Speak EV - Electric Car Forums banner

Serviço de ar condicionado Golf GTE

1 reading
9K views 27 replies 9 participants last post by  Nishil1213  
#1 ·
Notei que no auge do verão o ar condicionado no meu '65 GTE com 72.000 milhas está começando a parecer mais fraco.

O ar condicionado ainda está frio, mas quando está quente lá fora, o ventilador precisa estar no máximo e o efeito de resfriamento não é tão bom. Mesmo dirigindo por algum tempo, o ar condicionado fica um pouco mais frio, mas não parece tão bom quanto era quando peguei o carro pela primeira vez.

Uma coisa que notei é que em 28°C de calor hoje, o consumo estático do carro com ar condicionado no máximo era de 1600W. Mas, no ano passado, era cerca de 3000W. Assumindo que o carro tem uma 'carga base' de cerca de 400W, isso significa que o sistema de ar condicionado está puxando apenas 1200W agora, quando costumava ser 2600W. Então, aproximadamente metade da potência do sistema.

O que eu não sei sobre o GTE é se o carro pode monitorar a eficiência do sistema de ar condicionado e determinou que a carga de gás diminuiu e está reduzindo a potência/carga no sistema de ar condicionado. Eu me pergunto se há alguma maneira de ler essa informação do veículo?

Alguém já fez esse serviço em seu veículo? Alguma oficina poderá fazê-lo, pois o veículo é híbrido/elétrico com um sistema de ar condicionado elétrico?
 
#2 ·
Olá @tom66. Se bem me lembro, a VW recomenda uma revisão do ar condicionado a cada dois anos. Ele convenientemente (para os concessionários) fica entre a troca recomendada do fluido de freio a cada dois anos!. Então, primeiro ar condicionado aos dois anos, depois primeira troca do fluido de freio aos três anos, depois a cada dois anos. De qualquer forma, quando você apresentar o carro para a revisão anual, você será cobrado por um ou outro, é assim que eles agem!. Na revisão do ar condicionado, acho que eles substituem o filtro de cabine e verificam a pressão do gás de resfriamento. Apenas um pensamento, você já substituiu o filtro de cabine?. Se este estiver restrito, esta pode ser a razão pela qual você agora precisa usar uma velocidade mais alta do ventilador?. Vale a pena considerar primeiro talvez:unsure:.
 
#4 ·
Acabei de mandar recarregar o carro por alguém que sabia o que estava a fazer e funcionou bem.

O GTE Mk7 usa R134a, que não é muito caro para carregar. A carga foi de £50 para um técnico de serviço móvel vir e fazer o trabalho e demorou alguns minutos. Se for um Mk7.5 em diante, acredito que use R1234yf, que pode custar £130+ para ser reparado.

Certifique-se de que quem o carrega usa um óleo de ar condicionado adequado para sistemas de ar condicionado híbridos. A maioria é, basicamente, o óleo não deve ser condutor, pois pode arrefecer os enrolamentos do compressor, que funcionam com a voltagem da bateria. É possível que, se for usado óleo PAG antigo de um não-híbrido (a maioria dos sistemas recupera e reutiliza o óleo), ele possa deixar resíduos condutores no compressor, o que pode levar a uma falha catastrófica.

Estranhamente, eu tive o problema pela primeira vez com o carro, mandei carregar num mecânico, mas foi em setembro quando fiz isso, não pareceu muito melhor, mas o tempo estava a ficar mais frio. No verão, está a ter problemas novamente, então usei um serviço móvel e mandei-o vir num dia quente, soprando gelado depois que ele fez isso. E isso durou mais um ano sem problemas. Então, eu não sei porque da primeira vez não funcionou tão bem, talvez aquele mecânico me enganou e nunca fez o trabalho corretamente, é setembro, ele não vai notar se tem gás suficiente!

O ar condicionado arrefece o bloco de bateria nestes carros, por isso, mesmo que não queira um carro frio, deve fazê-lo para preservar a vida útil da bateria.
 
