Speak EV - Electric Car Forums banner

Myenergi... identificou um problema de segurança grave com a versão mais recente do Kia e-Niro (modelo 2020).

21K views 61 replies 27 participants last post by  Jan Treur  
#1 ·
Kia e-Niro
❗Notificação Importante de Segurança❗
Identificámos um problema de segurança grave com a versão mais recente do Kia e-Niro (modelo 2020).

Este carro está atualmente disponível apenas num número limitado de países (por exemplo, Países Baixos), mas será lançado globalmente nos próximos meses.

Em certas circunstâncias, quando usado com um carregador de VE como o myenergi zappi, que suporta carregamento trifásico e monofásico, o Kia causa um curto-circuito na fonte de alimentação. Isso pode causar:
-Os fusíveis principais da propriedade queimarem – estes precisarão ser substituídos pela empresa de distribuição ou fornecimento de eletricidade a um custo para o cliente
-Danos ao zappi – o zappi precisará ser reparado ou substituído
-Possíveis danos ao VE
Embora tenhamos sido informados deste problema pelos nossos clientes, também estamos cientes de que outros pontos de carregamento de VE encontraram problemas semelhantes com o novo Kia e-Niro.
Entrámos em contato com a Kia e estamos a fazer o que podemos para chamar a atenção deles para este importante problema de segurança com o e-Niro
Clique no link abaixo para ler mais...
https://myenergi.com/e-Niro/

• Like
Reactions: flat_gregory
#2 ·
Suponho que isso leva à questão óbvia: isso é um problema de segurança com o E-Niro ou uma suposição da Zappi sobre como os EVs devem funcionar. O E-Niro tem problemas com outros carregadores? Outros carregadores tentam fazer o que o Zappi tenta fazer? Questão interessante, no entanto.

#3 ·
Suponho que isso leva à pergunta óbvia: isso é um problema de segurança com o E-Niro ou uma suposição da Zappi sobre como os EVs devem funcionar. O E-Niro tem problemas com outros carregadores? Outros carregadores tentam fazer o que o Zappi tenta fazer? Questão interessante.
Lendo o link, afirma-se que o Tesla M3 e o Zoe funcionam corretamente e sempre funcionaram, então parece um erro da Kia.
Eles também estão cientes de outros carregadores que estão tendo o mesmo problema.

#6 · (Edited)
Sim, (mas o seu e-Niro só carregará a 3,6kW - editado porque eu estava errado). A outra questão é como a sua energia solar está ligada (razão pela qual muitas pessoas escolheram um Zappi), o que pode colocar a energia solar numa fase diferente, o que significa que não pode beneficiar dela.

#18 ·
Sim, mas o seu e-Niro só carregará a 3,6kW.
Não é verdade e é precisamente por isso que existe um problema. Veja o texto abaixo da Myenergi e uma forma maluca de o projetar. A Tesla conecta dois carregadores a L1 em monofásico e deixa L2 desconectado.

"Se o e-Niro estiver carregando a partir de uma fonte monofásica, ele parece usar um relé para conectar fisicamente as fases de alimentação L1 e L2 - presumivelmente porque o carro tem dois carregadores monofásicos de 3,6kW que precisam ser conectados em paralelo para carregar a 7kW de uma fase".

#9 ·
O Kona britânico de 2020 faz, por isso ficaria surpreso se o eNiro de 2020 não o fizesse...

#11 ·
O Kona britânico de 2020 tem, por isso ficaria surpreendido se o eNiro de 2020 não tivesse...
O meu e-Niro 4 não tem quaisquer conectores nos dois orifícios inferiores da tomada de carregamento do carro, o que penso que significa que não tem capacidade para carregamento trifásico. Tanto quanto sei, na Inglaterra, Escócia e País de Gales, o carregamento trifásico só é possível com o 4+ que chegará mais tarde/no próximo ano.

#16 · (Edited)
Hmmmm. Isso pode potencialmente causar atrasos nas versões UK 4+ previstas para novembro? Eles podem segurá-lo para implementar uma correção? Isso soa como um erro extremamente grave para mim. A Hyundai/Kia provavelmente terá que pagar uma compensação a todos os pontos de carregamento que explodirem! Eles certamente precisarão suspender a produção equipada com 3 fases e recolher/reparar quaisquer carros de 3 fases vendidos.

