Speak EV - Electric Car Forums banner

Modo de Utilidade?

40K views 49 replies 23 participants last post by  ianmccall21  
#1 ·
Modo Utilitário. Encontrei isto no manual, mas não consigo selecioná-lo no meu eNiro 2020. Existe para mais alguém ou é apenas um delírio? Seria super útil ter!

Modo Utilitário (se equipado) A bateria de alta voltagem é usada em vez da bateria auxiliar de 12V para operar os recursos convenientes do veículo. Quando a condução não é necessária, como durante o acampamento ou ao parar o veículo por um longo tempo, é possível usar os dispositivos elétricos (áudio, luzes, etc.) por longas horas.

Configuração e Condições do Sistema
Quando as seguintes condições são satisfeitas, você pode ativar a função Modo Utilitário selecionando 'Configurações do Usuário
Conforto Modo Utilitário' no painel.

#3 ·
Para um carro de 2019, a redação é
"selecionando 'Configurações do usuário > Conveniência > Modo utilitário' no cluster"

onde o símbolo > indica a movimentação para um submenu a cada vez
Que é através do mini-menu no painel do volante, não a tela sensível ao toque principal.

#9 ·
<Moderator hat>
Não há necessidade disso, Greg. O manual é uma salada de palavras impenetrável. Seres humanos reais com o inglês como primeira língua são muito mais úteis. Se você não quer ler tópicos de pessoas fazendo perguntas sobre seus carros, então, não leia este fórum.

#10 ·
OK, um comentário mais construtivo. Antes de dizer que seu carro está "quebrado", talvez releia a seção (o OP leu pelo menos parte do manual, já que o citou) e veja que você perdeu uma etapa do procedimento. Quando acho que algo está errado, volto e refaço meus passos para ter certeza de que segui o procedimento. Muitas vezes isso me ajuda e evita frustrações. Greg

#12 ·
O manual é uma porcaria total. Não consigo de forma alguma lidar com ele, é uma vergonha para a Kia na minha opinião. Ainda bem que o carro é bem melhor que o manual. Se eu precisar saber alguma coisa, o manual é o meu último recurso. Eu perguntaria aqui primeiro. Então, se alguém me disser RTFM, provavelmente direi FRO! :eek:.
Peter

• Like
Reactions: cb20
#13 ·
Concordo, o manual não é ótimo. Meu revendedor Kia disse que a versão em inglês é traduzida do original coreano e muita coisa se perde na tradução. Eu estava perguntando sobre o travamento e a ativação do alarme antifurto. Ele me disse que pressionar o botão da maçaneta da porta e, em seguida, o botão de travamento do chaveiro irá travar o carro. Nada sobre isso no manual que eu possa ver. De acordo com o manual, fazer as duas coisas ativa o sistema de alarme antifurto. Em quem acreditar? Eu fiz RTFM! Melhor perguntar neste fórum.

#14 ·
O manual não é bom como referência. É um pouco melhor quando pesquisável como PDF, mas não consegui encontrar um download para o meu e-Niro 3 (porque é muito novo?). Tentar encontrar até mesmo a seção certa do manual em papel é difícil, porque o índice de páginas é muito ruim. Eu não fazia ideia do Modo Utilitário e tive o manual como leitura para dormir. Vou verificar mais tarde. Estou neste fórum há apenas alguns dias e é uma mina de ouro!

#15 ·
O manual não é bom como referência. É um pouco melhor quando pesquisável em PDF, mas não consegui encontrar um download para o meu e-Niro 3 (porque é muito novo?). Tentar encontrar até mesmo a seção certa do manual em papel é difícil, porque o índice de páginas é muito ruim. Eu não tinha ideia sobre o Modo Utilitário e tive o manual como minha leitura noturna. Vou verificar mais tarde. Estou neste fórum há apenas alguns dias e é uma mina de ouro!
Você não pode baixá-lo do site MyKia se estiver registrado? O manual fornecido no meu 4+ está mais atualizado do que o pdf e, na minha opinião, é melhor do que o pdf, as imagens incluem a nova atualização de software de setembro.