#5 ·
Acabei de mandar recarregar o carro por alguém que sabia o que estava a fazer e funcionou bem.

A GTE Mk7 usa R134a, que não é muito caro para carregar. A carga foi de £50 para um técnico de serviço móvel vir fazer o trabalho e demorou alguns minutos. Se for uma Mk7.5 em diante, acredito que use R1234yf, que pode custar mais de £130 para ser reparado.

Certifique-se de que quem o carrega use um óleo de ar condicionado adequado para sistemas de ar condicionado híbridos. A maioria é, basicamente o óleo deve ser não condutivo, pois pode arrefecer os enrolamentos do compressor, que funcionam com potencial de bateria. É possível que, se for usado óleo PAG antigo de um não-híbrido (a maioria dos sistemas recupera e reutiliza o óleo), ele possa deixar resíduos condutivos no compressor, o que pode levar a uma falha catastrófica.

Estranhamente, tive o problema pela primeira vez com o carro, mandei carregar numa garagem, mas foi em setembro quando fiz isso, não pareceu muito melhor, mas o tempo estava a ficar mais frio. No verão, está a ter problemas novamente, então usei um serviço móvel e pedi-lhe para vir num dia quente, soprando gelado depois que ele fez isso. E isso durou mais um ano sem problemas. Então, não sei porque é que da primeira vez não funcionou tão bem, talvez essa garagem me tenha enganado e nunca tenha feito o trabalho corretamente, é setembro, ele não vai notar se tem gás suficiente!

O ar condicionado arrefece a bateria nestes carros, por isso, mesmo que não queira um carro frio, deve fazê-lo para preservar a vida útil da bateria.
Obrigado Tom!
Tenho tido um problema com o meu GTE no último ano e meio, particularmente durante o verão passado e este. Metade do carro arrefece corretamente, enquanto a outra metade permanece quente. Embora o meu carro ainda esteja na garantia (de 2022), pretendo levá-lo à VW para uma revisão nas próximas duas semanas. Acho bastante incomum que um carro novo tenha este problema.
Assim que resolver o problema, fornecerei uma atualização e partilharei as informações. Espero que possa ser útil para outros que enfrentam uma situação semelhante.
 
#7 ·
Acabei de fazer o meu 7.5 com o tipo de refrigerante mais recente e custou £103 na VW em Leeds. Ao mesmo tempo que a revisão intermédia.

Não estava desesperadamente mau, mas disseram que estava a funcionar a cerca de 7 graus nas saídas de ar e recomendam cerca de 4.

Como de costume, eles devem recuperar todo o gás, fazer um teste de vácuo e depois reabastecer com óleo e refrigerante. O corante UV também é por vezes adicionado para ajudar a encontrar fugas, mas não é necessário. O meu também tinha o corante UV.
 
#8 ·
Tenho um Passat GTE 2017 67 e reparei num dia quente e ensolarado (temperatura ambiente de 23 C) que com o AC no máximo, recirculação ligada e definido para baixa temperatura no modo de sincronização, ele simplesmente não faz nada. Como se a temperatura do ar soprado das saídas de ar estivesse acima de 20 C e devesse esperar perto de 4 se estivesse funcionando corretamente. Comprei um daqueles kits de reposição da Halfords para gás R1234yf para verificar a pressão e completar se necessário, mas o medidor mostrou que o sistema está cheio (no ponto certo como deveria ser) e não precisava de gás. Eu me perguntei qual poderia ser o motivo do AC não funcionar. Também fiz uma verificação VCDS e não houve falhas. Poderia ser a baixa temperatura ambiente que impede a ativação do compressor, mas em um dia ensolarado dentro da cabine fica muito mais quente e você precisa de AC, mesmo que lá fora esteja apenas 23.
 
