Speak EV - Electric Car Forums banner

Parques eólicos terrestres... ainda são barulhentos?

1.2K views 16 replies 10 participants last post by  First Draft  
#1 ·
Em primeiro lugar, deixe-me deixar claro que sou a favor de todas as formas alternativas de energia que ajudam a salvar o planeta e que são melhores para a saúde de todos. Acho que os parques eólicos offshore são provavelmente uma das minhas formas favoritas de energia alternativa. No entanto, não gosto de parques eólicos onshore, a menos que estejam bem longe de áreas povoadas e fora do alcance do ouvido. Isso não tem nada a ver com o nimbyismo, mas tudo a ver com afetar o estado de saúde da comunidade circundante. A razão pela qual estou a perguntar se eles AINDA são barulhentos é porque tive uma experiência muito desagradável com o ruído de uma turbina eólica há muitos anos e isso afastou-me delas. Digo ruído, mas era mais uma sensação do que um ruído. Era uma espécie de som constante de whum whum de baixo nível. Essa turbina eólica em particular estava bem longe de qualquer forma de habitação humana, o que me lembro de pensar que era bom. Um amigo que estava comigo na época conseguia ouvir o som quando nos aproximávamos, mas não achou desconfortável. À medida que nos afastávamos, achei o som desconfortável por alguma distância depois que meu amigo não conseguia mais ouvi-lo. Essa é a minha razão para não gostar de parques eólicos terrestres. As turbinas mais modernas abordaram essa questão, que afeta algumas pessoas, mas não outras?

#2 ·
Só você pode ser o juiz disso. Pessoalmente, não sei a que você se refere, pois os acho muito aceitáveis.
Todo mundo tem que aturar alguma coisa para que as engrenagens da sociedade girem.

Talvez, se as turbinas estivessem mais perto dos habitats, as pessoas não conseguiriam ouvi-las por causa do ruído de fundo.

Acredito que a maior parte do ruído das turbinas antigas vinha da caixa de câmbio, mas esse não é o caso agora.

Espero que você não dirija um daqueles carros, fazendo todo aquele barulho, tentando matar pessoas e apoiando uma das piores indústrias do planeta.

#3 ·
Eu costumava morar em uma cidade pequena perto de uma rodovia, uma estrada movimentada, uma linha de trem, muitas outras pessoas vivendo suas vidas diárias e dirigindo seus carros por aí, e duas turbinas eólicas.

Ordene-os por intromissão e ficou bastante aparente qual estava no fundo.

Nós nos mudamos para um lugar sem nenhum deles, pelo que descobri. É um desperdício de vento, e onde morávamos antes eu gostava de vê-los, especialmente quando voltava de uma viagem; eles diziam: "você está quase em casa"...

#5 ·
Tudo o que se move faz barulho, quando você anda você faz barulho, quando você dorme você faz barulho, quando dirige seu EV você está fazendo barulho. Quais ruídos você acha aceitáveis ou irritantes serão diferentes para todos, eu costumava morar perto de uma estrada movimentada, e eu preferia ter a fazenda eólica mais barulhenta do planeta ao meu lado do que aquela estrada!

Talvez você seja suscetível a certas frequências sonoras que o deixam desconfortável, assim como algumas pessoas veem o efeito arco-íris em projetores DLP?

#6 ·
A questão maior é a quantidade de carbono emitida pela laje da fundação, que provavelmente excede a economia de CO2 da geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis.

#9 ·
É justo dizer que um pequeno, mas significativo, número de pessoas é afetado pelo infrassom e pelo ruído de baixa frequência que as turbinas eólicas produzem. Para aqueles que são afetados, isso pode ter um impacto inaceitável em suas vidas. Houve algumas melhorias nas turbinas mais recentes, mas o problema ainda existe.

Mesmo o Centro de Energia Sustentável reconhece que existe um problema. Na página 112 do seu relatório sobre energia eólica (Páginas), diz...
"Apesar das contínuas melhorias feitas no projeto das turbinas, existe um corpo significativo de evidências que mostra que as características das emissões de ruído das turbinas eólicas podem afetar uma pequena proporção das comunidades que são expostas. Inicialmente, as reclamações eram tipicamente recebidas com garantias dos desenvolvedores de parques eólicos de que as diretrizes estavam em vigor e que as turbinas instaladas estavam em conformidade (com algumas exceções). No entanto, as diretrizes em vigor, estabelecidas pelo relatório ETSU-R-97, são problemáticas, pois nem sempre levam em consideração adequadamente a característica de ruído aerodinâmico das turbinas eólicas. Mais preocupante é a aplicação de limites de ruído no ETSU-R-97, que são muito diferentes de quaisquer outras diretrizes nacionais e podem resultar em uma disparidade significativa entre os níveis de ruído de fundo e o ruído das turbinas eólicas."