#22 ·
Alguém sabe quanto tempo ou o que você tem que fazer para fazer a mudança do carro voltar da conexão L1 e L2 antes que ele possa ser executado em 3 fases novamente?

#27 ·
O Zappi não está a passar o problema para a frente. Está a danificar uma peça no Zappi que precisa ser substituída.
A Myenergi tem visto problemas em alguns dos carros trifásicos e está a tentar destacar o problema para a Hyundai / Kia e a sugerir que o problema seja destacado para outros utilizadores.
Eu não investiguei porque o meu Niro é monofásico e tenho um zappi monofásico, por isso não vai causar um problema para mim, mas parece que é um problema com o carro que tem potencial para ser perigoso.
Com um zappi não será perigoso, mas significará que um componente precisa ser substituído se mudar de carregamento monofásico para trifásico sem desligar o carro primeiro.

#28 ·
Além de não isolar o pino do receptáculo L2 ao mudar para o modo monofásico, curto-circuitando L1 e L2, o OBC e o zappi parecem ter uma ideia diferente do que constitui um "reset". Pode ser que o OBC espere uma condição CP de zero volts ou aberta que o zappi não está fornecendo, ou um estado PP que não é possível sem puxar fisicamente o plugue T2.

#29 ·
De acordo com os relatórios acima, os fusíveis cortados da propriedade também estão queimando. A wallbox não tem nenhuma responsabilidade em garantir que o que está conectado a ela não introduza uma falha no sistema, causando isso? Quão difícil seria para um EVSE verificar essa condição de falha / segurança elétrica antes de abrir seus contatores? (Também estou feliz por não ter um carregador Hyundai 3ph no meu carro neste momento)

#31 ·
Nada difícil, mas é um cenário que um EVSE não deveria ter que testar.
Concordo plenamente. O carro nunca, jamais, deve conectar nenhum dos pinos de fase na tomada do conector de carregamento. Inaceitável em nenhuma circunstância.

Esperar que o carregador de parede de alguma forma verifique e atenda a este cenário ridículo seria exagerado. Não deveria ser necessário, pois isso nunca deveria ter acontecido dentro do carro. Se eu conectasse um curto-circuito L a N dentro de um plugue doméstico e, em seguida, o conectasse a uma tomada, esperaria um grande flash e um estrondo, pois ele desarmaria os fusíveis, etc. Isso não é diferente em essência.

Peter

#32 ·
O Zappi recebeu uma atualização esta manhã, então o Zappi não pode mudar de carregamento monofásico para trifásico sem ser desconectado do carro primeiro, se detectar que pode haver um Kona ou Niro conectado. Não há uma explicação sobre quais verificações são feitas. A Myenergi fez algo sobre isso muito rapidamente, mas disse que isso também poderia afetar outros carros trifásicos, mas não intencionalmente.

#33 ·
É bom que a Zappi tenha implementado uma solução rápida. Pergunto-me se este cenário de falha da Kia poderia acontecer quando um Hyundai/Kia trifásico é usado em estações de carregamento diferentes da Zappi. Talvez até em alguns pontos de carregamento públicos?

#34 ·
É bom que a Zappi tenha implementado uma solução rápida. Pergunto-me se este cenário de falha da Kia poderia acontecer quando um Hyundai/Kia trifásico é usado em estações de carregamento diferentes da Zappi. Talvez até em alguns pontos de carregamento públicos?

Peter
Algum ponto de carregamento público tentaria alguma vez mudar de monofásico para trifásico? Acho improvável, a menos que se tenha um sistema com um esquema de partilha de carga extremamente complicado.

• Like
Reactions: KiwiME
#35 ·
Tentando obter alguma clareza sobre isso... Pelo que entendi, o problema é uma falha agora conhecida que pode ocorrer quando você tem, e somente quando você tem, a seguinte combinação:
  • Um Zappi trifásico
E
  • Um Kia e-Niro equipado com trifásico OU um Hyundai Kona equipado com trifásico

Embora se suspeite que também possa ser um problema quando você tem:
  • Qualquer carregador trifásico
E
  • Um Kia e-Niro equipado com trifásico OU um Hyundai Kona equipado com trifásico

Que esta é potencialmente uma falha muito séria e muito perigosa.

