Speak EV - Electric Car Forums banner

Como definir a bateria para no máximo 80% no Peugeot e208?

60K views 43 replies 23 participants last post by  Mr H  
#1 ·
Olá pessoal,

Orgulhoso proprietário de um Peugeot e208 GT preto, mas por nada neste mundo consigo encontrar como definir o carregamento máximo para 80%... Ele sempre carrega para 100%, a menos que eu fique de olho, mas como estou carregando durante a noite, é difícil fazer isso.
Procurei em todo lugar no Google, YouTube, Reddit etc. e o suporte ao cliente e o revendedor também não ajudam.
Como estou planejando manter este pequeno foguete por um tempo, quero manter a bateria em ótimas condições.
Ele está rodando nas últimas atualizações em termos de firmware.

Obrigado :)

#6 ·
Um limite de 80% é raro - acho que o Leaf original tinha, e os Teslas, mas é só isso.

#15 ·
Eu nunca vou entender totalmente as coisas de elétrica/bateria. Mas se o carro for carregado por um carregador doméstico de 7kWh ou menos, isso vai estressar a bateria ou isso é bom, mesmo que seja feito repetidamente?
  • Carregamento rápido é pior para a bateria do que carregamento lento.
  • Manter uma bateria de íon de lítio a 100% por longos períodos é ruim, e carregar a 100% é pior do que carregar a menos de 100%. No entanto, o que seu carro trata como "100%" não é realmente 100%, então não é realmente um grande problema.
  • A principal razão para parar o carregamento rápido em ~80% é simplesmente porque leva muito mais tempo além desse ponto, então não vale a pena na maioria dos casos.

#19 ·
Hmmm, como as minhas deslocações diárias são pouco mais de 20 km, mantenho a carga uma vez por semana e cerca de 80%. Realmente odeio conduzir sem regeneração, parece que o controlo de velocidade está ativado e preciso de travar o tempo todo, criando muita poeira de travão nas minhas jantes :( Ainda espantado com a quantidade de reações rápidas e os tópicos incríveis aqui! Comunidade realmente incrível ❤ obrigado aos meus colegas proprietários de VE

#20 ·
Olá pessoal,

Orgulhoso proprietário de um Peugeot e208 GT preto, mas por nada neste mundo consigo encontrar como definir o carregamento máximo para 80%... Ele sempre carrega para 100%, a menos que eu fique de olho, mas como estou carregando durante a noite, é difícil fazer isso.
Procurei em todo lugar no Google, YouTube, Reddit etc. e o suporte ao cliente e o revendedor também não ajudam.
Como estou planejando manter este pequeno foguete por um tempo, quero manter a bateria em ótimas condições.
Ele está rodando nas últimas atualizações em termos de firmware.

Eu também tenho um. Ótimo carro.
Eu uso o aplicativo para definir o tempo de carregamento diferido. Sim, percebi que você não pode definir um tempo de desligamento ou uma quantidade máxima de carga, o que é uma pena. Talvez a Peugot mude o aplicativo em algum momento. Você pode tentar adiar para cerca de 3 ou 4 da manhã para que não esteja totalmente carregado pela manhã...

#21 · (Edited)
O que é interessante é como as capacidades bruta e utilizável são diferentes numa gama de veículos elétricos diferentes. Como sabemos, a Tesla é única (AFAIK) na medida em que torna praticamente toda a bateria utilizável com apenas uma pequena margem na parte inferior para evitar que a bateria seja danificada. Enquanto isso, o Audi e-tron 55 tem uma capacidade bruta de 95 kWh, dos quais apenas 86,5 kWh são utilizáveis. Claro que o Ampera/Volt tem a menor % utilizável de todos os tempos - uma capacidade bruta de 16 kWh com apenas 10,4 kWh utilizáveis!

• Like
Reactions: Neilew
#23 ·
Bem, eu não acho que o seu e208 seja diferente do meu, mas o manual que veio com o carro diz explicitamente que é melhor manter a bateria entre 20 e 80% para uso normal. Basta carregar até 100% quando tiver que fazer viagens longas. É assim que eu carreguei o meu Gt desde que o comprei no final de outubro de 2021. Agora tenho mais de 4 mil km nele.

Eu adoraria ter a opção de mantê-lo no máximo em 80% diretamente do aplicativo ou do sistema de infoentretenimento do carro.

