Speak EV - Electric Car Forums banner

Reabastecer o líquido de arrefecimento do inversor

1 reading
26K views 23 replies 9 participants last post by  moll.coco  
#1 ·
Tenho um Kona EV de 2020, já fiz 127 mil milhas até à data. Tive a luz de aviso do líquido de arrefecimento do inversor a acender, mas apagou no dia seguinte. Na quarta-feira, fiz uma revisão de 120 mil milhas. A advertência voltou a aparecer quando estava na concessionária. Eles me informaram que fizeram uma lavagem e que, se o aviso voltasse a aparecer, era para eu levar o carro de volta. E ontem voltou a aparecer 🙄. Tenho algumas perguntas que espero que vocês, pessoas queridas, possam ajudar.
1. Alguém sabe o que é feito em uma revisão de 120 mil milhas? Eles me cobraram £536, mas vi que a lavagem do líquido de arrefecimento está sob um recall, o que eles anotaram na fatura.
2. Alguém mais já teve isso e o que aconteceu?

Muito obrigado por qualquer feedback.

#2 ·
Fio longo nos fóruns Ioniq aqui pode ser útil? Acabou de aparecer no meu Ioniq de 3 anos

#3 ·
Eu vi isso ontem à noite pela primeira vez. Uma pesquisa rápida no Google sugere que pode ser devido a resíduos no líquido de arrefecimento interferindo com o sensor. Meu reservatório de líquido de arrefecimento está cheio e, após um ciclo de energia, o aviso desapareceu e não voltou. O carro vai para a revisão dos 70.000 km na sexta-feira e, ao fazer a reserva, eles mencionaram um recall de lavagem do líquido de arrefecimento, mas não sei se é líquido de arrefecimento do inversor ou da bateria. Veremos o que eles dizem.

#4 ·
Eu vi isso ontem à noite pela primeira vez. Uma pesquisa rápida no Google sugere que pode ser devido a resíduos no líquido de arrefecimento interferindo com o sensor. Meu reservatório de líquido de arrefecimento está cheio e, após um ciclo de energia, o aviso desapareceu e não voltou.

O carro vai para a revisão dos 70 mil km na sexta-feira e, ao fazer a reserva, eles mencionaram um recall de lavagem do líquido de arrefecimento, mas não sei se é líquido de arrefecimento do inversor ou da bateria.

Veremos o que eles dizem.
Existe apenas um líquido de arrefecimento, pelo que sei, para bateria/motor/inversor/clima
Meu aviso sumiu por enquanto, mas espero que volte.

#6 ·
Obrigado. Será interessante ouvir o que eles têm a dizer sobre a mudança do líquido de arrefecimento daqui a três meses.

Dito isto, tenho a certeza de que eles apenas farão o recall e depois me farão pagar por tudo aos 80.000 milhas.
Certifique-se de obter um recibo pelo trabalho realizado, mesmo que seja gratuito, e depois recuse educadamente a troca do líquido de arrefecimento em 3 meses

#10 ·
Eu tenho um Kona EV 2020, já fiz 127 mil milhas até o momento. A luz de aviso do líquido de arrefecimento do inversor de reabastecimento acendeu, mas apagou no dia seguinte. Na quarta-feira, fiz uma revisão de 120 mil milhas. Para a qual o aviso voltou a aparecer quando estava na concessionária. Eles me informaram que fizeram uma lavagem e que, se o aviso voltasse a aparecer, era para eu levar de volta. E ontem voltou a aparecer 🙄. Tenho algumas perguntas com as quais espero que vocês possam ajudar.
1. Alguém sabe o que é feito em uma revisão de 120 mil milhas? Pois me cobraram £536, mas vi que a lavagem do líquido de arrefecimento está sob um recall, o que eles anotaram na fatura.
2. Alguém mais teve isso e o que aconteceu?

Muito obrigado por qualquer feedback.
Adam, você encontrou uma solução de serviço para isso? Eu também tenho um Kona EV Limited 2020, aqui nos Estados Unidos, com o mesmo problema. Meu revendedor não sabe qual é a solução e não se ofereceu para consertá-lo.