#10 ·
Não, isso soa como uma falha para mim. Pode ser um sensor de temperatura defeituoso que faz o compressor desligar mais cedo, mas eu tinha o ar condicionado no meu carro soprando gelado mesmo quando estava 15°C lá fora, por exemplo.
Obrigado pelo conselho. Tentarei verificar as leituras do sensor com minha ferramenta VCDS e ver se estão boas. Manterei isso atualizado até ser resolvido.
 
#11 · (Edited)
Uma atualização rápida da minha própria investigação hoje.
O sistema está cheio de gás - o manómetro mecânico mostra 50 PSI e o VCDS mostra 4,6 bar (mas não consigo verificar a quantidade de óleo).
Image

O compressor elétrico está a funcionar, ligando e subindo para 3000 rpm.
O sistema de ar condicionado está a consumir cerca de 1,0 kW/h de energia enquanto trabalha no MAX (no lado baixo, parece não ter uma carga decente).
A uma temperatura exterior de 13 °C, com o ar condicionado no MAX e na configuração de temperatura LOW e recirculação ligada, a temperatura do ar das saídas de ar era de apenas cerca de 15 °C.
VCDS não mostra erros no módulo 08 HVAC para o Climatronic e em nenhum outro módulo do autoscan (além de um erro no módulo do painel de instrumentos que não está relacionado com isto).
Os únicos sensores que não consegui entender que temperaturas medem, onde estão localizados e que valores esperar são 5 sensores de temperatura chamados: Sensor de temperatura 1; Sensor de temperatura 2 e assim por diante até o Sensor de temperatura 5. Ora, duas das leituras desses sensores estavam muito fora das temperaturas normais, mostrando ambas o mesmo valor de 13067,0 °C e não mudando nada. São os sensores de temperatura 4 e 5. Vou anexar uma foto. Alguma ideia do que são estes sensores e porque os valores são assim?
Image

Todo o resto parece-me bem e não consigo entender porque não está a arrefecer o ar no interior. Estava a pensar se o compressor está mecanicamente gasto ou se há uma válvula presa em algum lugar ou um tubo bloqueado. Para mim, parece mais uma falha mecânica do que elétrica, porque não há falhas a registar com o módulo AC e o sistema está a funcionar, mas não a atingir temperaturas.
O carro tem 79.000 milhas no odómetro.
Penso que o próximo passo seria levá-lo a uma oficina VW para reparação. Antes de fazer isso, queria ter uma ideia do que está errado com ele.
 
#12 ·
Acho que se o compressor estiver a funcionar a 3000 rpm, você esperaria mais de 1,0 kWh/h no painel (para simplificar, 1 kWh/h é o mesmo que 1 kW... os alemães são estranhos com as unidades...)

Eu esperaria que o painel mostrasse cerca de 2,0 kW neste clima, apenas lembrando de quando meu carro estava funcionando. O carro em si tem um consumo base de 400W para todos os computadores, assistência de freio, luzes, etc. então cerca de 1,6kW restantes para o sistema de ar condicionado.

Lembro-me que a velocidade do meu A/C não passava muito de 3000 rpm. O que faz sentido, pois é provavelmente um sistema semelhante a um carro a combustão, eles possivelmente usam o mesmo mecanismo de compressão e apenas acionam o eixo com um motor elétrico em vez do motor. A maioria dos compressores de A/C ICE serão desacoplados quando você ultrapassar 3500-4000 rpm para se proteger.

Parece que é possível que o eixo do compressor esteja solto/quebrado de alguma forma - você pode testar a pressão em ambos os lados - você deve ver um lado mudar de pressão quando o A/C liga e desliga. Eu presumiria que seria um novo compressor necessário, se for o caso. Provavelmente bastante caro na VW, então eu encontraria uma oficina HEVRA para fazer isso. Também pode valer a pena verificar os dados de pressão no log do VCDS - acho que o carro tem pelo menos um sensor para isso.

Parece que os sensores de temperatura são provavelmente disparates, possivelmente não instalados no seu carro, se os dados de temperatura do A/C não fossem válidos, eu esperaria que o compressor permanecesse desligado.
 