#24 ·
Não encontrei como limitar o SoC a 80% num Peugeot e-208 usando o material padrão fornecido. Mas há uma maneira (veja adiante).

Concordo com todos os pontos que DBMandrake levantou. Existem muitos artigos, documentos, sites da internet, etc. que contam essa história.
  • Evite o carregamento rápido. O carregamento lento em casa é o melhor se você tiver sorte o suficiente para fazer isso.
    • O e-208 tem uma bomba de calor para resfriar a bateria. Isso ajuda. O carregamento rápido em um Leaf ou Zoë é muito pior.
  • Manter a carga da bateria entre 20% e 80% da capacidade ajudará na saúde da bateria.
    • Observe que a maioria dos fabricantes de veículos elétricos hoje fornece um "buffer", o que significa que "0%" não é "bateria completamente vazia" e "100%" não é "bateria completamente cheia".
    • O e-208 tem uma bateria de 50kW com um buffer de 5kW, então apenas 45kW (80% da capacidade) da capacidade da bateria pode ser usada.
    • Isso significa que com o e-208 você não precisa ficar muito estressado com a janela de 20% a 80%.
    • Uma janela de uso de capacidade de 20% - 80% é 60% da capacidade, lembre-se. Não 80% conforme definido pelo buffer. Portanto, ainda é uma boa prática não usar a capacidade indicada de 0-100% se você realmente não precisar.
  • Mas você pode usar a gama completa do carro, se precisar:
    • Não prejudica muito carregar até 100% e dirigir o carro para uma longa viagem logo depois.
    • Não prejudica muito esvaziar a bateria para, por exemplo, 5% e carregá-la imediatamente. Mas isso não é sem consideração: após uma longa viagem, a bateria pode estar quente e carregá-la enquanto está quente, especificamente em um carregador rápido, também não é bom para a bateria. Deixe a bateria esfriar por um tempo primeiro.
  • Se você pretende deixar o carro sem uso por um longo período (2 semanas de férias...), deixe-o com cerca de 50% de carga.
Agora, como limitar a carga a 80%. Somos proprietários de um e-208 desde maio de 2021.

Não é para todos, mas os caras do "OpenEnergyMonitor" do Reino Unido fornecem um kit europeu modificado para o carregador OpenEVSE. Eu construí um e estou feliz com ele. No entanto, não é totalmente isento de problemas. Os pontos-chave são:
  • Controle via WiFi com o aplicativo OpenEVSE no telefone ou página da web no computador.
  • Você pode definir a carga máxima em uma sessão de carga, por exemplo, 30kWh. O firmware atual tem um bug que cortará a carga em 12kWh, independentemente disso, está sendo trabalhado.
  • Você pode definir a corrente máxima de carga, por exemplo, 10 Amperes.
  • Você pode definir um temporizador de carga, para que possa calcular quanto tempo você precisa para atingir 80% e configurá-lo para cortar nesse momento.
Ele tem mais recursos se você quiser ser mais avançado. Ele tem MQTT a bordo para que você possa fazer "Solar PV Divert": use seus painéis solares para carregar o carro e não puxe corrente da rede para isso. Meu próximo projeto é ler a energia de importação/exportação do meu medidor inteligente de utilidade usando um RaspberryPi4 e controlar a corrente de carga com MQTT para fazer isso. Os caras do OpenEnergyMonitor também têm um pacote para Solar PV Divert, mas ele requer a instalação de bobinas de medição e ainda não pode usar o medidor inteligente DSMR.

Vai ficar ainda melhor: existe uma versão beta lendo o SoC (State of Charge, por exemplo, % da carga da bateria) dos EVs e o plano é ter um SoC configurável.

Tudo isso não é para todos. Acredito que é apenas uma questão de tempo até que você possa ter essas coisas em pacotes padrão, como com as ofertas de carregadores "Wallbox". Ou você pode comprar um Tesla e não se preocupar com nada disso :)."

#25 ·
Olá pessoal,

Procurei em todo lugar no Google, youtube, reddit etc e o suporte ao cliente e o revendedor também não ajudam.
Ele está rodando com as últimas atualizações em termos de firmware.

Já está em 85% quando você o carrega totalmente, A bateria do pegeot e-208 é de 57 kwh, dos quais apenas 50 kwh são utilizáveis. Já existe um buffer, a Peugeot optou por fazer um buffer e nunca deixar você usá-lo.