#11 ·
Adam, você encontrou uma solução de serviço para isso? Eu também tenho um Kona EV Limited 2020, aqui nos Estados Unidos, com o mesmo problema. Meu revendedor não sabe qual é a solução e não se ofereceu para consertá-lo.
Há um longo tópico sobre isso aqui, o Ioniq 38 é praticamente idêntico ao Kona 39. Inclui fotos do kit especial que a H fornece para fazer o trabalho corretamente. Aviso de líquido de arrefecimento

#13 ·
Apenas para acompanhamento: eu NÃO fiz a lavagem do líquido de arrefecimento como previsto, pois eles tinham encomendado o líquido de arrefecimento com base em encomendas anteriores, mas o número da encomenda foi alterado e eles não perceberam isso. Portanto, não havia líquido de arrefecimento disponível. Eles não me disseram isso quando cheguei; só quando fui buscá-lo depois de fazer a revisão dos 30.000 milhas. Então, agora eles têm, mas precisam do carro por um dia inteiro, então estou esperando até que um carro emprestado volte e eu possa usá-lo. Continua!

#16 ·
Isso é estranho e não é mencionado na página 2

Image

ou na página 6, onde a seção Kona começa.
Image

Tentei encontrar evidências de que é um erro e a única pista foi esta na seção "B" do Kona. Pode ser apenas texto padrão sobre a quantidade de enchimento, mas a versão HP teria um pouco mais de líquido de arrefecimento devido a um trocador de calor extra, uma válvula de 2 vias e alguns tubos. Além disso, o aquecedor de líquido de arrefecimento da bateria normalmente acompanha essa opção e adiciona algum volume.

Image

Nunca houve qualquer indicação de que os modelos HP já usam o líquido de arrefecimento BSC-2.

#17 ·
BSC-2 é uma invenção recente. A única explicação que posso sugerir é talvez que os Konas daquela época nunca tivessem bombas de calor instaladas? Mas não consigo acreditar nisso! Kona 39 praticamente idêntico ao Ioniq 38. Acho que a H estragou um pouco!

#18 ·
BSC-2 é uma invenção recente. A única explicação que posso sugerir é talvez que os Konas daquela época nunca tivessem bombas de calor instaladas? Mas não consigo acreditar nisso! Kona 39 praticamente idêntico ao Ioniq 38. Acho que a H estragou um pouco!
As imagens do compartimento do motor do Kona são na verdade um Ioniq, então sim, a Hyundai lançou um TSB confuso. Meu Kona 64 de 2020 tem uma bomba de calor, e eles fizeram o recall em sua 3ª revisão em maio deste ano, mas as imagens da câmera do painel sugerem que eles apenas fizeram alguns testes, e não uma lavagem total do líquido de arrefecimento. Será interessante ver o que eles farão na 4ª revisão.

#22 ·
Eu troquei o líquido de arrefecimento no concessionário na semana passada, de acordo com o TBS. O erro desapareceu. Eles usam bsc-2 agora. De acordo com as fotos que me enviaram, eles lavaram o sistema. Em uma foto, vejo que o líquido antigo ficou contaminado com algumas partes sólidas.

Attachments

#23 ·
Sim, essa foto de peças sólidas mostra a cristalização que está ocorrendo com o antigo BSC-1. A questão é: o gge usou o novo kit especial da Hyundai para fazer a lavagem? Há uma sequência complicada de válvulas, etc., que precisam ser operadas em uma ordem especial, o que leva algumas horas para fazer corretamente. Se eles não usaram o novo kit, há grandes chances de que o lixo de cristalização antigo ainda esteja dentro da bateria/tubos, etc.

Para entender a história completa do que aconteceu, você precisa ler este tópico. Fórum semelhante a este, mas muito mais detalhado e específico. É um tópico longo, você pode querer pular para o final e ler de trás para frente!

Há algumas fotos do kit especial, você pode querer imprimi-las e levá-las para o seu gge e pedir que eles provem que o têm. Suspeito que será bastante difícil fazer a lavagem corretamente sem isso; se fosse fácil, a Hyundai não precisaria projetar e fabricar este item!