#24 ·
O aquecimento (na verdade, tudo, exceto dirigir!) funciona no modo Utilitário.
Está no manual em algum lugar.
Peter
Estou cauteloso com o modo Utilitário porque li em algum lugar (é claro que não consigo encontrar onde foi agora) que havia outra diferença além de dirigir, e que a bateria de 12V não é carregada no modo Utilitário. Se você descarregasse a bateria de 12V com luzes e rádio e carregamento do telefone, etc., precisaria de um salto de 12V de outro carro ou de um pacote de partida para fazer seu EV funcionar, mesmo que tivesse bastante carga na bateria principal :(

#21 ·
Obrigado pela resposta rápida. Tenho a certeza que está no manual, pena que não tenham feito o índice corretamente! Vejo que também não inclui uma entrada para o modo de inverno, pergunto-me o que mais está em falta.
O manual é uma porcaria. Bom trabalho, o carro é um pouco melhor :)
O melhor manual é este fórum (y)
Peter

#23 ·
Revivendo este tópico antigo porque usei o Modo Utilitário hoje e foi útil.

Meu 2019 não tem desembaçador remoto, então eu estava tentando encontrar uma maneira de ligá-lo e fazer o aquecedor funcionar com o carro parado na minha garagem sem que alguém pudesse dirigi-lo, rsrs

Então, colocá-lo no modo utilitário funcionou porque (a) o aquecedor funciona então com a bateria principal e (b) você não pode dirigi-lo sem desligá-lo e ligá-lo novamente.

#25 ·
Acho que estou confundindo o modo Acessórios com o modo Utilitário. Basta ligar o carro normalmente com o pé no freio e, em seguida, mudar para o modo Utilitário enquanto estiver no modo Drive (estacionado, é claro). Ligar o carro sem o pé no freio o coloca diretamente no modo Acessórios, o modo Utilitário carregará sua bateria de 12 V, o modo Acessórios a descarregará.

#28 ·
Eu gostaria muito que o método de acesso para estes dois modos (semelhantes, mas significativamente diferentes) fosse trocado! Teria sido uma maneira super útil de acessar o modo Utilitário. E aqueles que o fizeram acidentalmente (porque não pisaram no freio) não acabariam com uma bateria de 12V descarregada! Peter.

#29 ·
Eu gostaria tanto que o método de acesso para estes dois modos (semelhantes, mas significativamente diferentes) fosse trocado! Teria sido uma maneira super útil de acessar o modo Utilitário. E aqueles que o fizeram acidentalmente (porque não pisaram no freio) não acabariam com uma bateria de 12V descarregada! Peter.
Com certeza! Teria sido muito melhor Peter

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#30 ·
Devo admitir que estou com dificuldades para entender qual é o objetivo do modo utilitário? AFAIK é o mesmo que ligar o carro normalmente, exceto que você não pode dirigir com ele. Então, quando preciso deste modo utilitário? Por que não posso simplesmente ligar o carro? Não é como se ele fosse sair a menos que eu o coloque em marcha.

Talvez se eu deixar o carro sem vigilância, haja um pequeno benefício do modo utilitário, que ninguém pode levar o carro embora. Mas fora isso, como quando estou dentro ou perto do carro, por que eu precisaria deste modo utilitário?

#35 · (Edited)
@M_M Na verdade, há mais do que parece. O modo utilitário é significativamente diferente do modo pronto para conduzir completo…

1. O modo utilitário não pode ser conduzido.
2. O modo utilitário consome um pouco menos de energia da bateria HV (pois alguns sistemas de condução são desligados).
3. O modo utilitário carrega a bateria de 12V constantemente a ~14,7V. O modo de condução total (um pouco surpreendente) não! Ele para periodicamente de carregar depois de um tempo, pois a voltagem aplicada do conversor D.C./D.C. cai para uma voltagem baixa ~13V. Você pode ver claramente tudo isso com um registrador de dados BM2 instalado. A 13V a bateria não está sendo carregada de forma alguma! Ele está apenas compensando as demandas atuais do sistema de 12V.