#26 ·
Já está em 85% quando você o carrega totalmente, a bateria do pegeot e-208 é de 57 kwh, dos quais apenas 50 kwh são utilizáveis. Já existe um buffer, a Peugeot optou por fazer um buffer e nunca deixar você usá-lo.
Correto sobre o buffer, mas sempre ouvi dizer que a bateria é de 50kWh e a capacidade utilizável é de 45kWh por causa do buffer. Você pode encontrar isso em mais de uma fonte na internet. Você poderia divulgar sua fonte? Estou curioso.
Image

#27 ·
Encontrei uma forma de limitar automaticamente a carga a 80%. Admito logo à partida que isto não é para todos. Mas, por outro lado, um entusiasta de TI não deve ter problemas.

A aplicação que lhe permite fazer isto é o GitHub - flobz/psa_car_controller: controlar um carro psa com a api connected_car v4. Usando a aplicação Android para obter credenciais.

Primeiro precisa de uma rede doméstica e de um pequeno computador que esteja sempre ligado. Como um servidor. Pode ser um Raspberry Pi, muito barato, ou também pode funcionar no Windows, Linux ou dentro do Home Assistant como um addon. A chave é que a máquina está sempre ligada.

No meu caso, é um Synology NAS capaz de executar o Docker. O meu é um DS220+. Carreguei a aplicação num contentor docker, inicializei-a (precisa da palavra-passe ou pin que usa para a aplicação myPeugeot no iOS ou Android para aceder aos servidores Stellantis). Assim que estiver a funcionar, pode definir o limite máximo de carga introduzindo este pedido http no seu computador ou browser do portátil:

onde precisa de substituir "localhost" pelo endereço IP do seu servidor, :5000 pela porta externa que configurou para a aplicação e YOURVIN pelo VIN do seu carro.

É tudo. A aplicação PSA_controller vai certificar-se de que o seu carro para de carregar aos 80%. Eu experimentei e funciona para mim:

Image

O acima é o feed do Terminal para esta aplicação. Pode ver a forma como a aplicação faz isso. Diz ao carro para se colocar no modo de carga atrasada.
Então encontra o carro com o pequeno indicador LED azul à volta do indicador de carga no carro perto da porta de carga.

Não tenho muita experiência com isto ainda. Tenho algumas perguntas, como: como posso carregar a 100% se quiser? O que acontece se o tempo de carga atrasada for atingido? Preciso de introduzir este comando no meu browser cada vez que o carro é ligado? Ainda preciso de descobrir estas coisas.

Entenda que isto não está a dizer ao carro para parar de carregar aos 80%. O carro ainda não tem essa capacidade. Pode acontecer no futuro com uma atualização do software e, se me perguntar, é muito necessário. O que estou a propor aqui é um patch. Outro computador com outra aplicação, fora do carro, está a observar a carga do carro e está a pedir os dados ao servidor Stellantis continuamente, forçando o seu carro a publicar um monte de dados nestes servidores numa base regular. Então sim: a Stellantis vai saber que está a colocar uma grande procura no serviço e, como no meu caso, a Stellantis vai queixar-se disso através da aplicação, definindo uma pequena mensagem de informação de que não deve pedir tanto dos dados remotos porque "não é bom para a bateria de 12 Volts". Quando a aplicação flobz vê que o nível de carga do carro está em 80%, ela acerta no comando "carga atrasada" que efetivamente faz com que o carregador do carro pare de receber carga.

Por isso, se estiver de férias e pretender deixar o carro na entrada, pode ser uma boa ideia parar a aplicação flobz.

#29 ·
Eu tenho um e208. Eu carrego no trabalho a 3kW, então ele carrega de cerca de 10% quando chego às 7h30 até 100% por volta das 14h00 até eu sair às 16h30 - então ele tende a ficar em casa entre 50-60% quando chego em casa pronto para a próxima viagem de volta ao trabalho. Então eu acho que posso dormir tranquilo à noite e não me sentir muito culpado 🙃

#30 ·
É bastante fácil, nós apenas calculamos quanto por hora queremos cobrar e definimos o horário para começar mais tarde durante a noite e terminar no horário em que definimos o pré-condicionamento para sair de manhã. É um pouco de tentativa e erro até você conhecer os hábitos do seu veículo. Quando nossa bateria está em 20%, iniciamos a carga para começar às 2 da manhã e ela termina às 7 da manhã, quando saímos, e isso é para 90%, então você pode descobrir com algumas tentativas e erros até encontrar seu próprio melhor tempo. Espero que isso ajude.

