está ligado a algo que não consegui identificar, porque quando cortei o disco da broca, foi danificado. Foi então que comecei a ler este POST e algumas coisas começaram a fazer sentido. No meu caso, só tenho 5 fios, ou seja, não existe fio preto. No entanto, como o fio vermelho não tem continuidade, pensei que poderia usar este termistor ligado ao fio cinzento e ao fio terra. É uma possibilidade? e o termistor a ser usado será o mesmo que o testado aqui no seu caso? (Vishay NTCLE100E3103) Muito obrigado desde já pela sua ajuda Victor Pereira

Discussion starter · #73 ·
Há alguma confusão acontecendo aqui.

Se a ficha danificada for a que vai para a parte elétrica da casa, então os 2 fios estão relacionados com a verificação da temperatura do termistor. Precisamos ver uma foto da unidade Aptiv para saber o que está acontecendo. Podem ser os 2 fios que vão para cada extremidade de um único termistor. Ou pode haver 2 termistores, cada um com um único fio, e as outras extremidades dos 2 termistores vão ambos para o fio terra grande. Não há CP ou PP perto desta ficha de alimentação.

Se a ficha danificada for a que vai para o carro, não há termistores e os 2 fios são fios CP e PP. Mais uma vez, por favor, publique algumas fotos.

Discussion starter · #77 ·
Seu Aptiv é um modelo B-G27-P62-16A-RE.
Os Aptivs que vi e consertei são B-G03-PO5-10A-BM.
O seu parece ser classificado como 16A, os outros são classificados como 10A. Suponho que seja isso que os 16A e 10A nos números dos modelos significam.

Você tem 2 fios, os outros têm 3. Os seus 2 parecem estar terminados com um capacitor de baixa tensão nos 2 fios, e depois outro para a Terra. Não acho que sejam termistores - eu esperaria marcações como as faixas de cores que os resistores têm.

Não posso aconselhá-lo mais, pois não tenho nenhuma informação como um diagrama de circuito ou a capacidade de verificar esses componentes. Você pode dessoldá-los e ver se são realmente capacitores, mas isso depende de você. Suspeito que não haja verificação de temperatura acontecendo dentro desta tomada específica. Mas sem um diagrama de circuito ou manual de instruções, não tenho como saber.

Desculpe, não posso ajudar mais do que isso.

Discussion starter · #78 ·
Eu já resolvi o problema.
Eu não tinha um Vishay NTCLE100E3103, então usei 2 NTC 10K e funcionou.
Por enquanto, acho que o problema está resolvido.
Muito obrigado a todos
Bem feito! Mas por favor, verifique a taxa de mudança da resistência com a temperatura. E como exatamente você os conectou? Com apenas 2 fios, eu esperaria que ambos os termistores fossem conectados à Terra em uma extremidade com um único fio para as outras 2 extremidades.
Você instalou esses componentes verdes sozinho? Eles estão lá junto com os termistores?

Já tentei aquecer o sistema e funciona, a luz vermelha no carregador começa a piscar. Quando a temperatura começa a diminuir, a luz vermelha apaga-se e a luz da temperatura acende-se e, para terminar, quando a temperatura é normal, começa a carregar e as luzes vermelhas estão todas apagadas.
As minhas ligações são semelhantes à imagem na publicação #52, os componentes verdes na minha imagem são os 2 termistores (NTC 10K).
No meu caso, o roxo é o fio vermelho, e o laranja é a TERRA e o branco é branco

61 - 80 of 108 Posts