Eu acredito que esta é a razão pela qual os EVs da Kia/Hyundai não são tão bons em recuperar adequadamente uma bateria profundamente descarregada apenas dirigindo normalmente (o pior cenário é após uma partida com bateria totalmente descarregada), não importa quanto tempo dure a viagem. O modo utilitário é a solução ideal para isso, pois carrega corretamente a ~14,7V constante. Algumas horas no modo utilitário são muito melhores para recarregar os 12V do que as mesmas poucas horas no modo de condução READY normal. Peter

#36 ·
O modo utilitário carrega a bateria de 12V constantemente a ~14,7V. O modo de condução total (um tanto surpreendente) não!
Obrigado! Essa é uma informação muito útil.
Se eu quiser garantir que a bateria de 12V seja mantida carregada, prefiro fazê-lo usando o modo utilitário em vez de me preocupar com carregadores de bateria externos e decidir se devo desconectar a bateria (conforme recomendado no manual) ou deixá-la conectada (argumentavelmente arriscado, mesmo que as pessoas tenham feito isso sem problemas).

Eu acho que você sabe disso pelo seu datalogger. O que ele diz sobre o estado da bateria de 12V enquanto o carro está carregando em um EVSE doméstico? A Nissan deixa claro que este é um dos momentos em que a bateria de 12V do LEAF é carregada; A Kia não diz nada sobre isso para o e-Niro.

Talvez eu devesse investir em algum equipamento de registro de dados e descobrir por mim mesmo. Esta é uma aplicação de um dongle OBD - do que eu preciso?
Talvez eu devesse apenas colocar um multímetro nos terminais da bateria durante o carregamento.

#37 · (Edited)
Compre um destes. Melhor investimento que você poderia fazer, na minha opinião…..

Muito melhor do que um dispositivo OBD para este fim específico. Consumo de energia ultrabaixo (1mA) Ele mede e registra o status de 12V 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Super fácil de instalar diretamente nos terminais da bateria. Pode verificar os gráficos de status da bateria a qualquer momento, sem sequer destrancar o carro. Eu consigo fazer funcionar de dentro de casa (via Bluetooth LE) com o aplicativo no seu telefone. Eu instalei o meu no mesmo dia em que recebi o carro em 2020, pois tinha lido sobre possíveis problemas de 12V. Dá total tranquilidade.

Sim, 12V está sendo carregado ok quando conectado (mas apenas enquanto o carro estiver realmente sendo carregado!). Peter

#44 ·

Parece que você pode trancá-lo se estiver disposto a passar por alguns aros (resumo: tranca central por dentro com as portas fechadas, sair, trancar com a chave física)

#47 ·
Acabei de fazer isso e você pode trancar o carro pelo aplicativo, então é ótimo se você quiser deixá-lo carregando. Estou carregando agora a bateria de tração HV e a bateria de 12v, aquecedor desligado, tudo desligado que eu posso desligar. Gostando!
Se você estiver conectado carregando a bateria HV, não há necessidade de usar o modo Utilitário também. Quando o HV está carregando, o 12V também está. Peter

PS Eu nem sabia que você poderia definir o modo Utilitário enquanto carregava conectado. Todo dia é um dia de aprendizado.

• Like
Reactions: MatthewSt
#49 ·
Não tenho certeza de quando você está carregando, ele normalmente carrega os 12v, eu pensei que ele só fazia isso no modo Drive (ou utilitário).
Essas capturas de gráfico do monitor BM2 devem convencê-lo de uma vez por todas. Meu carro estava em uma carga solar Zappi de cerca de 06:30 às 15:15. Você pode ver a voltagem aqui antes que o carro começasse a carregar, que era de 12,74V……
Image

Então, enquanto o carro estava carregando, você pode ver que a voltagem estava em 14,73V. Obviamente, os 12V estavam sendo carregados o tempo todo em que o carro estava sendo carregado……
Image

Então, finalmente, depois que o carro foi desconectado (pouco antes de eu sair nele), você pode ver que a voltagem estava agora em 13,1V. Claramente muito maior do que antes do início desta sessão de carregamento do carro. A bateria de 12V havia sido claramente carregada. Os 2 picos após este marcador laranja fui eu dirigindo o carro. Peter…..
Image

Attachments