#31 ·
Atualmente, uso o limite de energia no carregador OpenEVSE.

O método que descrevi anteriormente depende dos servidores Stellantis funcionarem de forma confiável, e isso simplesmente não acontece com frequência.

É relativamente fácil de calcular com o e-208, cada % SoC é 0,5 kWh. Vamos considerar um SoC de 30% e seu objetivo é 70%. Isso é 40% ou 20 kWh. Defino o limite de energia e deixo o carregador fazer o seu trabalho. Funciona muito bem e de forma confiável.

Atualmente, não existe um padrão para um EVSE doméstico se conectar ao carro e saber o SoC. A única outra coisa em que consigo pensar é um scanner OBD que publica no MQTT. Mas não encontrei nenhum até agora. Todos eles se conectam a um aplicativo de smartphone usando BT.

#32 ·
Olá Phil, podes indicar o melhor lugar para comprar componentes OpenEVSE? E qual a versão que construíste (provavelmente vou copiar-te)? Acho que vou construir um e usar o teu método. É o único que vi a funcionar até agora.

#35 ·
Eu consegui o meu de
Olá Phil, pode indicar o melhor lugar para obter componentes openevse? E qual compilação você fez (provavelmente vou copiar você)? Acho que vou construir um e usar seu método. É o único que vi funcionando até agora.
Saudações
Raphael
Eu consegui o meu dos caras da OpenEnergyMonitor no País de Gales. Recentemente, tive um módulo quebrado e consegui-o dos EUA.

Recentemente, os servidores da Stellantis tornaram-se tão instáveis e se recusam a responder a consultas que meu sistema não funciona mais. Então, agora eu uso energylimit no OpenEVSE. Então, se eu tiver SoC 40% e quiser 80, coloco 20kWh. Isso não funciona em um carregador público, no entanto.

#33 · (Edited)
Eu tenho um e208 GT e um Ohme Home Pro e no aplicativo Ohme, basta definir a porcentagem de carga a ser adicionada para ser o que for necessário para chegar a 80%. Geralmente é preciso em 1-2%, o que funciona bem para mim.

Sim, seria marginalmente mais conveniente apenas estacionar e conectar o carro, mas, na realidade, os 60 segundos extras para abrir o aplicativo e definir a porcentagem de carga não são onerosos. E eu ainda tenho que fazer isso de qualquer maneira se a hora de partida mudar.

Meu amigo com um iX3 às vezes se esquece de cancelar o limite de 80% definido no carro quando precisa carregá-lo a 100% para uma viagem. Então, fazendo uma virtude da necessidade, eu pelo menos não tenho esse problema.

#37 ·
Esse pode não ser o seu caso de uso, eu admito. Sempre que a minha esposa quer fazer algo que pode não caber numa carga e precisa levar o Merc, ela fica desapontada. Imagine... ela fica desapontada por ter que levar o tapete voador de 76 mil euros com suspensão a ar e uma autonomia de 1000 km... mas também é um reconhecimento de que, para viagens mais longas, o e-208 não é a melhor escolha.

#38 ·
Na verdade, combina muito bem com o meu também (estou principalmente apenas a b*ing, obrigado por ouvirem). Eu dirijo cerca de 20 km por dia no máximo, e precisava de um carro menor para caber nos lugares mais minúsculos e apertados que eu conseguia encontrar. Como cada vez mais pessoas por aqui estão dirigindo SUVs gigantescos, eu me vejo capaz de aproveitar as vagas de estacionamento deixadas abertas por outros repetidamente. Além disso, o porta-malas pode caber bastante coisa (se você deixar o cabo de carregamento em casa, haha), e dobrando os bancos, quase tudo cabe, exceto móveis. Para as coisas ridículas, temos o Berlingo.

Eu consigo entender o desejo de ir com o e208. Não acho que seja necessariamente uma coisa específica do e208, no entanto. Para mim, depois de 7 anos dirigindo um EV, é mais como quase qualquer EV com uma autonomia de ~200 milhas é muito melhor do que todos os carros ICE. Contanto que eles tenham torque suficiente e isolamento acústico, o passeio sempre parece muito mais refinado devido à suavidade da vibração zero do motor, e muito mais ágil em baixa velocidade do que carros com 4x a potência.