#11 ·
Mesmo o Centre for Sustainable Energy reconhece que existe um problema. Na página 112 do seu relatório sobre energia eólica (Páginas), diz...
Porque nos está a perguntar se já leu o que o CSE tem para dizer? A conclusão da qual cita diz basicamente "as turbinas melhoraram muito" (disse que foi há muitos anos que teve um problema), "mas elas sempre farão algum ruído; isto não é um problema se for contabilizado como parte do processo de planeamento, mas as diretrizes utilizadas como parte desse processo precisam ser melhoradas, pois são antigas e um pouco inúteis".

Você está, literalmente, a lutar contra moinhos de vento.

#14 ·
Há evidências interessantes de que existe um elemento psicológico significativo no ruído do vento percebido. Acredito que até houve estudos que mostram que muitas pessoas ficam irritadas com o som apenas depois de lhes dizerem que estão perto de turbinas eólicas e casos semelhantes.

Eu simpatizo com a situação, pois só sofro de zumbido quando me lembro dele, e entendo que existem paralelos.

"A atitude dos sujeitos em relação às turbinas eólicas em geral e a sensibilidade à poluição visual da paisagem tiveram um impacto significativo no incômodo percebido. Cerca de 63% da variação na avaliação do incômodo ao ar livre pode ser explicada pelo nível de ruído, atitude geral em relação às turbinas eólicas e sensibilidade à poluição visual da paisagem."

"Vários mecanismos psicológicos podem explicar os sintomas atribuídos às turbinas eólicas. Primeiro, o "efeito nocebo" é um fenômeno bem conhecido em que a expectativa de sintomas pode se tornar autorrealizável. Segundo, a atribuição incorreta de sintomas pré-existentes ou novos a uma nova tecnologia também pode ocorrer. Terceiro, a preocupação com uma tecnologia moderna aumenta as chances de alguém atribuir sintomas a ela. Quarto, fatores sociais, incluindo reportagens da mídia e interação com grupos de lobby, podem aumentar o relato de sintomas. Para turbinas eólicas, já existem algumas evidências de que um efeito nocebo pode explicar os sintomas atribuídos, enquanto a atribuição incorreta parece provável. Embora a preocupação não tenha sido diretamente estudada, pesquisas mostraram que as pessoas que se irritam com o som que as turbinas produzem são mais propensas a relatar sintomas e que o incômodo está associado às atitudes em relação ao impacto visual dos parques eólicos e se uma pessoa se beneficia economicamente de um parque eólico."

• Like
Reactions: Savvy and 27897
#15 ·
Eu vivo a menos de 1 milha de um parque eólico terrestre que é composto por turbinas Senvion 3.4M104 - 104m de diâmetro do rotor com uma altura do cubo de 72m. Existe um limite de planeamento que restringe todas as turbinas terrestres a menos de 125m de altura total, e estas chegam aos 124m, por isso é justo dizer que estas são as maiores turbinas terrestres possíveis que existem neste país.

Vivemos num vale e não temos uma linha de visão direta para as turbinas. Não podemos sentir nem ouvir nada das turbinas em nenhum momento na nossa casa. Ouvimos e sentimos o tráfego de camiões e comboios a passar no vale.

No entanto, se caminhar até às turbinas, ou do outro lado do vale, longe das turbinas, pode ouvi-las, se estiver a favor do vento. O ruído é aerodinâmico, ligeiramente descrito como um constante "swish, swish, swish". É semelhante a algum do ruído aerodinâmico que ouvirá de um avião grande, a voar baixo (se conseguir separá-lo do ruído do motor) com o trem de aterragem abaixado. O espectro do ruído é de banda muito larga, provavelmente a coisa mais próxima de um ruído branco que encontrará na vida real, modulado em amplitude pelo movimento da pá.

Mesmo estando na base das turbinas enquanto elas estão a funcionar (pode simplesmente caminhar até elas) não experimentei nenhum movimento de baixa frequência do solo/infrassons/etc. Apenas o ruído aéreo.

Esse ruído aéreo é menos intrusivo do que aviões ou helicópteros, e muito menos intrusivo do que o tráfego e comboios. No geral, acho que não é um problema, apesar de viver mais perto disso do que quase qualquer outra pessoa no país.