Se minha compreensão acima estiver correta, seria sensato não usar esses carros equipados com trifásico com carregadores trifásicos até que mais investigações sejam feitas e mais conselhos sejam emitidos. Novamente, se minha compreensão estiver correta, esses modelos de carros, quando equipados apenas com capacidade de carregamento monofásico, não são afetados por essa falha.

#36 ·
Suspeito que esta seja uma daquelas coisas que não estão bem definidas no padrão. Uma análise rápida das normas IEC62763 e 61851 não mostrou nada óbvio.

A menos que o padrão mencione especificamente, não é totalmente irracional que o carro assuma que será conectado a um carregador monofásico ou trifásico, e que, uma vez conectado, o número de fases não mudará.

No entanto, ele ainda não deve conectar uma fase de entrada diretamente a outra, e deve usar um relé de comutação para conectar o segundo canal do carregador, ou dois relés SPST com intertravamentos de hardware para evitar que operem juntos.

O Zoe teve um problema muito semelhante quando conectado a um carregador que estava com uma fase ausente - ele assumia que era monofásico e curto-circuitava 2 fases juntas.

Não acho que Zappi seja isento de culpa aqui - se os padrões não afirmam explicitamente como mudar do carregamento de 1 para 3 fases, provavelmente não deveria fazê-lo, ou pelo menos ter uma maneira de configurá-lo para não fazê-lo.

#43 ·
Suspeito que esta seja uma daquelas coisas que não estão bem definidas no padrão. Uma análise rápida da IEC62763 e 61851 não mostrou nada óbvio.

A menos que o padrão mencione especificamente, não é totalmente irracional que o carro assuma que estará conectado a um carregador monofásico ou trifásico, e uma vez conectado, o número de fases não mudará.
Eu acho que a Zappi se arriscou aqui, a menos que o padrão descreva explicitamente um ponto de carregamento capaz de alternar entre carregamento monofásico e trifásico em tempo real sem que o carro seja desconectado no meio, então eles fizeram uma suposição de que isso deveria funcionar, o que não é baseado em especificações publicadas.

Só porque funciona em alguns modelos de carros não significa que seja seguro ou que deva funcionar em todos. Por que um carro deveria assumir que um ponto de carregamento pode alternar entre monofásico e trifásico enquanto ainda está conectado?
No entanto, ele ainda não deve conectar uma fase de entrada diretamente a outra, e deve usar um relé de comutação para conectar o segundo canal do carregador, ou dois relés SPST com intertravamentos de hardware para evitar que operem juntos.
Concordo. Se for apenas fechar um contator entre dois dos pinos ativos com base na suposição de que nada está conectado a um dos pinos na outra extremidade, esse é um design muito preguiçoso. Definitivamente, deve ser um contator de comutação ou equivalente que deixe o pino de fase externo não utilizado isolado.
Eu não acho que a Zappi seja isenta de culpa aqui - se os padrões não afirmam explicitamente como mudar do carregamento de 1 para 3 fases, provavelmente não deveria estar fazendo isso, ou pelo menos ter uma maneira de configurá-lo para não fazer.
Eu acho que Zappi e Kia são igualmente culpados aqui.

Zappi por tentar fazer algo que é "indefinido" na especificação, e Kia por ser preguiçosa apenas fechando um contator entre dois pinos de fase conectados externamente, sem levar em consideração o que pode estar na outra extremidade, quando deveria ser uma comutação.

A questão é: a Kia abordará isso com uma mudança de contator ou eles apenas implementarão uma solução de software para tentar detectar a mudança entre monofásico e trifásico? (ou eles não farão nada e alegarão que o comportamento da Zappi está fora da especificação?)

Meu palpite é que, se a Kia fizer alguma coisa, será uma solução de software.