#13 ·
Eu acho que se o compressor estiver funcionando a 3000 rpm, você esperaria mais de 1,0 kWh/h no painel (para simplificar, 1 kWh/h é o mesmo que 1 kW... os alemães são estranhos com unidades...)

Eu esperaria que o painel mostrasse cerca de 2,0 kW neste clima, apenas lembrando de quando meu carro estava funcionando. O carro em si tem um consumo base de 400W para todos os computadores, booster de freio, luzes, etc. então cerca de 1,6kW restantes para o sistema de ar condicionado.

Eu me lembro que a velocidade do meu A/C não passava muito de 3000 rpm. O que faz sentido, pois é provavelmente um sistema semelhante a um carro a combustão, eles possivelmente usam o mesmo mecanismo de compressão e apenas acionam o eixo com um motor elétrico em vez do motor. A maioria dos compressores de A/C ICE serão desacoplados quando você ultrapassar 3500-4000 rpm para se proteger.

Parece que o eixo do compressor está solto/quebrado de alguma forma - você pode testar a pressão em ambos os lados - você deve ver um lado mudar a pressão quando o A/C liga e desliga. Eu apostaria que seria um novo compressor necessário, se for o caso. Provavelmente bastante caro na VW, então eu encontraria uma oficina HEVRA para fazer isso. Também pode valer a pena verificar os dados de pressão no log VCDS - acho que o carro tem pelo menos um sensor para isso.

Parece que os sensores de temperatura são provavelmente bobagem, possivelmente não instalados no seu carro, se os dados de temperatura do A/C não fossem válidos, eu esperaria que o compressor permanecesse desligado.
O painel estava mostrando 1,3 kW de consumo total depois de se estabilizar por um tempo, mas 0,3-0,4 kW são para o resto do carro, então eu quis dizer 1,0 kW para o AC em si. E também atingiu o pico de 1,6 kW antes de se estabilizar em 1,3 kW, mas eu esperava que atingisse o pico de pelo menos 2,0 ou 2,5 kW.

Vou executá-lo novamente e olhar para o bloco de medição avançado para ver se as pressões mudam e como. Mas sim, meus medos também se inclinam para um compressor mecanicamente defeituoso.

Obrigado por toda a ajuda e conselhos novamente Tom, muito apreciado.
 
#14 ·
OK, eu não sei o que está acontecendo com este AC, mas quando fui testá-lo novamente com o VCDS para ver se a pressão está mudando quando o compressor funciona, o AC começou a esfriar como deveria desta vez. O que eu descobri foi que antes de ligar o AC a leitura da pressão (eu assumo no lado de baixa pressão) estava lendo um valor constante de 4,6 bar (não mudando em nada). Quando eu liguei o AC, essa pressão começou a subir. O mais alto que eu vi foi até 9,0 bar, mas enquanto estava funcionando estava mudando de 5,8 para 8,0 bar. E a temperatura das saídas de ar chegou a 4,7 C graus, o mais baixo que eu vi até agora. Mas não foi um valor constante, logo depois subiu para 5 e depois 6 C. Pode ser que eu não tenha usado o AC desde que comprei o carro em setembro de 2023 e ele precisava rodar o sistema por um tempo para fazer o óleo circular pelo sistema e funcionar como deveria. Também pode ser uma válvula presa que acabou funcionando ou um pequeno bloqueio no sistema, quem sabe? Eu vou apenas monitorá-lo a partir de agora e ligá-lo de vez em quando apenas para circular o óleo e o gás.
 
