Encontrei uma forma de limitar automaticamente a carga a 80%. Admito logo à partida que isto não é para todos. Mas, por outro lado, um entusiasta de TI não deve ter problemas.
A aplicação que lhe permite fazer isto é o
GitHub - flobz/psa_car_controller: controlar um carro psa com a api connected_car v4. Usando a aplicação Android para obter credenciais.
Primeiro precisa de uma rede doméstica e de um pequeno computador que esteja sempre ligado. Como um servidor. Pode ser um Raspberry Pi, muito barato, ou também pode funcionar no Windows, Linux ou dentro do Home Assistant como um addon. A chave é que a máquina está sempre ligada.
No meu caso, é um Synology NAS capaz de executar o Docker. O meu é um DS220+. Carreguei a aplicação num contentor docker, inicializei-a (precisa da palavra-passe ou pin que usa para a aplicação myPeugeot no iOS ou Android para aceder aos servidores Stellantis). Assim que estiver a funcionar, pode definir o limite máximo de carga introduzindo este pedido http no seu computador ou browser do portátil:
onde precisa de substituir "localhost" pelo endereço IP do seu servidor, :5000 pela porta externa que configurou para a aplicação e YOURVIN pelo VIN do seu carro.
É tudo. A aplicação PSA_controller vai certificar-se de que o seu carro para de carregar aos 80%. Eu experimentei e funciona para mim:
O acima é o feed do Terminal para esta aplicação. Pode ver a forma como a aplicação faz isso. Diz ao carro para se colocar no modo de carga atrasada.
Então encontra o carro com o pequeno indicador LED azul à volta do indicador de carga no carro perto da porta de carga.
Não tenho muita experiência com isto ainda. Tenho algumas perguntas, como: como posso carregar a 100% se quiser? O que acontece se o tempo de carga atrasada for atingido? Preciso de introduzir este comando no meu browser cada vez que o carro é ligado? Ainda preciso de descobrir estas coisas.
Entenda que isto não está a dizer ao carro para parar de carregar aos 80%. O carro ainda não tem essa capacidade. Pode acontecer no futuro com uma atualização do software e, se me perguntar, é muito necessário. O que estou a propor aqui é um patch. Outro computador com outra aplicação, fora do carro, está a observar a carga do carro e está a pedir os dados ao servidor Stellantis continuamente, forçando o seu carro a publicar um monte de dados nestes servidores numa base regular. Então sim: a Stellantis vai saber que está a colocar uma grande procura no serviço e, como no meu caso, a Stellantis vai queixar-se disso através da aplicação, definindo uma pequena mensagem de informação de que não deve pedir tanto dos dados remotos porque "não é bom para a bateria de 12 Volts". Quando a aplicação flobz vê que o nível de carga do carro está em 80%, ela acerta no comando "carga atrasada" que efetivamente faz com que o carregador do carro pare de receber carga.
Por isso, se estiver de férias e pretender deixar o carro na entrada, pode ser uma boa ideia parar a aplicação flobz.