#38 ·
Por que você gostaria de mudar de 1 para 3 fases durante uma sessão de carregamento?
Fico feliz por ter recebido a primeira edição do e-niro.
Se eu entendi o que está acontecendo, o zappi sabe sobre seus painéis solares. Então, se estiver ensolarado, ele pode dizer ao carro para usar uma única fase limitada a uma corrente suficientemente baixa, e então, quando o sol se põe e você ainda precisa de mais carga, ele diz para mudar para 3 fases com o kaboom resultante.

Eu acho que a questão tem que ser quanto vale para ambas as partes consertar isso corretamente? Se a solução alternativa da Zappi, que basicamente limita a funcionalidade de carregar um Kia ou Hyundai, for suficiente para torná-lo seguro, então eles podem não sentir que precisam fazer mais. A maioria das pessoas no Reino Unido não tem 3 fases atualmente; mais talvez no continente. Se os carregadores comerciais não tentarem mudar dessa forma, pode não haver necessidade de um recall caro para substituir todos os carregadores. Por outro lado, se houver um risco real de segurança além da simples destruição do seu carregador, talvez eles tenham que fazer algo.

#41 ·
Qual é o benefício de manter o pino L2 no soquete energizado para a Hyundai? Parece, na melhor das hipóteses, um acidente à espera de acontecer e presumivelmente poderia ter sido resolvido simplesmente mudando para uma base de SPDT em vez de SPST.

#42 ·
Qual é o benefício de manter o pino L2 no soquete ativo para a Hyundai? Parece, na melhor das hipóteses, um acidente à espera de acontecer e poderia presumivelmente ter sido resolvido simplesmente mudando para uma base spdt em vez de spst.
Um relé spst é mais barato e usa menos espaço (e mais opções de componentes para escolher) do que um relé de comutação. Também pode haver problemas ao usar contatos de comutação em altas correntes (arcos efetivamente curto-circuitando ambos os contatos). No entanto, dois relés de polo único, com intertravamento de hardware para evitar que estejam ligados ao mesmo tempo, seriam uma boa solução - um relé conecta o estágio 2 do carregador a L1 para monofásico, o outro a L2 para trifásico.

#46 ·
Um carregador trifásico real nunca isolaria suas fases não utilizadas quando conectado a um carro monofásico. Todas as três fases apareceriam no carro, e o carro simplesmente usaria apenas uma delas.

A especificação não prevê qualquer disposição para sinalizar se o carregador é monofásico ou trifásico. O carro tem que olhar para o fornecimento de entrada e tomar uma decisão com base no que ele pode ver.

Claramente, empresas como a Tesla também curto-circuitam as duas fases para executar seus carregadores em paralelo quando uma fonte monofásica é detectada, mas presumivelmente o fazem com um relé de comutação, para que a linha em curto não apareça no conector tipo 2, e tudo permaneça dentro da unidade de carregamento.

#49 ·
Isto augura bem... Postagem no FB... myenergi Benelux com uma equipa da @HyundaiEurope e @kia_motors a realizar testes detalhados do seu novo carregador de bordo trifásico e o #myenergi #zappi.

#51 ·
Então, só para verificar se o nosso e-Niro UK MY20 com fase única só pode carregar numa tomada trifásica Tipo 2 de 22kW com segurança, mas claro que só terá 7kW? Vamos para Espanha e há um bom número de carregadores trifásicos de 22Kw no Open Charge Map.
Sim, um OBC monofásico receberá 7kw de uma tomada de 7, 11 ou 22kw

#53 ·
O problema deste tópico foi completamente resolvido entretanto ou ainda existe?
Conforme o link da postagem original...

https://myenergi.com/e-Niro/

myenergi mostra esta informação nessa página...
22/12/2020
A Kia confirmou agora que o novo firmware está disponível para seus veículos elétricos com carregadores de bordo trifásicos.
Entendemos que eles entrarão em contato com os proprietários de todos os veículos elétricos em questão para agendar uma atualização de firmware do centro de serviço

• Like
Reactions: Jan Treur
#57 ·
Bem, eu tenho um dos primeiros Hyundai Kona MY2020 com o OBC de 10,5kW (os mesmos componentes internos do e-Niro) e até agora não fui avisado desta atualização.
Sugiro que entre em contato com o revendedor/Hyundai diretamente e descubra por que eles não entraram em contato com você para implementar a atualização.