#16 ·
OK, eu não sei o que está acontecendo com este AC, mas quando fui testá-lo novamente com o VCDS para ver se a pressão está mudando quando o compressor funciona, o AC começou a esfriar como deveria desta vez. O que descobri foi que, antes de ligar o AC, a leitura da pressão (eu presumo no lado de baixa pressão) estava lendo um valor constante de 4,6 bar (não mudando nada). Quando liguei o AC, essa pressão começou a subir. O mais alto que vi foi até 9,0 bar, mas enquanto estava funcionando estava mudando de 5,8 para 8,0 bar. E a temperatura das saídas de ar chegou a 4,7 graus C, o mais baixo que vi até agora. Mas não era um valor estável, logo depois subiu para 5 e depois 6 C. Pode ser que eu não tenha usado o AC desde que comprei o carro em setembro de 2023 e ele precisava rodar o sistema por um tempo para obter o óleo ao redor do sistema e funcionar como deveria. Também pode ser uma válvula presa que acabou funcionando ou um pequeno bloqueio no sistema, quem sabe? Vou apenas monitorá-lo a partir de agora e ligá-lo de vez em quando apenas para circular o óleo e o gás.
View attachment 192550
Seu ar condicionado continuou funcionando normalmente?

Eu aparentemente tenho o mesmo problema, não tenho VCDS, mas os sintomas combinam de perto. O compressor liga e desliga com o toque de um botão, o gás está cheio; era 340g, acabou de ser completado para 500g.

O ar condicionado não esfria sob comando, mas periodicamente entrou em funcionamento por conta própria algumas vezes e, quando isso acontece, esfria para cerca de 4 graus. Se o ar condicionado for desligado e, em seguida, ligado novamente assim que estiver operacional, ele não continua funcionando. O compressor elétrico, embora não seja excessivamente barulhento, não é a coisa mais silenciosa do mundo, então não sei se este é o culpado. Os sintomas sugerem uma válvula emperrada de algum tipo.

Relutante em levá-lo diretamente a uma oficina, pois a resposta provável é: "Precisa de um novo compressor!" Se isso não resolvesse o problema, eu ficaria muito chateado, para dizer o mínimo, pois eles certamente não têm o hábito de reembolsá-lo por peças e mão de obra que não eram realmente necessárias.

Qualquer informação ou conselho relevante será muito apreciado. Obrigado.
 
#17 ·
Estou com um problema semelhante com o meu Audi A3 e-tron de 2015 com 60.000 milhas. É o mesmo que o GTE por baixo.

O ar condicionado está a soprar ar quente e como uma recarga não resolveu o problema do sistema, e consigo ouvir que o compressor não está a funcionar (anteriormente fazia um ruído horrível de zumbido), estou a explorar a opção de substituir o compressor. Estou a tentar obter o VCDS para diagnosticar melhor o problema.

Uma pergunta a fazer, alguém sabe se um compressor de substituição precisa de ser codificado no carro? Pretendo comprar um compressor usado num ferro-velho e substituí-lo.

O meu plano é retirar o gás do sistema e, em seguida, retirar o compressor da parte inferior do carro. Parece que os parafusos devem ser suficientemente acessíveis se o para-choques, o farol e provavelmente a asa forem removidos - todas as peças aparafusadas e desaparafusadas, por isso não pode ser muito mau.
 
#19 ·
O compressor não engatará se o sistema não tiver pressão, o VCDS ou OBD-11 devem permitir que você veja a pressão do refrigerante do sistema e quaisquer códigos de falha.
Obrigado, notei o sensor de pressão ao olhar para os diagramas do sistema HVAC.

O sistema está despressurizado no momento porque a oficina que fez o reabastecimento não quis me cobrar por um reabastecimento (pois quando eles colocaram gás, o compressor ainda não ligou). Mas isso é irritante, pois pode atrapalhar meu diagnóstico.
 
#22 ·
Os códigos foram lidos e um deles era UO46C00 - Dados inválidos recebidos do módulo de controle do compressor de ar condicionado elétrico. Alguém sabe se o módulo de controle do compressor de ar condicionado é construído dentro do compressor de ar condicionado? (Em oposição ao módulo de controle do HVAC). Muito obrigado por qualquer informação fornecida.