#39 · (Edited)
Eu concordo que a engenharia de design da Stellantis é, por vezes, incrivelmente má. Como no caso da falta de uma configuração no carro para um limite máximo de carga em % ou do design do aplicativo terrivelmente ruim. Ou a decisão inicial de proibir o pré-condicionamento se o SoC fosse <50%. Quero dizer, alguém deve ter tomado uma decisão consciente sobre essas coisas, mas não as testou em campo. Ou testou, e simplesmente achou que o feedback do usuário era estúpido e o ignorou.

Com os Peugeots, acho que muito disso remonta ao fato de a plataforma não ser específica para veículos elétricos: então os engenheiros de design e implementação teriam sido todos tipos ICEV com pouca experiência em veículos elétricos. Só agora, com a plataforma mais recente, como no New e3008, o design é específico para veículos elétricos desde o início. Além disso, toda a indústria é construída com base em engenheiros de hardware que fazem engenharia de software de forma ruim, o que é o caso até mesmo no meu BMW ICEV de 2016, onde, por exemplo, não posso mais fazer atualizações de mapas sozinho, mas tenho que levar o carro à oficina para fazê-las (WTF? Sério? Por uma assinatura de £65/ano?).

Não obstante tudo isso, o e208 básico é um ótimo carro em seu caso de uso alvo, que é como um hatchback relativamente pequeno, mas espaçoso para seu tamanho, com um raio de viagem confiável de 80%>20% de ~65 milhas. Como @PhilTroubleshooter, temos um BMW ICEV de maior alcance e, depois de um ano, quase sempre optamos pelo e208 se o raio da viagem estiver dentro de suas 65 milhas ou mais. Dado o custo mensal de manutenção e operação de um BMW 3.0ℓ 6 cilindros apenas para a viagem muito ocasional mais longa no Reino Unido e apenas uma viagem de verão para a Europa, estamos até começando a considerar se não poderíamos nos virar apenas com o e208, ou alugar algo de maior alcance apenas para as férias de verão.

Analisamos o novo e3008 que, na forma de final de 2024, terá um alcance reivindicado de 435 milhas, mas, como todos os veículos elétricos de maior alcance, isso vem com o preço de ser um veículo muito maior e transportar todas aquelas baterias extras apenas para a viagem ocasional mais longa. Há também carros como o MG4 Long-range, mas, novamente, esses carros não são do tamanho do e208 e é o pacote pequeno que é atraente para tantas viagens locais e estacionamento.

#40 ·
Vejo muitos britânicos usando Octopus e Ohme. Na França, acho que não temos um equivalente ao Octopus, mas seria bom. Precisamos de tarifas específicas para veículos elétricos.

Ainda estou procurando algo para limitar a minha carga sem instalar um carregador EVSE inteiro conectado à parede. Embora, eu suponha que não seja crítico, pois 45 kWh ("100%") são 90% de 50 kWh, então a carga ocasional para "100%" não vai prejudicar nada.

#41 · (Edited)
Inicialmente, apenas para testar as coisas, simplesmente estimei o tempo de carregamento com base no e208 com 50 kWh e no ponto de carregamento funcionando a 7 kW/h, pois o painel frontal do Ohme pode ser configurado para carregar por um período específico de tempo, em incrementos de ½ hora. Esta é uma alternativa caso qualquer da infraestrutura de TI de aplicativos e servidores remotos falhe, e eu só tenha o Ohme como ponto de controle. Se eu não tivesse acesso a uma tarifa EV avançada, ainda gostaria que meu ponto de carregamento pudesse agendar um carregamento dessa forma, para que eu pudesse simplesmente deixar o e208 no modo 'Carregamento imediato', em vez de lutar com o aplicativo Peugeot.

O e208 com 50 kWh torna a aritmética particularmente simples, pois cada 2% de carga a ser adicionada é 1 kWh. Então, por exemplo, se eu precisar adicionar 40%, isso é 40/2 = 20 kWh. Com o Ohme carregando a 7, isso é 20/7 ou cerca de 3 horas.

Esta é uma fórmula útil de qualquer maneira, para momentos em que os planos mudam e eu preciso carregar durante o dia. Isso me dá uma ideia aproximada de se eu realmente tenho tempo suficiente para carregar em casa, ou se preciso ir para a instalação de carregamento rápido de 150 kWh do supermercado local.